Pplware

Análise: Samsung I8910 (Omnia HD) – O poder da alta definição

O Pplware teve a oportunidade de testar um dos mais emblemáticos smartphones do mundo da tecnologia. Este é nada mais nada menos do que um dos melhores smartphones que alguma vez vimos.

Um pequeno aparelho que talvez tenha mais tecnologia e qualidade do que uma simples televisão LCD lá de casa. Muitos de vocês dirão: “Mais um para fazer concorrência ao iPhone”, ao que eu contraponho com uma pergunta “Não terá sido a Apple a fazer concorrência à Samsung com o iPhone?”. Antes de responderem analisem comigo este pequeno grande smartphone…


Antes de começar, devo alertar os nosso caros leitores de que o que vai ser noticiado a partir deste momento é toda uma experiência de uma semana com este pequeno grande bichinho da Samsung.

Não fazia qualquer sentido começar uma análise sem primeiro apresentar a embalagem na qual este smartphone é transportado e todos os acessórios que acompanham o mesmo.

Como podem verificar, este vem bem apetrechado no que se trata a acessórios. Da embalagem fazem parte:

Feitas as honras da casa vamos passar às especificações técnicas deste bichinho.

Especificações Técnicas

Vamos passar ao aspecto exterior deste Samsung.

Este equipamento é todo ele feito de material da mais alta qualidade, de forma a torná-lo o mais resistente possível. Verdade seja dita em relação a este equipamento, não tive qualquer cuidado com ele, propositadamente. Numa semana ele andou nos bolsos das calças, na mala da minha namorada, a escorregar de um lado para o outro no banco do carro, enfim, o tudo o que vocês possam imaginar para conseguir criar um mísero risco num equipamento destes. A verdade é que após ter passado por este terrível teste de resistência, o telemóvel continua a parecer que acabou de sair da caixa, não apresentando qualquer tipo de risco.

Resistência a adversidades físicas: 10/10

Como podem observar a parte frontal do equipamento é toda ela ocupada pelo seu enorme ecrã de 3.7”. Resta apenas espaço para a câmara na parte superior esquerda do telemóvel, acompanhada pelo sensor de proximidade que desliga o ecrã assim que encostamos o telemóvel ao ouvido para atendermos ou efectuarmos uma chamada, de forma a não desligarmos ou realizarmos qualquer tarefa indesejável.

Somos ainda brindados na parte inferior por três botões de acesso rápido, isto é, um para atender as chamadas, outro para desligar e ainda o botão central que serve para acedermos de forma rápida ao Menu.

Vejam só como o preto espelhado e o cromado fazem uma conjugação fenomenal dando um estilo único ao telemóvel.

Um ponto importante é o facto do ecrã ser espelhado, como podem averiguar pela imagem, mas quando ligamos a luz do ecrã este deixa de o ser. É simplesmente fenomenal.

Passando para o lado direito do telemóvel são visíveis as suas linhas simples, apresentando botões rápidos aqui e ali, mas bem aplicados. Temos dois botões rápidos, o de baixo que serve para chamarmos a câmara e ao mesmo tempo tirar fotografias ou iniciar um filmagem. Este mesmo botão tem múltiplas posições, posição de focagem, disparo e deixar a obturadora demasiado aberta para tirarmos fotografias com aqueles efeitos de arrastamento de imagem que ficam simplesmente fenomenais.

O botão na parte superior serve para bloquear/desbloquear o ecrã do equipamento bem como ligar/desligar a luz do mesmo.

A porta que se observa entre os referidos botões é a porta de acesso miniUSB que nos possibilita conectar o telemóvel ao computador de modo a transferirmos o conteúdo de um lado para o outro.

Esta é a parte traseira do telemóvel: é espelhada, simples e contem uma designação da Samsung, a lente da câmara principal e o LED Flash.

Nesta parte do telemóvel aapresento o único problema do mesmo. Como esta parte é espelhada, nota-se muito a marca dos dedos dando aquela sensação de sujidade.

