Pplware

Análise Optimus Boston

Depois de um período de testes exaustivos, eis que chegou a hora de vos trazer a nossa análise relativa a mais um smartphone. Trata-se do Boston, e é comercializado em Portugal pela Optimus. Esta é uma análise decerto muito esperada por parte dos nossos leitores, não só porque se trata de um smartphone com sistema operativo Android , mas também porque o mercado começa a ter muitos equipamentos deste tipo e na hora de comprar é importante que o utilizador saiba qual o que melhor se adequa as suas necessidades.

Primeiras impressões

A primeira impressão que tive, logo antes de lhe pegar, foi que era um telemóvel bastante elegante e discreto. O smartphone Optimus Boston que tive oportunidade de testar, é de cor preta, envolvido por uma risca prateada, o que lhe dá uma aparência mais bonita e clássica.

Ao pegar no Boston, pude confirmar que esta se tratava de efectivamente de um smartphone leve e fino, comparativamente, por exemplo, ao A1. Outra característica que verifiquei, e que para mim num telemóvel é essencial, é o facto de os botões estarem inseridos de forma a se adequarem à posição dos dedos.

O  material de concessão do equipamento apresenta alguma resistência aliado a um design bastante interessante, ou não fosse ele concebido pela mesma empresa que fabrica o iPhone (Apple), a Gigabyte –  empresa detida pela Foxconn.

Está equipado com 7 Botões, entre eles o rato (trackball), 4 botões embutidos referentes a “Menu”, “Home”, “Internet” e “Retroceder”, uma entrada “Micro-USB” e entrada para o auricular.

Na parte da frente estão localizados o botão de atender e o de desligar, o rato, e os botões acima referidos. Os botões que regulam o som estão localizados do lado direito, bem como um botão redondo que serve de atalho para activar a câmara fotográfica. O botão de ligar/desligar situa-se na zona superior, ao lado da entrada do carregador. Já a entrada do micro-USB encontra-se no lado esquerdo do smartphone. Na parte de trás está situada a câmara, outra “coluna” e está gravado na tampa a designação Optimus.

Características:

Hardware (Resumo)

Hardware na página seguinte>

Hardware

Em termos de hardware, consideramos que o Boston vem bastante equipado, tendo em relação o preço de aquisição. Começando pela câmara fotográfica de 5 mpx que permite um zoom digital até 8x e gravação de vídeo. Um pequeno mas grande pormenor é a inclusão de flash LED que de certa forma auxilia a câmara nos ambientes mais escuros.

No que se refere a conectividade, o Boston vem equipado com tecnologia Bluetooth 2.0, Wi-fi (IEEE 802.11 b/g), GSM/GPRS/EDGE (850 / 900 / 1800 / 1900 Mhz), WCDMA (900/1900/2100 Mhz) HSDPA 7.2 e HSUPA 5.2 GPSA-GPS e USB 2.0.

A nível de processador, vem equipado com um Qualcomm MSM7227 a 600 MHz, o que garante alguma fluidez nas operações realizadas através do sistema operativo Android 1.6 e conta também com a ajuda também de 256 MB de RAM.

A autonomia da bateria recarregável( Li-Ion 1230mAh) em standbye pode chegar até as 600 horas (valor que pode vaiar dependendo da disponibilizada das redes locais e individual. Já no que se refere a autonomia em conversação, a duração pode ir até as 6,5 horas.

O equipamento tem as dimensões (C x L x A) 116 x 56,8 x 12,4 mm e pesa 118 gramas com bateria. O Boston traz ainda acelerómetro, bússola digital e track ball.

Ecrã

O ecrã do Optimus Boston, como é característico nos smartphones, é um ecrã touch e multitouch, e possui 3,2’’. O ecrã é capacitivo o que não garante tanta precisão como os resistivos, além de serem mais caros.

Através do acelerómetro incluído, o equipamento consegue determinar,  se deve a apresentação dos conteúdos deve ser realizada horizontalmente ou verticalmente.

