Pplware

Análise Nokia N8 – O Bólide da Nokia

O mercado dos smartphones está ao rubro. Este será o ano onde este dispositivo abrirá novas portas de oportunidade e onde serão criados novos serviços, usufruindo da sua crescente capacidade de processamento.

Máquinas poderosas, equipadas com sistemas operativos abrangentes e robustos, deixarão o caminho livre para o aparecimento de aplicações produtivas, desviando assim, para este segmento, serviços profissionais. Serão criadas aplicações dedicadas para potenciar a utilização destes gadgets no mundo profissional.

A Nokia será a empresa mais experiente neste sector e com mais equipamentos vendidos no mundo. O seu sistema operativo não tem, contudo, evoluído de forma sustentada respondendo às exigências do novo mercado dos smartphones. O Nokia N8 é o mais representativo smartphone da Nokia, e apresenta argumentos de peso para ganhar espaço entre o iOS da Apple e o Android da Google, mas… conseguirá acompanhar a íngreme subida ao topo?


Para responder às exigências de mercado, a empresa finlandesa apostou num equipamento construído com materiais generosos e equipado com tecnologia de ponta. O Nokia N8 é uma máquina feroz…

Especificações técnicas:

Dimensões

Peso

Autonomia

O equipamento, logo no desenrolar das características, apresenta-se para um segmento médio alto, colocando-se num patamar onde todos os pormenores são tidos em conta. Este é, sem margem para dúvidas, uma aposta firme da Nokia para o segmento smartphones multi-toque.

Abertura da caixa

A Embalagem contém…

A estrutura do equipamento é muito robusta, mostrando desde logo a firmeza do metal embora seja suave em demasia, quando o agarramos. Traz um sistema diferenciador dos restantes smartphones, este equipamento apenas carrega pela porta de energia, um orifício minúsculo que recebe o jack do carregador ou, como vem na caixa, um cabo com esse jack que se liga à porta USB dos computadores.


O adaptador de corrente tem um tamanho adequado, é pequeno e leve, óptimo para ser transportado em viajem. O Nokia AC-15 é um adaptador de corrente de alta eficácia proporcionando um carregamento rápido ao N8.


A Nokia, como seria de esperar num smartphone topo de gama, incluiu um auricular carregado de funcionalidades e construído com materiais de excelente qualidade. Além de ter incorporado um microfone e um auricular mais comprido que o outro, facilitando a utilização deste como kit mão livres, este vem com comandos para o player, permitindo activar a música, passar para a próxima, retroceder ou colocar em pausa. Além disso tem o controlo de volume para gerir todo o dispositivo musical a partir deste comando.


No topo do smartphones estão dispostos o botão Power (com várias funções nativas da Nokia, como desligar e ligar, alterar o perfil de utilização, etc.), existe uma porta de saída HDMI e o jack 3.5mm para ligar os auscultadores.


Convém referir que esta porta está adaptada aos auriculares Nokia, não permitindo a mesma qualidade sonora noutros dispositivos de terceiros.

Hardware

A performance do hardware dentro do N8 é bastante impressionante, esses desempenho deve-se ao processador ARM11 de 680MZ, ao processador gráfico (Broadcom BCM2727) com aceleração gráfica 3D, suporte OpenGL-ES 2.0 e ainda aos 256MB de SDRAM e 512 de memória NAND.

E em termos da construção?


Construção

O equipamento é construído numa fina liga de alumínio anodizado, proporcionando um toque escovado, macio (talvez demais) ao agarrar. O ecrã é em vidro, proporcionando um toque preciso e sem soar a oco. O estilo unibody… muito “Apple Style” confere uma agradável imagem de robustez. Para isso contribuiu o facto do acesso à bateria estar vedado.

A parte de trás do equipamento mostra a exuberante câmara fotográfica, o flash e o microfone em destaque. Destoando um pouco pelo exagero destes componentes face ao conjunto.


Bateria

Este equipamento, traz um bateria de Iões de Lítio BL-4D de 1200 mAh, permitindo um tempo em conversação (máximo) sobre GSM de 720 min, utilizando WCDMA teremos 350 min de conversação.

Em standby (máximo) e utilizando GSM, o equipamento aguenta 390 h sem desligar. Já em WCDMA, esse tempo aumenta para 400 h.

Um dado curioso é a adopção por parte da Nokia de um sistema que não permite o acesso à bateria. Esta está, como no iPhone, “embutida” no corpo e não acessível, via tampa convencional. Isso poderá significar uma maior vida útil da bateria.

Teclas e métodos de input

O Nokia N8 vem equipado com teclas físicas (tecla Menu, tecla Power, tecla Bloqueio, teclas de volume, tecla da Câmara), suporte táctil por dedo para introdução de texto e controlo UI, teclado alfanumérico no ecrã e teclado completo, teclas dedicadas para controlo da câmara e do volume, possibilidade de utilização da caneta digital capacitiva e reconhecimento de escrita manual para Chinês.


Os botões laterais do controlo de volume, a tecla de bloqueio e a tecla do obturador da câmara, compõem o lado direito do equipamento. É de salientar que estes botões não têm grande relevo favorecendo a integridade dos mesmos quando o telefone é transportado/retirado dos bolsos.


Saída HDMI

High-Definition Multimedia Interface (HDMI) é uma interface condutora totalmente digital, onde flui áudio e vídeo. Por esta interface é possível transmitir dados não comprimidos.

A Nokia não quis “abandonar” o seu mais precioso equipamento à banalidade, assim, equipou o N8 com reprodução de vídeo 720p HD em TV HD através de cabo HDMI. Para obter a mais rica experiência, o utilizador irá usufruir de som surround Dolby Digital Plus quando reproduzido com HDMI num sistema “home theatre”.