Do lado esquerdo do telemóvel, podemos verificar a continuidade da linha simples do modelo apresentando somente os botões para aumentar/diminuir o volume e a porta onde se coloca o cartão microSD para expansão da memória do telemóvel.

No topo do telemóvel temos uma das duas colunas estéreo e a entrada para os auscultadores e também o local onde ligamos o cabo que pode ligar este equipamento a uma televisão.

Aqui podemos observar a parte do fundo do telemóvel. Verifica-se a existência de um pequeno orifício que indica a localização do microfone e uma ranhura ao centro que é a outra das duas colunas estéreo.

Estética e design: 9/10

Por aqui damos por encerrado a parte física do smartphone. Na próxima página serão contemplados pela maravilha do software. Acreditem ou não, a simplicidade do sistema operativo Symbian dá uma outra vida a este equipamento bem como uma suavidade na forma de trabalhar com o mesmo.

Índice

Pois bem. Depois desta pequena demonstração do exterior deste pequeno grande smartphone, vamos espreitar o seu interior, nomeadamente o seu software.

Como já apresentado na página anterior nas especificações, este equipamento vem munido de um sistema operativo Symbian OS v9.4 S60 5th. Apesar de termos o Windows Mobile que, a cada dia que passa, ganha cada vez mais terreno no mundo dos smartphones, a meu ver, a Samsung não podia ter tido uma melhor escolha no que toca ao sistema operativo. É limpo, rápido e responde muito bem aos comandos e, acima de tudo, podemos fazer tudo com os dedos. Mesmo que não o quiséssemos não nos ia valer de muito, visto este telemóvel só ser possível de ser manuseado a partir dos dedos tal como o iPhone.

Para começar vou passar a apresentar-vos o ecrã principal que o telemóvel nos apresenta sempre que o queremos aceder.

O telemóvel está sempre bloqueado. Dá para desligar a opção de bloqueio automático, mas eu aconselho a terem-no sempre activo, pois o ecrã só funciona com calor Humano, algo que não é muito difícil de encontrar nos bolsos das nossas calças. Como podem ver, a qualidade de imagem é simplesmente espectacular.

Assim que desbloqueamos o telemóvel com recurso ao botão que se encontra na lateral direita do telemóvel para esse mesmo efeito, entramos no “ambiente de trabalho” do telemóvel.

Aqui somos brindados com quatro teclas de acesso rápido para o Telefone, Lista de Contactos, Mensagens e Menu. O “ambiente de trabalho” pode ficar só com a imagem de fundo ou então podemos preenchê-lo com widgets que a Samsung nos disponibiliza na sua widget bar.

Se repararem por cima do relógio temos uma barra com três ícones iguais. Cada um desses ícones referencia um “ambiente de trabalho” diferente. Assim, podemos personalizar “ambientes de trabalho” ao nosso gosto para diferentes situações. O ícone do aloquete serve simplesmente para prender os widgets ao “ambiente de trabalho” de forma a imobilizá-los.

Este “ambiente de trabalho” não fica por aqui. Se pressionarmos e arrastarmos o dedo no ecrã para direita, conseguimos girar para um outro tipo de gestor de conteúdos.

Como podem reparar dá a impressão de que estamos mesmo a girar algo no equipamento. O efeito é suave e rápido. Muito bom mesmo. O gestor de conteúdos que nos é apresentado depois de se completar o ciclo giratório é o que actualmente quase todos equipamentos disponibilizam, isto é, o “photo contacts”.

E vocês perguntam, o que é o “Photo Contacts”?! O “Photo Contacts” é nada mais nada menos do que uma nova maneira de acederem rapidamente ao contacto de uma pessoa a partir de uma determinada zona da fotografia.

