Pplware

Análise: Sony Ericsson Xperia Play

Longe vão os tempos em que a Sony era sinal de qualidade apenas para TVs, aparelhagens e consolas de jogos… Um pouco como resultado duma crescente necessidade de expandir horizontes, num mercado global cada vez mais agressivo e impiedoso, a Sony encetou uma parceria com a Ericsson para lançar no mercado uma autêntica pérola – o Sony Ericsson Xperia Play.

Um Smartphone com ecrã de 4’’ que além de o ser, também se veio a comprovar uma autêntica mini consola de jogos completamente operacional!

Primeiras impressões:

O Xperia apresenta-se assim como uma máquina bastante interessante. Trata-se dum Smartphone bastante elegante, apesar de robusto, devido às cedências óbvias que a elegância teve de fazer face ao facto de se transformar numa mini consola de jogos. Apesar disso, não deixa de ser extremamente atractivo à vista… e ao toque, com um ecrã multi-touch suave, no entanto não atingindo os níveis de sedução do LG Maximo 2X.

O Smartphone quando aberto, e em posição de jogo, apresenta então um mini controlador resistente, num material com uma textura de metal, emulando o comando original da Playstation, que além de ser também bastante elegante (num cinza suave) torna-se extremamente prático e útil durante os jogos. Fica, contudo a sensação que os analógicos nem sempre apresentam a melhor implementação nos jogos.

anterior próxima
 

Quanto ao sistema operativo, devo confessar que a minha experiência com o sistema Android era muito limitada e estava bastante habituado a outro da concorrência. Foi com algumas reticências e expectativa que encetei os testes ao Xperia.

Escusado será dizer que fiquei simplesmente estarrecido com a capacidade, flexibilidade, dinâmica e charme do Android (versão 2.3.2 Gingerbread) instalada no Xperia. Devo dizer que não gostei meramente… acontece que fiquei fã de imediato!

Desde o navegar nos menus às diversas opções de customização, passando pelas diferentes aplicações de controlo e gestão do sistema, o Android (2.3.2 Gingerbread) revelou-se um sistema bastante intuitivo e fácil de usar.

Com uma panóplia de aplicações e jogos disponíveis para download com recurso ao Android Market bastante bem recheado eis que o Xperia vem bem apetrechado para qualquer altura do dia-a-dia, sejam momentos de trabalho ou momentos de lazer.

Página 1 – Primeiras impressões Página 2 – Especificações e conteúdo embalagem Página 3 – Android e Câmera Página 4 – Benchmark Página 5 – Gaming Página 6 – Apreciações Finais

« Página Anterior pág. 01/06 Página Seguinte »

Especificações

Conforme vimos acima, o Xperia Play apresenta uma ementa extremamente diversificada e valorosa de especificações. Pode dizer-se que é um Smartphone para todo o terreno, com especial atenção para o terreno dos Jogos.

Desde a extraordinária capacidade e rapidez de processamento, até á conectividade, tudo se encontra bastante fluido e rápido e foram poucas as vezes em que ocorreram lags, delays ou problemas de qualquer ordem.

Como cabeças de cartaz, temos os 60FPS disponibilizados pelo processador Snapdragon de 1Ghz em cooperação com o GPU Adreno 205, despejando imagens deliciosas no ecrã de 4” multi-touch de 16 milhões de cores, além de toda uma conectividade com o mundo Google, Facebook, Twitter, Web e, como não poderia deixar de ser, o óbvio facto de possuir um posicionamento virado para o gaming, com um controlador certificado pela Playstation, com quase tudo a que tem direito (apenas tem 2 gatilhos) que permite horas e horas de jogo.

[tabcontainer] [tabtext]Especificações Básicas[/tabtext] [tabtext]Câmara Fotográfica[/tabtext] [tabtext]Multimédia Internet[/tabtext] [tabtext]Comunicações[/tabtext] [tabtext]Google[/tabtext] [tabtext]Gaming[/tabtext] [tabtext]Dimensões, Peso e Autonomia[/tabtext] [tabtext]Mais…[/tabtext] [/tabcontainer] [tabcontent]

[/tabcontent]

anterior próxima

A ajudar à festa, temos uma entrada Audio Jack de 3.5 mm, com a qual podemos jogar em alto som sem incomodar terceiros, e isto porque o som stereo que o Xperia Play apresenta tem uma qualidade acima da média.

