Pplware

Análise: Samsung Wave e bada OS

“Bem-vindo a mais uma análise a smartphones para o Pplware… Hoje trago-vos o novo brinquedo da Samsung, falo-vos do Samsung Wave”.

E é mais ou menos assim que começam todas as análises a smartphones. Cada uma é única e especial, mas todas têm algo em comum – são exaustivas, com o objectivo de elucidar e quebrar preconceitos até nos nossos leitores com mais ideias pré-concebidas.

Depois da entrevista exclusiva à Samsung, hoje irei mostrar-vos o Samsung Wave e o seu sistema operativo bada, estreante no mercado, tal e qual como são na realidade – tudo será descascado ao pormenor. Reservem a hora de almoço para conhecer esta nova aposta da Samsung e tirem as vossas próprias conclusões.

Esta análise está divida em Hardware e Software, neste caso o novo sistema operativo bada. Repare-se que tanto o Samsung Wave como o bada são objecto desta análise, daí a descrição detalhada de toda a interface de utilizador, assim como das capacidades de hardware.

Se podia fazer algo mais curto? É claro que podia. Mas considero que o Samsung Wave é uma máquina com potencial, com um grande hardware e um preço não exagerado, e por isso apetecível para muitos consumidores de tecnologia.

Seria aquele tipo de telemóvel pelo qual eu perderia uma tarde inteira a saber mais e mais sobre ele. Se eu vos posso dar esse presente que é o meu conhecimento, não vejo porque não o partilhar de forma completa, concisa e exaustiva. Espero sinceramente que esta leitura seja um prazer para todos vós.

Como última nota, aconselho a visualizarem todos os vídeos na melhor qualidade possível, 480p  na maior parte dos casos e 720p no caso do vídeo HD de teste.

Vista geral do Samsung Wave

Outras vistas: [01][02][03][04][05][06][07][08][09]

Conteúdo da embalagem

O Samsung Wave foi-nos cedido pela Samsung e por esta mesma razão a embalagem recebida não apresenta o conteúdo típico de uma embalagem para venda, incluindo por exemplo uns auriculares e um manual de instruções. Dado que o Wave é o primeiro dispositivo do mercado a integrar o sistema operativo bada, esperamos que a Samsung inclua um bom manual para os novos utilizadores. No entanto a embalagem trazia o básico:

Hardware

Especificações técnicas

Qualidade de construção e resistência

Ecrã

O touchcreen do Samsung Wave é um ecrã capacitivo e por isso a interacção com o mesmo é feita exclusivamente com recurso aos dedos. O ecrã é brilhante e muito suave ao toque, bastante resistente a objectos bicudos – desta vez também fiz o teste “smartphone dentro da mala” – e sobreviveu!

A resistência a dedadas é típica, não esperem a repelência de qualquer gordura neste ecrã, é claro que com dedos suados no ecrã sob o sol, torna-se muito difícil ver algo. Mas um utilizador minimamente cauteloso não deverá ter qualquer problema.

O Samsung Wave é o primeiro smartphone do mercado a integrar o fabuloso ecrã Super AMOLED – uma palavra: fantástico. É de uma qualidade de imagem extrema, facto bem perceptível na visualização de fotografias e reprodução de vídeo em HD nuns fantásticos 720p.

Plásticos (Seamless Aluminium Body)

O Wave é quase todo ele revestido por uma espécie  de liga de plástico e alumínio (nota-se no toque), o que lhe confere uma boa resistência, sem descurar a sua leveza. Por ser baço, são expectáveis alguns riscos após a sua utilização diária, se este for deixado desprotegido, tal como no meu “teste da mala”.

No entanto, a sua estrutura é sólida e inspira confiança. Embora a bateria seja removível e por isso haja sempre o problema da tampa traseira, esta adere firmemente ao resto da máquina sem qualquer ranger de plásticos. Nunca deixei o Samsung Wave cair no chão, mas a sua queda não me preocupa, dada a robustez do mesmo.

Bateria e autonomia

A bateria, tal como referi anteriormente, é removível e a sua remoção revela de imediato a posição do cartão SIM e do cartão microSD (até um máximo de 32GB). A bateria dá-nos uns valentes 1500mAh de capacidade e ainda assim, o Wave presenteia-nos com uma autonomia invejável no mundo dos smartphones, mais conhecidos por devoradores de energia.