Uma característica não muito a favor deste smartphone, relativamente ao ecrã trata-se do facto de quando está sol ou muita claridade, este é pouco perceptível. Tive alguma dificuldade em tirar fotografias com sol, pois não conseguia ver a imagem no ecrã. No entanto, outra funcionalidade que descobri neste smartphone, em modo câmara, é a possibilidade de podermos aumentar/reduzir o brilho do ecrã.

Som

O Som de um aparelho telefónico pode-se dividir em duas partes, o som da chamada e o som do toque. Relativamente ao som da chamada, eu tive a oportunidade de fazer algumas com este smartphone e agradou-me a característica auditiva da mesma, tanto a chamar, como o telefonema em si possuem um som agradável e de boa percepção. Apenas de salientar que, eu a falar, denotava-se uma espécie de eco, não muito alto, mas que se percebia.

Já o som de toque, não é um som muito alto, mas garante alguma qualidade, nomeadamente quando vi vídeos no Youtube o som, no máximo era relativamente agradável.

Câmara Fotográfica

Uma das características que, decerto, este smartphone tem a seu favor, é a câmara. A razão está em ser uma câmara com 5 Megapixels com Flash e o Zoom Digital que pode atingir valores de 8x.

As fotografias tiradas por este leve Smartphone, apresentam uma boa qualidade, dando para perceber os pormenores, contrastes e cores das imagens com bastante facilidade. O botão do rato, na zona frontal do smartphone, gere a luminosidade. No entanto, notei que, com a presença de muito sol, as fotografias ficavam com um tom amarelado/acastanhado.

Relativamente ao Flash, realmente em locais com pouca ou nenhuma luminosidade, as fotografias ficam perceptíveis, no entanto, as imagens aparecem com algumas nuances brancas. Apesar de tudo, a qualidade é boa.

Há que ter e conta que, os algoritmos usados para o processamento de imagem, podem tirar, em parte, a qualidade real de uma imagem.

Câmara de Vídeo na página seguinte

Actualmente a área do multimédia ganhou muitos aficionados, tudo graças à facilidade com que se usa a gravação de vídeo ou a captura de imagens pelas câmaras que equipam os smartphones. Este equipamento não foge à regra e apresenta também a sua oferta.

Câmara de Vídeo

A câmara supracitada também permite que se façam gravações de vídeo. No entanto, e um ponto menos positivo nesta categoria, é a impossibilidade de realizar vídeo-chamadas, devido à inexistência de uma câmara da parte frontal do equipamento. A gravação de vídeo não tem uma grande qualidade, tal como o som nela inserido.

Conectividade

Relativamente à conectividade, o versátil smartphone da Optimus permite que o utilizador se ligue por Wi-Fi, Bluetooth e USB. No entanto não integra uma ligação por infra-vermelhos. A ligação Wi-Fi é relativamente boa, conseguindo cobertura de ligação em locais onde o meu computador portátil por vezes não consegue.

Autonomia

A autonomia é um dos pontos fortes deste smartphone, visto que a bateria tem uma longa durabilidade, sendo aproximadamente de 6 a 7 dias. A bateria avisa, certa de 30 minutos antes de descarregar totalmente, que vai acabar, para dar tempo ao utilizador de carregar. Ao carregar, aparece no ecrã a percentagem de carregamento e pode ser carregável tanto com o carregador, como por USB.

Software (de origem)

Este é um smartphone equipado com o SO Android 1.6.

O Software que o Optimus Boston disponibiliza é variado e a pensar em vários utilizadores.  De entre todos os programas existentes no menu, saliento os referentes ao telefone, como o Assistente de Configuração, que possibilita aos utilizadores definirem o seu equipamento, como por exemplo, o género de teclado que mais lhes agrada, entre outros. Nas Definições estão as configurações do equipamento, bem como informações gerais.

O Marcador permite que se insira um número e se realize uma acção sobre esse mesmo número. Já o Marcador por Voz tem como objectivo que, a partir de um reconhecimento de determinada mensagem falada, se accione um número para se ligar. o programa de Contactos apresenta contactos guardados, bem como contactos da nossa conta de e-mail. Por fim tem as mensagens, que dispensam apresentações.