Por exemplo, vamos supor que na imagem que vos apresento acima tínhamos uma fotografia onde apareciam três amigos nossos. Nessa fotografia, eu colocava um rectângulo,o que a Samsung designa de “área”, em cima da cara de cada um desses amigos e a cada “área” atribuía o respectivo número que se encontra na minha lista de contactos tradicional. Da próxima vez que quisesse ligar a um desses meus amigos, ia ao “Photo Contacts”, seleccionava a fotografia onde aparecem os três amigos e pressionava a área que eu designei, por exemplo, para o amigo Vítor e logo de seguida começava a chamar.

É uma forma intuitiva e muito engraçada de organizarmos os nossos contactos.

No entanto, se pressionarmos o ecrã e deslizarmos duas vezes o dedo para a esquerda acedemos ao menu propriamente dito do telemóvel.

Como podemos ver é um menu muito arrumado. As opções são propositadamente grandes, pois como já referi, o telemóvel é todo ele manuseado única e exclusivamente pelos nossos dedos. Quando deixamos uma aplicação a correr em background, a opção que contém o ícone dessa tal aplicação que ficou a correr em background, fica com uma espécie de símbolo “loading” no canto superior direito. Assim podemos sempre saber o quê e onde estão a correr as aplicações que provavelmente nos estão a comer a memória e/ou deixar o telemóvel lento.

Já que estamos neste menu vamos aproveitar para darmos uma olhadela no sistema de mensagens e teclados que o acompanham.

Este é um menu extremamente simples e com opções com o tamanho adequado à ponta dos nossos dedos.

Vamos olhar como é o editor de uma nova mensagem.

Este editor serve tanto para SMS, MMS como para emails. Tudo depende do conteúdo da vossa mensagem ou do tipo de contacto que adicionam. Como podem observar o aspecto é o de um caderno de linhas normal. Para começarem a escrever a vossa mensagem basta pressionar o local das linhas e passam automaticamente para uma àrea de edição com teclado virtual.

Aqui podemos observar o típico teclado tradicional, isto é, o teclado com números e letras que conhecemos desde os primórdios dos telemóveis, não é verdade?

Se rodarem 90º o telemóvel o teclado também acompanha a rotação.

Nesta posição o teclado tradicional é inútil. Não há conforto na escrita. No entanto, este equipamento vem munido de um teclado virtual QWERTY muito bom e extremamente fácil de usar sem carregar em teclas vizinhas.

Um teclado deveras ideal para aqueles que gostam de escrever de forma rápida e usar um dedo de cada mão.

As mensagens que recebemos não são visualizadas em formato de conversa como no Windows Mobile ou iPhone OS, o que é uma pena. Podemos sempre usar um programa de terceiros para o fazer mas o ideal era o próprio sistema Symbian já o fazer. As mensagens são armazenadas à medida que vão entrando e saindo, sendo estas apresentadas por ordem de chegada e saída independentemente do contacto em questão.

Vamos agora passar para a parte da marcação de números do telemóvel de modo a podermos ter uma ideia do que nos espera quando adquirirmos este equipamento.

Relativamente à marcação de números, é algo muito simples e fácil de se utilizar. Os números são grandes bem como os números apresentados no mostrador.

Vamos passar para a câmara fotográfica.

Mais uma vez, uma interface simples, minimalista e intuitiva. Este equipamento vem equipado com uma câmera fotográfica HD de 8 Megapíxeis, o que nos proporciona uma boa experiência fotográfica até para aqueles que não têm queda para a coisa, como eu, com a ajuda do estabilizador de imagem.

Consegue quase ser um substituto à máquina fotográfica convencional. Para terem uma ideia da qualidade de imagem, deixo-vos aqui um exemplo de fotografia tirada pela própria máquina.

Tem também uma câmera de filmar HD. Não é Full HD mas é de 720p. Já é muito bom para um telemóvel deste tamanho. Onde já se viu tanta tecnologia numa coisa tão pequena?