Quando peguei pela primeira vez no Samsung Wave, é natural a sua utilização intensiva – wireless, 3G, muitas aplicações, jogos, chamadas – este perdurou por 2 dias. Com o passar do tempo, a utilização tornou-se mais rotineira – SMS, chamadas, ligar o wireless quando precisava, 3G ligado – e este resistiu durante 4 longos dias. Considero fantástico, tendo em conta que no ano passado, quando analisei o iPhone 3GS, este não durava mais que 1 dia.

Entradas e saídas

O Wave liga-se à tanto à corrente eléctrica como ao computador via porta microUSB, entrando em modo de carga em ambos. O cabo microUSB-USB fornecido permite ligar o smartphone ao computador e utilizá-lo como uma vulgar pen USB, navegar na Internet ou ligá-lo ao Kies, o software que gere o Samsung Wave. Nota positiva para a pequena protecção desta entrada microUSB, protegendo-a de poeiras.

No centro da parte superior do Wave temos um jack de 3.5mm, vulgar entrada para os headphones comuns, outra decisão sensata por parte da Samsung, dispensando assim a utilização de auriculares proprietários. É claro que se pretender tirar partido das capacidades extra de controlo de chamadas telefónicas, é indispensável um auricular da Samsung.

Existem ainda 2 altifalantes, um que transmite o som das chamadas e outro dedicado exclusivamente à reprodução de som. A qualidade de som nas chamadas é mediana, nada de muito espectacular, assim como a qualidade de som reproduzida pelo altifalante encarregue da música. Tem uma boa qualidade de som, no entanto é possível aumentar o volume até um ponto em que a distorção é inevitável.

Por fim, temos o microfone na parte inferior do smartphone. Depois de utilizar a aplicação Gravador de Voz tenho pena que a Samsung não tenha permitido a gravação com uma melhor qualidade, tendo em conta a gama de preço do Wave e o excelente som de gravação na captura de vídeo. O som gravado nessa aplicação utiliza o formato AMR e é tal e qual o som de uma chamada telefónica. É uma pena, a meu ver.

A câmara com os seus 5 megapíxeis bem aproveitados tem uma qualidade fantástica, repito, de cortar a respiração, tanto nas fotografias como na gravação de vídeo, como poderão comprovar mais adiante. No entanto, a sua posição demasiado extrema na traseira do Wave dificulta bastante as fotografias e gravação de vídeo. Volta e meia, lá aparece um dedo na imagem.

Esta situação é ainda mais gravosa quando pedimos a alguém que tire uma fotografia ou filme por nós – quem não está habituado ao Wave terá dificuldades acrescidas. É necessário agarrar no smartphone apenas com os indicadores e polegares, mantendo os restantes dedos bem espetados para longe da lente. É um pouco desconfortável.

Na frente temos ainda uma pequena câmara frontal e um sensor de proximidade.

Botões físicos

Resumindo e concluindo, deixo-vos este esquema que resume todos os botões, entradas e saídas do Samsung Wave.

Video-análise: Hardware

Índice:

O sistema operativo bada

Ecrã Inactivo

O Ecrã Inactivo é composto por um máximo de 10 painéis sobre os quais podemos colocar os nossos “widgets”. A navegação entre esses mesmos painéis é fluida, contribuindo para isso o potente processador a 1GHz que equipa o Wave.

No entanto notei, ao longo destas 3 semanas, um decréscimo da performance de navegação, à medida que colocava mais widgets e painéis, mas nada de muito grave. Irei de seguida destacar alguns dos widgets mais interessantes, na minha opinião.

Video-análise: Widgets

Sistema de notificação e barra de atalhos

A pequena barra superior aloja uma série de ícones indicadores do estado do smartphone, desde o sinal de rede, o tipo de rede utilizada, a conexão wireless, o volume, a hora e a bateria restante. É também nesta barra superior que aparecem as notificações de novos e-mails e mensagens.

Toque o centro da barra e será mostrada uma barra de atalhos contendo os 3 atalhos mais úteis que se podiam pedir à Samsung: Ligar e desligar o Wi-Fi, o Bluetooth e o Modo Silencioso. Em baixo está a área de notificação propriamente dita, onde serão colocadas todas as notificações de estado do bada: desde novas mensagens de e-mail, SMS, MMS, chamadas não atendidas e ainda a indicação de que o bada está correntemente a transferir algo e a sincronizar contactos, por exemplo. Nesta área cai também o controlo multimédia tanto do leitor de música como do leitor de vídeo.