A bateria é que continua a ser o Calcanhar de Aquiles destas máquinas, e no caso do Xperia Play nota-se também. Com uso intensivo de jogos, dura bastante menos de 24 horas, enquanto com uso médio de jogos e outros chega a durar um dia. Por norma, sou um critico destes tipos de desempenhos, que por muitos são consideradas normais, mas que a mim ainda não me satisfazem.

De resto, seja na rua, seja em casa o Xperia Play tem sempre muito para oferecer. GPS, Informação sobre Restaurantes, MMS, Leitor de MP3, uma câmara de 5.1 Mega Pixéis que tira fotos bastante aceitáveis, conforme poderemos ver mais adiante.

A embalagem do Xperia Play contém:

 

Página 1 – Primeiras impressões Página 2 – Especificações e conteúdo embalagem Página 3 – Android e Câmera Página 4 – Benchmark Página 5 – Gaming Página 6 – Apreciações Finais

« Página Anterior pág. 02/06 Página Seguinte »

Android e Câmera

Conforme disse anteriormente, o Xperia Play vem acompanhado por diversos aplicativos que nos ajudam no dia-a-dia de forma a nos conseguir manter unidos com o Mundo, com o Mail, com os amigos. Facebook, Twitter, Serviços Google, tudo se associa duma forma que nos atribui a sensação de estarmos constantemente ligados ao resto do Planeta Terra. Fora alguns problemas de ligação aos satélites a maioria das aplicações não deu qualquer sinal de erro, ou se desequilíbrio.

As próximas imagens tentam dar uma ideia das aplicações instaladas com o Xperia (fora um ou outro jogo que foram adquiridos posteriormente).

anterior próxima
 

A camera de 5.1 Mega Pixéis do Xperia, embora não seja o que mais forte há no mercado, consegue mesmo assim obter boas fotos, embora de noite tenha pouco raio de acção com um flash algo limitado.

 

 

anterior próxima
 

Uma unica situação estranha que nos aconteceu por duas vezes foi a seguinte: algures no meio do uso do Xperia Play, o ecrã ficou baralhado, conforme a imagem abaixo indica.

Página 1 – Primeiras impressões Página 2 – Especificações e conteúdo embalagem Página 3 – Android e Câmera Página 4 – Benchmark Página 5 – Gaming Página 6 – Apreciações Finais

« Página Anterior pág. 03/06 Página Seguinte »

Benchmark

Para os testes usámos o software da Auroa, Quadrant e os resultados podem ser vistos mais abaixo. Sem dúvida resultados bastante bons, ultrapassados de forma inabalável apenas pelo LG Maximo 2X. Concorrentes como o Nexus 2.2, Samsung Galaxy S ou HTC Evo 2.2+ ficaram assim relegados para planos inferiores e os resultados indicam realmente que o Xperia Play é um menino a ter em conta. Tendo perfeita noção de que outros modelos de Xperia já foram entretanto lançados para o mercado, somos levados a crer que este Xperia Play ainda se vai manter durante mais algum tempo bem acima da linha de água.

As próximas imagens ilustram os testes feitos ao Xperia Play.

 

anterior próxima
 

 

Página 1 – Primeiras impressões Página 2 – Especificações e conteúdo embalagem Página 3 – Android e Câmera Página 4 – Benchmark Página 5 – Gaming Página 6 – Apreciações Finais

« Página Anterior pág. 04/06 Página Seguinte »

Gaming

O principal porta-estandarte deste Xperia Play é precisamente a sua vocação para os jogos. Com uma certificação de qualidade Sony Playstation, as expectativas eram altas, e o Xperia Play não comprometeu… muito pelo contrário … confirmou essas mesmas expectativas. Jogar no Xperia Play, com o seu mini controlador Playstation é muito mais intuitivo e prático. Apresentando apenas dois gatilhos, em vez dos habituais 4, tudo o resto encontra-se presente no comando.

 

anterior próxima
 

Embora seja uma nova forma de jogar no telemóvel, acaba por ter algumas particularidades menos bem conseguidas.

Uma delas prende-se com os comandos analógicos, que no Xperia Play não têm quase relevo algum, ao invés dos originais que são joysticks perfeitamente salientes. Usá-los no Xperia Play por vezes roça o desgastante por não responderem sempre da melhor forma aos comandos que os nossos dedos lhes vão transmitindo.