O equipamento também lê filmes em alta definição. Inclusivé vem acompanhado de alguns exemplos de filmes para se experimentar a qualidade do smartphone.

Deixo-vos o exemplo que vem com o telemóvel.

Para aqueles que gostam de tirar uma foto e estar logo a partilhar no mundo das redes sociais, este Samsung vem equipado com acesso directo a essas conhecidas comunidades.

Como podem observar, o smartphone vem equipado com acesso directo às maiores redes sociais de partilha de fotos do mundo, nomeadamente Facebook, Flickr, MySpace, etc.

No que toca a reprodução de vídeo, se é um utilizador daqueles que gosta de ver séries em tudo o que é sítio, então este é o equipamento ideal para si, pois tem um brutíssimo leitor de DivX que suporta legendas. Este é talvez o telemóvel ideal para ver as suas séries favoritas a qualquer hora, em qualquer lugar.

Também tem um fantástico leitor de mp3 que debita altos decibéis em modo Dolby Digital 5.1. É verdade, este telemóvel tem um Home Cinema incorporado.

Aqui passo a mostrar-vos o leitor.

Este leitor também acompanha a rotação do ecrã.

Para terminar não podia deixar de focar a qualidade de som de chamada e navegação Internet.

Relativamente à qualidade de som de chamada, parece-me muito boa. Quando compro um telemóvel a primeira coisa que gosto de testar é o alta-voz. Quando se vai a conduzir e nos esquecemos de ligar o kit de mãos livres, caso o tenhamos, o recurso ao alta-voz é importante e por essa razão dou muita importância a esse assunto. Posso garantir que para agora foi dos melhores telemóveis que já vi no que toca a qualidade de som de alta-voz e mesmo sem ser em alta -voz. Digamos que se fica com a impressão de que a pessoa está mesmo ao nosso lado a falar-nos ao ouvido ou que pelo menos está perto de nós. Algo fora do comum.

Relativamente ao volume de toque posso-vos garantir que tem o volume ideal, pelo menos para quem não trabalha em ambientes de elevado ruído.

No que toca à navegação, para mim é uma das melhores. Tem uma navegação muito ao estilo do iPhone, onde podemos ver páginas completas,s em termos de transitar para as páginas desenhadas especialmente para telemóveis.

Podemos correr toda a página mexendo um único dedo. Os links são fáceis de pressionar. O browser por vezes faz zoom automático quando se apercebe de que estamos a querer pressionar um determinado link. Gostei muito da experiência web, até tive tempo de responder a uns comentários e de fazer algum texto desta análise. Simplesmente do melhor que se pode imaginar.

Software: 9/10

Índice

Classificação final: 9/10

Depois desta análise a classificação final do equipamento é a acima apresentada. Esta deve-se ao facto de o telemóvel ser feito de um material resistente e tolerável a riscos, mas ao mesmo tempo ser brilhante o que deixa algumas marcas de dedadas, parecendo estar sujo, mas a realidade é que esta questão tem sido um problema constante em quase todos os modelos.

Para aqueles que gostam de espicaçar as nossas análises alegando que é mais um telemóvel que vem tentar fazer concorrência ao iPhone, peço que dêem uma vista de olhos à tabela que vos apresento em baixo e vão ver que de acordo com as datas de lançamento este Samsung foi anunciado muito antes do iPhone e apresenta características muito superiores ao do próprio iPhone.

Mesmo sendo uma máquina mais potente que o iPhone acaba por se tornar sempre mais barato. Se verificarmos bem a tabela iremos notar que talvez este Samsung seja mesmo a melhor compra. Estes dados foram baseados nos dados fornecidos pela GSMArena.

Não posso deixar de agradecer à Samsung por nos ter cedido este equipamento para teste, a todas as pessoas que eu chateei para saber o que achavam do telemóvel para além da minha própria opinião e a todos os leitores que nos seguem diariamente.

Índice


Homepage: Samsung Omnia HD

Exit mobile version