Barra de atalhos inferior

Esta barra aloja no máximo 3 ícones. No modo de configuração do Menu Principal é possível substituir personalizar esses mesmos ícones.

Ecrã de bloqueio

Quando o Wave é deixado inactivo por uns momentos, dá-se o bloqueio automático do ecrã e botões, assim como quando é premido o botão Bloquear. Neste ecrã vê-se a data e hora actuais e ainda algum ícone de notificação pendente, tais como chamadas não atendidas e mensagens por ler.

Para desbloquear o smartphone deve-se passar com o dedo sobre o ecrã. Uma funcionalidade bem pensada é possibilidade de, quando existe um ícone de notificação de mensagens por ler no ecrã de bloqueio, ser possível arrastá-lo para para uma determinada posição do ecrã como se de uma peça de puzzle se tratasse. Esta última acção abre imediatamente a notificação em causa, ou seja, a mensagem por ler.

Video-análise: Ecrã de Desbloqueio e Notificações

Menu Principal

O Menu Principal do bada é muito semelhante ao do iPhone, em vários aspectos. A quantidade de ícones em cada ecrã é das poucas vertentes que os distinguem: 12 no bada contra 16 no iPhone.

Existem múltiplos ecrãs que podem ser deslizados na horizontal e estes vão aumentando à medida que se adicionam mais aplicações ao Wave. Os ícones são re-arranjados automaticamente de acordo com o seu grau de utilização, mas se formos às definições do SO, podemos definir a nossa própria ordem.

Para desinstalar aplicações, também é muito iOS-like, acede-se ao modo de configuração do Menu Principal e aparecerão pequenos sinais de “proibido” (ou serão sinais “menos”?), nos quais se toca e o bada pergunta se se pretende desinstalar a aplicação. Muito simples, para quê reinventar a roda?

Video-análise: Menu Principal

A escrita de texto

O método de introdução de texto segue aquilo a que estamos habituados num smartphone touchscreen. Na verdade, e desculpem-me a insistente comparação com o iOS, o teclado Qwerty é igual, em termos de disposição de teclas. Falo no teclado vertical, neste teclado a introdução de texto é fácil e agradável, o toque desencadeia um zoom momentâneo da tecla premida e dá-se opcionalmente uma pequena vibração simulando o carregar de uma tecla física.

Rodando o Wave, o teclado transforma-se assumindo um layout horizontal. Aqui já se lamenta a não similaridade ao iOS, pois a disposição de teclas é, na minha opinião, muito má. E porquê? Basta olhar para a quantidade absurda de teclas na parte inferior do ecrã: 7.

Ora, com cada mão nos extremos do Samsung Wave, na típica posição de escrita horizontal, é muito difícil e incómodo carregar na tecla “espaço”, uma das mais utilizadas! Repare-se ainda na posição crítica da tecla “Voltar”, demasiado próxima das teclas muito utilizadas para apagar e mudar de linha. Outra tecla muito utilizada é a tecla “?12” destinada à introdução de outros caracteres e números, está muito próxima da tecla “…” para as opções. Por estas razões, a escrita com as duas mãos em simultâneo chega a ser mais confortável com o teclado na vertical do que na horizontal.

Deixando os teclados qwerty de parte, há a possibilidade de trocar o tipo de teclado. Estão disponíveis mais 3 tipos:

Nota positiva para a inclusão da opção “Texto inteligente” que não é mais do que uma base de dados de palavras portuguesas, ou seja, um dicionário que é constantemente comparado a cada palavra que tentamos escrever. Mesmo que nos enganemos na introdução de alguma letra, frequente na utilização do teclado qwerty, o bada “adivinha” a palavra intencionada e sugere-a, a maior parte das vezes, com sucesso.

Video-análise: Escrita de texto

Índice:

As aplicações base do bada

Comunicação

Contas

A aplicação Contas é um agregador das nossas contas de e-mail e de redes sociais. Aqui poderá facilmente adicionar e remover as suas contas, bem como configurar cada uma delas quanto às suas possibilidades de sincronização.

No caso dos provedores de e-mail é possível definir a periodicidade da sincronização de e-mails e nas contas Exchange ActiveSync podem ser configuradas as definições de sincronização de e-mails, contactos, agenda e tarefas, muito útil para quem quiser configurar a sua conta do Gmail por exemplo, importando os seus Google Contacts, tarefas do Google Tasks e eventos do Google Calendar.

