Pplware

Análise: Smartphone Wiko Rainbow

Foi no dia 1 de Maio que Portugal ganhou mais um novo smartphone no mercado. Numa explosão de cores, a Wiko lançou para o mercado o Rainbow.

Um smartphone com boas características a um preço bastante competitivo para a gama a que pertence, tal como a maioria dos equipamentos da marca. Conheça-o um pouco melhor, poderá ser uma excelente opção para uma próxima aquisição!

No dia do seu lançamento revelámos aqui um pouco do Rainbow, algumas das suas principais características em termos de design e hardware, mas agora vamos mostrá-lo com mais pormenor.

A Wiko tem-se vindo a destacar no mercado devido às características que consegue oferecer nos seus smartphones a um preço bastante competitivo. O Rainbow não é excepção, com excelentes especificações para a gama a que pertence, segue ainda a tendência de ecrãs grandes dedicados às redes sociais, à partilha de conteúdos, à fotografia e ao vídeo.

O Rainbow inclui um processador quad-core a 1.3GHz, tem 1GB de memória RAM e apenas 4 GB de memória interna o que, para quem quer usar e abusar da câmara fotográfica, obriga à aquisição de um cartão microSD (até 32GB). O ecrã de 5 polegadas, tem uma resolução HD de 1280×720 píxeis, com uma densidade aproximada de 294ppp. Sendo um smartphone recém-chegado era desejável que trouxesse a mais recente versão do Android, contudo apenas traz a versão 4.2.2 Jelly Bean.

 

Especificações

 

O que distingue o Rainbow

A grande marca do Rainbow é a sua cor. Tal como o nome indica, estamos perante um arco-íris de smartphones. No total são 7 as cores das capas do smartphone, que além das neutras, preto e branco, conta com mais 5 cores vibrantes, o laranja, o rosa fúscia, azul turquesa, roxo e amarelo.

Apesar da sua construção em plástico, nota-se uma grande qualidade de materiais, porém a capa traseira, a colorida com um aspecto suave, ganha pequenas manchas da utilização, algumas delas facilmente laváveis, e é provável que venha a ganhar folgas e consequente ruído.

Um dos aspectos que faz cada vez mais sentido, e que é possível através do Rainbow, é a possibilidade de utilizar dois cartões SIM. Enquanto que há uns anos ter 2 telemóveis não era nada que causasse incómodo, hoje em dia, pelo tamanho cada vez maior dos smartphones, não é prático transporta-los, ainda mais para quem não gosta de usar mala e coloca tudo dentro dos bolsos.

O Rainbow tem o botão de Power do lado direito e do lado esquerdo o de volume. Em baixo apenas tem o único microfone e na lateral superior tem a porta microUSB 2.0 e o jack áudio 3.5mm.

Na frente, encontram-se os botões capacitivos comuns de um Android, Menu, Home e Retroceder, e em cima os habituais sensores de luminosidade e proximidade, a luz de notificações que se encontra dentro do altifalante de chamada e a câmara de 2 megapíxeis, à semelhança de alguns topo de gama no mercado.

Atrás, tem em baixo o altifalante e em cima a câmara de 8 megapíxeis e o flash. Os dois pontos mais salientes junto do altifalante fazem com que o som saia em perfeitas condições quando colocado em qualquer superfície.

 

O ecrã e o Android

A imagem que o ecrã oferece, apesar de não apresentar cores muito brilhantes, representa um factor positivo, tendo em conta as características do mesmo. Além do mais, ao sol, a visibilidade é bastante aceitável com o brilho no máximo.

A interface não oferece grandes novidades. Quem está familiarizado com a versão 4.2.2 do Android claramente que não vai sentir diferenças de outros equipamentos.

Existem ainda algumas aplicações especiais que valem a pena ser destacadas.

A fluidez na utilização está garantida, os efeitos de transição entre menus, visualização de filmes no YouTube, alguns jogos correm nas perfeitas condições, a única situação onde ser sente algum arrastamento é no browser, em questão o Navegador. Esporadicamente, houve bloqueio do sistema.

 

GPS

O GPS é também ele um aspecto essencial num smartphone, e no caso da Wiko é também ele um dos maiores motivos para as críticas dos seus utilizadores, daí lhe ser dedicada especial atenção.

A aplicação utilizada durante uma viagem de 30 quilómetros foi a Navegação, a que utiliza os mapas da Google e que vem instalada no Wiko, e durante o percurso não foi detectado nenhum problema.

Através da aplicação Satellite Check é notável que, lado a lado, o Wiko Rainbow (imagem da esquerda) não é capaz de fixar nem metade dos satélites do Galaxy S5 (imagem da direita), porém esse não é um factor decisivo para o desempenho do GPS em geral.

 

Fotografia e Vídeo

A câmara fotográfica é um dos pontos fortes deste smartphone. A câmara principal tem 8 megapíxeis com uma resolução máxima de 3264×2448 píxeis e grava em Full HD (1080p). A câmara frontal conta com 2 megapíxeis com resolução de 1600×1200 píxeis.

Além dos vários modos de captura com diferentes efeitos de cor, tem ainda várias opções como a Magic camera, Smile Shot ou HDR, várias opções de balanço de brancos usuais, foco automático e zoom digital.

As fotografias capturadas em luz natural tem uma qualidade bastante boa e o foco automático funciona bastante bem tanto em fotografia como em vídeo. Observe alguns exemplos de imagens capturadas pelo Rainbow.

 

Veredicto

Tendo em conta a gama onde se encontra o Wiko Rainbow, a avaliação final é bastante positiva. É um smartphone com uma excelente relação qualidade/preço, já que todas estas características estão disponíveis por um preço máximo de 169,90 euros.

Em termos de autonomia com uma utilização normal, ou seja com Wi-Fi sempre ligado, sincronização automática, a luminosidade do ecrã também ela automática, consulta de e-mail, redes sociais, algumas fotografias e vídeo, pode contar-se perfeitamente com 2 dias de bateria, o que também é uma vantagem deste equipamento.

 

Aspectos positivos

 

Aspectos negativos

O Pplware agradece à Wiko pela cedência do equipamento para análise.

Wiko Rainbow

Exit mobile version