 

anterior próxima
 

A posição de jogo é perfeita. O ecrã vira-se na horizontal e ganhamos todos os pixéis do ecrã de 4” para os jogos, ficando com as mãos numa posição idêntica ao posicionamento nos comandos da Playstation. Por isso torna-se bastante mais rápido de interiorizar e mais fácil de usar.

 

anterior próxima
 

No entanto, e como resultado próprio do facto de ser um Smartphone, os dedos que ficam nos gatilhos acabam por se manter algo incómodos, especialmente depois de várias horas a jogar.

De resto, … com ou sem auriculares, … em casa, nos transportes ou na rua … a solo ou em rede … Xperia Play é sempre um bom companheiro de jogatanas.

anterior próxima
 

Quero mencionar também que tanto para adultos como para crianças o Xperia Play apresenta uma boa jogabilidade. No caso dos mais pequenos tem ainda maior facilidade, pois as mãos encaixam duma forma mais imediata. De qualquer forma quero evidenciar que apesar de não ser uma experiência de jogo igual à duma consola como a Playstation 3, a sensação é bastante semelhante. O ecrã, com as suas 4” e especialmente pelo facto de ser multi-touch acaba por estar bem implementado nos jogos, como por exemplo no Spiderman onde temos de proceder a determinadas acções com recurso ao toque no ecrã.

Os jogos testados (Real Futebol 2011, FIFA 10, Spider-Man, The Sims 3, Let’s Golf 2 …) apresentaram-se sempre com uma boa jogabilidade e apesar de à primeira vista o ecrã de 4” parecer pequeno, o que se notou é que a experiência de jogo é verdadeiramente empolgante e divertida.

anterior próxima
 

Como facilmente reparam os jogos acima indicados correspondem a diversas jogabilidades e o controlador do Xperia Play portou-se sempre à altura e sem problemas. Também a nível de processamento, não houve qualquer problema detectado … apenas por uma vez um dos jogos se recusou temporariamente a arrancar… e nunca houveram problemas de lag. O uso do telemóvel em simultâneo com os jogos é extremamente fluido e não criando qualquer tipo de problema.

anterior próxima
 

Página 1 – Primeiras impressões Página 2 – Especificações e conteúdo embalagem Página 3 – Android e Câmera Página 4 – Benchmark Página 5 – Gaming Página 6 – Apreciações Finais

« Página Anterior pág. 05/06 Página Seguinte »

Apreciações Finais

O Xperia Play, é um Smartphone. Quanto a isso não há qualquer dúvida, certo? Mas o Xperia Play será também, uma mini-consola de jogos? Fiquei com essa sensação. Embora, no entanto, não se possa dizer que é nesse sentido que tenta ir, acaba por ser um Smartphone bastante interessante, onde pontuam como pontos altos, a sua grande conectividade bem como, e não poderia deixar de ser, a componente lúdica. Os recentes lançamentos de modelos Xperia mais recentes indicam que esse é o caminho: o de criar um Smartphone capaz de ombrear com os demais concorrentes e que em simultâneo consiga também criar um espaço próprio no que toca à área dos Jogos. Creio que o irá conseguir, apesar do preço ainda ser algo elevado. Uma coisa é certa … nunca foi tão divertido jogar num telemóvel, como acontece no Xperia Play!

Com um funcionamento como telemóvel exemplar, com um conjunto de ferramentas e aplicativos próprios do Sistema Android robusto e abrangente, com um conjunto de aplicações que nos permitem estar permanentemente ligados ao Mundo Global, com um sistema de Android Market que nos possibilita ir às compras do que precisamos, com um Playstation Pocket que nos permite guardar os nossos dados de gamer, e com uma forte e robusta orientação para o jogo o Xperia Play é um amigo para levar para qualquer lado.

A sua vertente gamer é, sem dúvida, a sua mais mediática propriedade e verdade seja dita, não fica aquém do que é prometido. Jogar no Xperia é divertido, é excitante, é móvel e é universal.

Pontos Fortes:

Pontos Fracos:

Em nome do pplware.com, gostaria de agradecer à TMN pela disponibilização do equipamento para a realização desta análise.

 

Página 1 – Primeiras impressões Página 2 – Especificações e conteúdo embalagem Página 3 – Android e Câmera Página 4 – Benchmark Página 5 – Gaming Página 6 – Apreciações Finais

« Página Anterior pág. 06/06 Página Seguinte »
Exit mobile version