Já nas contas das redes sociais, estas são o Facebook, o Twitter e o Myspace. Todas elas permitem a importação de contactos, juntamente com o seu e-mail e aniversário, no caso do Facebook. Somente no Facebook é possível importar os eventos para o Calendário do bada.

Video-análise: Contas
Contactos

A aplicação Contactos está muito bem conseguida, na minha opinião. Depois de importar a grande quantidade de contactos do meu Gmail, Facebook, Twitter e MySpace, a minha “agenda telefónica” não poderia estar mais completa. A navegação por entre esta quantidade exagerada de contactos é rápida, fácil e muito fluída, havendo ainda o auxílio de uma pequena barra vertical com o abecedário que permite ir imediatamente para os contactos começados por determinada letra.

A apresentação da lista resume-se ao nome da pessoa acompanhado por uma miniatura foto da mesma (importada do serviço em causa ou definida manualmente) e ainda um pequeno ícone que representa a origem do contacto (Exchange ActiveSync, Facebook, Twitter ou MySpace).

A criação de contactos tem todos os campos típicos mais outros dignos de uma agenda do Microsoft Outlook e existe ainda possibilidade de agrupar os contactos por grupos e marcá-los como favoritos.

Algo que me espantou foi a integração de um mesmo contactos que se encontra em várias redes sociais ou contas de e-mail. Se tivermos um determinado contacto em vários sítios, o bada integra todos os dados numa só entrada da lista! Muito bom.

Video-análise: Contactos
Teclado

Aqui não há muito a dizer: trata-se de um típico teclado virtual, onde poderá marcar o número ou mais vulgarmente, escolher um contacto a partir do botão Contactos, Registos ou Favoritos. Quando escolher o contacto pretendido poderá fazer uma chamada comum, enviar uma mensagem ou mesmo fazer uma chamada de vídeo.

Tive a oportunidade de testar a chamada de vídeo, utilizando 3G e posso garantir-vos que a qualidade de imagem é satisfatória. Achei muito útil a possibilidade de, em vez de mostrarmos a nossa face na chamada, ser possível definir uma imagem ou mesmo um vídeo que será reproduzido no nosso destinatário. Imaginem as possibilidades…

Video-análise: Registos e Teclado
Registos

Aqui está a autêntica “central de comunicações” do bada, muito boa mesmo. A aplicação Registos organiza não só os registos de troca de chamadas, mas também de mensagens, e-mails, mensagens instantâneas e ainda toda a actividades nas redes sociais (Facebook, Twitter e MySpace).

Se precisar de conhecer uma pessoa em poucos minutos, é esta aplicação que deve espreitar… Para cada uma destas categorias: Tudo, Mensagens, E-mail, SRS (redes sociais) e MI (mensagens instantâneas) são listados os destinatários das nossas comunicações, identificados por data, um ícone que representa o tipo e ainda outro ícone indicando se a comunicação é de entrada ou de saída.

Se através das opções aceder ao Gestor de registo, pode ainda observar estatísticas relativas à duração das chamadas, contador de mensagens, contador de e-mail e custo de chamada (este último não consegui testar).

Mensagens

A aplicação Mensagens destina-se a organizar as trocas de SMS, MMS e e-mails com os nossos contactos. Ao aceder à aplicação, é mostrada de imediato uma lista de conversações, agrupadas por contactos. Ao tocar sobre algum contacto listado, vemos todo um conjunto de comunicações efectuadas com o mesmo, seguindo um layout balão pergunta-resposta com cada uma das mensagens enviadas e recebidas desse contacto.

Nesta disposição de balões basta um só toque para respondermos ao contacto e, enquanto escrevemos a resposta, os balões pergunta-resposta continuam visíveis, sendo possível navegar entre o contexto da conversa, sem nunca perder o fio ao assunto discutido.

Ao escrever uma mensagem é possível aceder a todo o tipo de opções esperadas, desde adicionar multimédia (imagem, som, vídeo, tirar fotos), adicionar múltiplos destinatários e anexar itens como ficheiros, eventos de calendário, tarefas e outros. O tipo de dados anexado e o tipo de destinatário escolhido (número de telemóvel ou endereço de e-mail) determinarão o tipo de mensagem – SMS, MMS ou e-mail.