O Menu apresenta também os programas de Imagem e Som, como a Câmara, a Câmara de Vídeo e o Gravador de Som. Os programas úteis e rápidos, como a Calculadora, Bloco de Notas, Calendário e Despertador, são fáceis e simples de utilizar.

Para alojamento, o Menu disponibiliza o Explorador de Ficheiros, a Galeria, e Vídeos. Estas três pastas permitem guardar e partilhar as suas fotografias, documentos e vídeos.

Dispõe ainda da pasta Música, que está dividida por Artistas, Álbuns, Músicas e Listas de Reprodução. O programa Internet, como é óbvio, permite o acesso à Internet e a conectividade desta é relativamente boa, via Wi-Fi.

Relacionado com a Internet temos as configurações, e acesso ao E-mail, Gmail, RoadSync Mail e Roadsync Calendar onde, uma vez configurados, são enviadas notificações de e-mails recebidos. O Google Talk faz também parte deste Menu e destina-se à conversação. Ainda relacionado com a Internet, existe o programa RSS que actualiza as Feeds desejadas.

Fácil de aceder e de rápida navegação é o Youtube, outro programa inserido no Menu que dispensa apresentações. Os vídeos vistos no Optimus Boston apresentam uma boa qualidade, e o som é razoavelmente bom.

O Maps é também um programa do conhecimento da maioria das pessoas, pois permite visualizar praticamente todas as partes do mundo, nomes de locais e respectivas ruas.

Para entretenimento, este Optimus Boston vem equipado com três bons jogos, mas infelizmente em versão Demo. São eles o Monopoly, o Tetris e o The Sims 3.

No entanto, e para colmatar essa situação, existe o que é comum em todos os SO Android, o Market. Este serviço permite que de faça download de aplicações gratuitas, ou então algumas a pagar, que o utilizador ache necessário ou queira experimentar. Para que cada um destes programas seja inserido no ambiente de trabalho, basta clicar no ícone com o dedo, e ele será levado para o ambiente de trabalho. Para o eliminar, basta depois clicar nele, no ambiente de trabalho, e arrastá-lo para o caixote do lixo que irá aparecer no lugar da seta do Menu.

Conclusão

Após o teste e experiência que tive com este smartphone da Optimus, posso concluir que é um bom equipamento para pessoas práticas e discretas. Este smartphone é fácil de se utilizar, sem muitas complicações, mas consegue ao mesmo tempo, ter boa qualidade a vários níveis. Tanto no preço, na imagem, na aparência, na conectividade e facilidade de uso.

Com a variedade que o mercado nos vem oferecendo nos dias de hoje, penso que é importante que um telemóvel seja não apenas bonito e com muitas características, mas acima de tudo, útil e de fácil manuseamento. E, como referi acima, das primeiras coisas que me chamou a atenção quando peguei neste Optimus Boston, foi o facto dos botões estarem bem inseridos no smartphone, para a posição dos dedos, e o facto de ser um telefone fino e leve também faz logo uma grande diferença. No entanto e é claro que não é um equipamento perfeito e tem os seus aspectos menos bons. Um deles, o que mais de destacou foi o facto do ecrã, com sol pouco ou nada de ver.

Pontos Positivos

Pontos Negativos

O Optimus Boston é um Smartphone com o preço de 169,90€, e dos smartphones com SO Android mais baratos até agora, comparativamente ao A1 da TMN (199,90 €), mas mais caro que o Vodafone 845 (124,90 €)

Este Smartphone tem uma vantagem pois pode ser desbloqueado a custo zero (neste momento).

É de informar que o Boston é um dos melhor lowcost a nível de smartphones do mercado. Após alguns benchmarks realizados entre Boston e TMN A1, verificou-se que têm performances idênticas. O TMN A1 leva a vantagem do tamanho do ecrã, que de certa forma dá uma ajuda nas acções realizadas com GPS.

Considero que é uma excelente compra, tendo em conta as características e performance do equipamento.

Artigos Relacionados

Exit mobile version