Uma funcionalidade que achei bastante útil foi a possibilidade de programar o envio de uma mensagem, para uma data e hora escolhidas. Para quem envia mensagens com frequência para os mesmos contactos, tem sempre a possibilidade de escolher os contactos “Recentes” ou os “Favoritos”.

Video-análise: Mensagens
E-mail

A caixa de e-mail é muito simples – caixa de entrada, de enviados, de saída, rascunhos, pastas e lixo. Destaco as seguinte funcionalidades:

Apesar de todas estas funcionalidades, experienciei alguns problemas com a aplicação E-mail com a minha conta do Gmail. Mesmo quando apagava os e-mails no Wave e forçava, uma sincronização, os e-mails não eram apagados do servidor. Isto com as opções configuradas para apagar e-mails no telefone e no servidor. Para os apagar definitivamente tinha de os apagar novamente do Lixo.

Video-análise: E-mail

Índice:

Redes Sociais

Facebook

A aplicação nativa do Facebook está bem conseguida, servindo de complemento ao widget Feeds & Update já descrito em cima. Organizada por separadores, a aplicação Facebook permite adicionar fotos com um só clique, actualizar o nosso estado, comentar as publicações, assim como ver os seus comentário. Apenas não consegui fazer “gostar disto” às publicações. Basta tocar durante algum tempo num update e escolher “Gosto disto.”

São estes os separadores disponíveis:

Twitter

A aplicação do Twitter é bem mais simples que a do Facebook, nota-se que foi menos trabalhada. Esta apresenta 3 separadores: Home, um para os tweets dirigidos a nós e ainda outro separador para as mensagens directas.

Quando queremos enviar um tweet apenas podemos escrever texto, não existe qualquer opção de anexar uma foto ou um link encurtado.

Podemos seleccionar o tweet para aceder a opções como responder, fazer retweet, enviar mensagem directa e ainda adicionar favorito. No entanto, por alguma razão desconhecida, não é possível fazer o mesmo a qualquer tweet que esteja dentro do separado dos tweets que nos são directamente dirigido. Isto é um bug muito grave.

MI (Mensageiro Instantâneo)

Mau, muito mau. O mensageiro instantâneo nativo do bada é o Palringo, uma aplicação bem conhecida nos outros sistemas operativos móveis. O Palringo necessita de uma conta própria e só depois de iniciarmos sessão com essa mesma conta é que temos a possibilidade de adicionar contas de mensagens instantâneas.

Eu disse contas? Esqueça, apenas pode usar o Gtalk e pouco mais (AIM…). Nada de MSN, Yahoo, Facebook ou qualquer outro protocolo XMPP. E porquê? Porque “alguns dos serviços que tenha subscrito não são suportados nesta versão do aplicativo”.

Já que apenas me posso reportar ao Gtalk (não uso AIM), posso dizer que a interface também não é nada de especial, um pouco retrógrada no que toca à troca de mensagens instantâneas, pois é sempre preciso tocar no ícone teclado de cada vez que pretendemos escrever algo. Precisava de algo mais versátil. Se pretendem algo mais versátil, mais vale utilizar os serviços online disponíveis tais com o Meebo ou o Ebuddy.

Social Hub

Uma das grandes bandeiras do bada. Trata-se de mais um agregador, desta vez de atalhos para todas as nossas contas de e-mail e de redes sociais configuradas. À frente de cada uma destas contas é mostrado um ícone com o número de notificações ainda não lidas.

É possível ainda tocar em “Escrever” e escolher uma destas redes para escrever algo, ou seja, enviar e-mails, mensagens ou mensagens através das redes sociais. Pena haver ainda pouca integração entre as interfaces do Social Hub e do Facebook e Twitter.

Não é uma aplicação “uau”, mas vale pelo esforço de concentrar toda a comunicação numa só aplicação.

Video-análise: Redes Sociais (SRS)

Índice:

Internet

A Internet fica ao cargo do Dolphin Browser 2.0, um browser simples e capaz, com todas as funcionalidades básicas de um browser. Uma funcionalidade bem-vinda é a capacidade de reprodução Flash.

Destaco ainda as seguintes funcionalidades:

Video-análise: Internet

Samsung Apps Store

Esta é a nova loja de aplicações que a Samsung lançou especialmente para o bada. Divida por categorias, desde as aplicações mais populares, mais recentes e até por categorias. É importante referir que esta é uma loja global e por isso só apresenta aplicações grátis. Vejam o vídeo para mais pormenores.

Video-análise: Samsung Apps Store

Câmara

Fotografia

A qualidade das fotografias tiradas pela câmara do Samsung Wave é numa só palavra: soberba! Nunca tive a oportunidade de experimentar uma câmara tão boa como esta. Chega a ser melhor que a minha Sony Cybershot de 5mp.

O balanço das cores, a iluminação, enfim, tudo é perfeito nas fotografias do Wave. Se quisermos testar a alta definição desta câmara fotográfica, basta activar o modo de focagem “Macro” e embevercermo-nos com o grau de detalhe minuncioso da imagem.

As opções disponíveis para a câmara fotográfica são mais que muitas. Dentro das mesmas destaco:

Possui ainda detecção de olhos fechados, supressão de vibrações, contraste automático e geo-tagging das fotos usando ligação GPS. Como podem ver, opções não faltam no que toca a captura de imagem no Samsung Wave. Se vai de férias e precisa de uma máquina fotográfica, o Wave é mais do que o suficiente, acredite!

Edite as suas fotos aplicando efeitos, adicionando cliparts, cortando-as e outras tantas transformações.

Deixo aqui algumas das melhores fotografias que tirei. Em baixo poderá fazer download das fotografias originais (resolução 5 megapíxeis), já que estas foram redimensionadas e por isso perdem qualidade.


Download: Fotos Originais [ZIP 40.1MB]

Vídeo

Não me vou cansar de dizer esta palavra: soberba! A qualidade de captura de vídeo é fantasticamente boa! Reparem nos generosos 720p a 30fps, são dignos de qualquer câmara de filmar HD! A qualidade de som capturado é também boa, mas é na definição de vídeo que o Wave bate toda a concorrência.

A quantidade de opções disponíveis é bem menor do que as opções do modo de fotografia, no entanto destaco as seguintes funcionalidades:

Só durante a escrita desta linha é que reparei que todos os vídeos que pude filmar limitaram-se à resolução de 480p! Por ser a resolução por omissão de vídeo e porque a sua reprodução neste ecrã Super AMOLED é tão boa, mas tão boa que mais parece vídeo HD! Uma pena… mas nem por isso deixei de vos dar um cheirinho de um vídeo meio caseiro a 720p. Podem ainda escutar a qualidade de captura da minha voz.


Download: Vídeo a 720p [MP4 83.75MB]

Leitor de Vídeo

O Leitor de Vídeo eleva a qualidade de imagem deste ecrã a um novo nível. O Wave veio previamente equipado com 3 vídeos HD de demonstração, super coloridos e cheios de brilho, a sua reproduçao dá vontade de agarrar o ecrã e viajar para os lugares do mundo filmados. É uma massagem para a vista. Mas que ecrã, que brilho, que contraste e que ângulo de visualização. Tudo é perfeito na reprodução de vídeo no Wave.

Além dos típicos controlos de reprodução de vídeo, destaco as seguintes funcionalidades:

Video-análise: Leitor de Vídeo

Música

A biblioteca musical está muitíssimo bem organizada, a sua interface é simples e agradável. Falando na qualidade de reprodução através de uns auscultadores convencionais: fantástica. O Wave parece encorpar ainda mais os graves naturais da música.

Atente-se ainda na integração do sistema de notificação e de bloqueio com a aplicação.

 

Além de bem organizada, a aplicação Música presenteia-nos com uma função de reconhecimento de música, bem à moda do Shazam ou o Midori. E funciona bem!

Video-análise: Música

Youtube

A aplicação Youtube não é mais do que um atalho para a sua interface “mobile” no browser do bada e não uma aplicação nativa. Isto, a meu ver, é uma desvantagem, pois uma aplicação nativa melhoraria muito a navegação entre vídeos. Ao entrar na aplicação, vemos uma lista de vídeos populares, podemos usar uma caixa de pesquisa para procurar algum vídeo e pouco mais.

Ao seleccionar um vídeo abre-se uma pequena página com o título, descrição, miniatura. E claro um link para assistir ao vídeo e ainda outro para abrir a página de comentários. Confirmando a reprodução de vídeo é aberto o Leitor de Vídeo do bada que começa a fazer streaming de imediato.

A qualidade de vídeo é decente, mas não se chega a perceber qual é a resolução seleccionada. Não me parece que chegue aos 480p do Youtube, quanto mais aos 720p que o Wave possibilita em vídeos locais.

Se pretender classificar, comentar ou marcar como favorito um vídeo, é necessário voltar à página do vídeo e clicar em cada num destes 3 diferentes links. Com uma interface nativa seria possível seleccionar de imediato tudo ao mesmo tempo.

Rádio FM

A Rádio FM é a aplicação dedicada à transmissão de rádio, muito simples e prática. A qualidade de transmissão é satisfatória (requer uns auscultadores conectados como é natural) e suporta ainda RDS e gravação de favoritos de acesso rápido.

A gravação da transmissão foi outra funcionalidade não descurada, gravando no formato mp3 com a qualidade original.

Navegação (GPS)

O sistema de GPS integrado do Wave demora séculos a captar sinal. E porquê séculos? Porque passado uns 20 minutos não apanhei nem um satélite, isto andado na rua. Desisti. Isto claro, não utilizando o A-GPS. Actualização: Tentei novamente e passado 30 minutos consegui captar o sinal, vindo de 8 satélites.

Video-análise: Navegação

Procura Inteligente

A Procura Inteligente assemelha-se ao “Spotlight” do iOS e pode ser acedida tanto pelo Menu Principal como pelo duplo-toque no botão Menu. É composta por 2 separadores, Telefone e Internet destinando-se cada um deles à pesquisa local no telefone ou na Internet, respectivamente.

No separador Telefone, tudo o que pesquisar será procurado em todos os locais do Wave, desde os contactos, mensagens, e-mails, calendário, tarefas, memorandos, imagens, vídeos, músicas, documentos, itens do menu, browser, jogos, ajuda e ainda registos de comunicações. É uma super-procura.

Por fim, pelo separador Internet estão disponíveis “apenas” 2 motores de busca, o Google e o Bing. A meu ver, mais do que suficiente. A pesquisa utilizando qualquer um destes abre o browser com a página de pesquisa correspondente.

Video-análise: Procura Inteligente

Índice:

Aplicações úteis

Relógio

O Relógio reúne não só um relógio propriamente dito, mas também um alarme, um cronómetro e ainda um temporizador. O relógio permite a co-existência de múltiplos relógios de diferentes fusos horários, já o alarme permite vários alarmes activos para diferentes horas e diferentes periodicidades numa semana. Resta o cronómetro e o temporizador que cumprem a sua função de forma simples e eficaz.

Calendário

É o “organizador de eventos” do bada, podendo ser acedido tanto pelo Menu Principal como pelo widget Calendário já falado anteriormente. O Calendário agrega não só o calendário local, mas também os calendários provenientes das contas Exchange ActiveSync configuradas, do Facebook e do MySpace, em que importa a lista dos nossos eventos. Esta multiplicidade de calendários, distinguidos por cores é bem-vinda, no entanto não existe a possibilidade de importarmos determinado calendário do Google Calendar, é importado apenas o calendário “Geral”.

A interface é simples, muito iOS-like, no entanto lamento que não seja possível deslocarmo-nos pelos dias do mês no modo Mês, tanto horizontalmente como verticalmente. Se quiser andar 1 semana para baixo, ou seja, uma semana para a frente, terá de tocar nas setas que trocam o mês em foque. Desta forma é um pesadelo contar semanas a partir de uma certa data.

Quando se cria um evento, podemos classificá-lo apenas como “Compromisso” ou “Aniversário” e na minha opinião, é mais do que suficiente. Dentro do tipo “Compromisso” há ainda a opção de o definir para todo o dia ou ainda para um determinado intervalo do tempo. As restantes funcionalidades de uma agenda são expectáveis, alarme, periodicidade do evento e pequenas notas.

Nota positiva para a possibilidade de definir uma localização GPS para o evento que deverá ser definida recorrendo ao toque no mapa da aplicação da Navegação e ainda a possibilidade de definir uma lista de participantes para esse evento, que podem ser seleccionados através da aplicação Contactos, e desta forma até podemos enviar uma notificação a esses mesmos participantes.

Tarefa

A aplicação Tarefa, não é mais do que um agregador de tarefas a executar, com um título, data de início e fim, prioridade, alarme opcional e personalizado e uma descrição extra. Essas tarefas criadas podem ser listadas tanto por estado, data limite como prioridade.

Memorando

O Memorando ou a aplicação das notas, é outro agregador, desta vez de pequenos apontamentos aos quais podem ser atribuídos cores próprias por uma questão de organização. Não possui outras funcionalidades, mas também não há muito mais a pedir.

Gravador de Voz

O Gravador de Voz é das aplicações mais simplistas que o bada possui. Possuindo apenas um botão, o botão “gravar” e uma lista de gravações efectuadas, esta aplicação permite gravações até 1 hora cada.

O alcance da gravação é decente, mas poderia ser bem melhor e a sua qualidade de som, bom, é baixíssima tendo em conta a gama de preço do Samsung Wave. Falo do formato AMR com qualidade puramente telefónica, é uma pena que não grave com boa qualidade num formato mais “popular”. Por isso, esqueçam os podcasts.

Referências Diárias

Ou Daily Briefing, que é o nome do widget que representa esta aplicação completa. A aplicação Referências Diárias agrega 4 ecrãs, cada um destinado a um propósito diferente:

Mini-diário

O Mini-diário é a aplicação completa que representa parte do widget Diário, falado anteriormente e que permite a manutenção de entradas de um “diário”, mostrando uma fotografia alusiva ao evento, a sua localização, meteorologia uma descrição em jeito de “diário”.

Com uma interface muito colorida e agradável, o Mini-diário é ideal para todos aqueles que são fãs do foto-jornalismo e não só.

Calculadora

Se rodarmos a calculadora na horizontal, a calculadora torna-se científica, tal como no iPhone.

Meus ficheiros

Outra aplicação bem conseguida por parte da Samsung. O Gestor de Ficheiros fornecido é mais do que suficiente para gerir todos os seus ficheiros, sejam imagens, vídeos, música, sons, temas, documentos PDF, DOC, XLS, etc.., toda uma variedade infinita de ficheiros, parte dos quais o bada até é capaz de reproduzir.

Dentro desta aplicação podemos aceder rapidamente a todos os ficheiros, aos ficheiros presentes apenas no telefone ou apenas no cartão de memória. São estes os formatos de ficheiro suportados pelo bada:

Destaque para a compatibilidade com documentos do Office 2007 para a frente. A navegação nesses mesmos documentos é muito fluida. É pena não existir forma de editar todos estes documentos.

Video-análise: Aplicações úteis (todas)

Jogos

O Samsung Wave traz um só jogo por omissão: Asphalt5. Este jogo mostra bem as capacidades 3D do Wave. Na loja de aplicações só estão disponíveis para download jogos grátis ou versões demo, sem grande insistência no 3D. Esperamos que em Setembro, com o arranque da local store aqui em Portugal, o Wave ganha um novo fôlego nesta área.

Vejam o jogo em acção:

Índice:

Prós & Contras

Pontos a favor:

Pontos contra:

Veredicto final

A questão final que se coloca é: vale a pena investir num Samsung Wave? A resposta não é linear. Este é sem dúvida o smartphone mais preparado para a multimédia que tive o prazer de experimentar. Se a sua praia são as fotos, os vídeos, as redes sociais, o constante navegar na Internet em todo o lado, não passar um minuto sem olhar a caixa de entrada, então esta máquina é para si.

Se por outro lado, pretende a capacidade de personalização de outros sistemas operativos móveis e uma loja de aplicações recheada de aplicações úteis, onde para tudo existe uma aplicação, então espere. O mercado bada é ainda muito verde, mas não me admiro que venha a crescer bastante!

Há realmente coisas que acho inadmissíveis no bada, mas também temos de ter a consciência que este é um sistema operativo recém-nascido, que tem vivido a absorver o melhor dos outros, na sua educação e que com certeza não tardará a chegar a uma fase de maturação, quando o nome bada se vulgarizar nos terminais de baixo custo.

O Samsung Wave está à venda nas 3 operadoras por cerca de 339,90€, um preço nada exagerado tendo em conta as suas características de hardware. Desbloqueado também não é muito caro, fica-se pelos 400€.

Se pretende um smartphone capaz, rápido, robusto e com muita margem para crescimento, talvez seja hora de investir na “onda”.

Espero que tenham gostado desta minha análise e gostava ainda de agradecer à Samsung por nos ter cedido este equipamento para teste. Até breve.

Índice:

Exit mobile version