A porta destaca-se no topo do telefone facilitando a colocação do cabo conversor que vem junto com o equipamento.


A ligação é directa e projecta automaticamente a imagem do ecrã do smartphones no ecrã da TV ou num projector multimédia, caso este tenha suporte para HDMI. Como podem ver em baixo, os gráficos são muito bons o que permite uma visualização excelente de um bom filme. A actualização do sistema operativo, trouxe suporte para legendas, o que aumenta de forma cabal a extensibilidade da área multimédia deste equipamento.


Este será, provavelmente, o ponto de maior destaque deste smartphone em comparação com outros equipamentos deste segmento. No futuro, espera-se que próximo, esta será uma funcionalidade que dará muito jeito ao nível profissional.

Altifalante & Microfone

O smartphone vem bem equipado em termos de captação e propagação de som. Traz dois microfones e duas colunas, uma para a recepção da voz das chamadas e outras mais “multimédia” que se encontra junto à câmara traseira. O som dessa coluna pouco límpido, há um atrofio nos graves, embora não seja parasita não tem muita qualidade, poderia ser substancialmente melhor.


Para captar o voz, o Nokia N8 traz no fundo do ecrã uma microfone para actuar nas chamadas e traz um microfone colocado no verso do equipamento para favorecer a video-conferência.

Os microfones facilitam o ambiente de gravação de áudio estéreo em vídeo (128kbps AAC, 48 kHz de amostragem), e acrescentam novos algoritmos para reduzir o ruído do vento e nível de controlo de gravação em ambientes agressivos. Características que não se encontram em qualquer smartphone de classe alta.


Câmara

A câmara frontal, VGA, permite um nível de imagem mediano, chega para uma vídeo conferência e está posicionada de forma a usar a mesma colocando o equipamento frontal ao rosto.

A câmara traseira ou câmara principal tem resolução de 12 megapixels com tecnologia óptica Carl Zeiss, conforme já referimos e permite filmes vídeos 16:9 em HD. Permite Zoom Digital 3x, captação de vídeos em 720p 25 fps com codecs H.264, MPEG-4.


Ecrã

O ecrã é um ponto muito positivo neste equipamento. Tem uma tamanho convencional com 3,5″, mas a resolução é fantástica, 16:9 nHD (640 x 360 pixels) AMOLED podendo apresentar 16,7 milhões de cores.


Multi-toque com características firmes, capacitivo com grande precisão, sensor de orientação (Acelerómetro), Bússola (Magnetómetro), Sensor de proximidade e Detector de luz ambiente.

O nível de contraste é muito bom, apresentando uma qualidade de visualização excelente em ambientes com muita luz exterior. No interior realça as cores e os gráficos potenciados pelo processador gráficos que o equipamento traz.


Ligação WiFi

O sistema de identificação das redes conhecidas é muito eficaz. Muito rápido a ligar-se depois de introduzida a credencial e muito estável. A antena de captação tem uma grande capacidade de alcance. Em 3G é igualmente rápida, embora os testes tenham sido em locais de excelente cobertura de sinal.

Total compatibilidade infra-estruturas de redes existentes, suporta eduroam como podemos ver aqui.

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa, O hardware Página 2 – Comparativos: Nokia N8 vs iPhone 4 Página 3 – O sistema operativo, A interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Galeria fotográfica, Prós & Contras, Conclusões

Comparativos

Tamanho: Nokia N8 vs iPhone 4


Em termos de tamanho, não será tão elegante quando comparado com o mais mediatico dos smartphones, no entanto as suas medidas:  altura 113,5 mm, largura 59 mm, profundidade 12,9 mm e o seu peso (com bateria): 135 g não destoam.

O iPhone tem de altura 115,2 mm, largura 58,6 mm, profundidade 9,3 mm e pesa 137 gramas.

O aspecto é que não será o mais sublime, tem uma forma arrojada mas, no meu entender, pouco elegante em termos de extremidades.

Ecrã: Nokia N8 vs iPhone 4

Neste capítulo ambos têem argumentos poderosos, um apresenta um excelente ecrã AMOLED e ou uma tecnologia inovadora, o Retina Display.

Câmara: Nokia N8 vs iPhone 4

Em termos de captação de imagem a diferença está no sensor e na lente utilizada.

A Nokia oferece uma câmara de 12 megapixels com tecnologia óptica Carl Zeiss e um grande sensor óptico. O iPhone por sua vez apresenta uma câmara fotográfica de 5 megapixels, não oferecendo grandes atributos neste sector.

Interior sem flash


imagem Nokia


imagem iPhone

Interior com flash


imagem Nokia


Imagem iPhone

Exterior sem flash


imagem Nokia


imagem iPhone

Zoom


imagem Nokia


Imagem iPhone


imagem Nokia


Imagem iPhone

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa, O hardware Página 2 – Comparativos: Nokia N8 vs iPhone 4 Página 3 – O sistema operativo, A interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Galeria fotográfica, Prós & Contras, Conclusões

Na próxima página poderá saber mais acerca das novidades do Symbian ^3 incluído neste smartphone e também algumas novidades ao nível do Touch.

O Sistema Operativo

Recorrendo um pouco à história para enquadrar o actual momento, importa destacar a importância do Symbian no desenvolvimento e na adopção dos mais representativos sistema operativo mobile da actualidade.

O Symbian foi, sem qualquer margem para dúvida, o mais importante sistema operativo mobile desenvolvido até hoje e ainda hoje mantém essa marca como sendo o mais utilizado de todos os sistema operativos existentes. É um feito quando colocamos no tempo os mais de 20 anos de experiência acumulada da Nokia. O Symbian ^3, que equipa este smartphone em análise, saiu em 2010, versão estável, mas há já planos para ser substituído.

O Symbian ^3 foi um salto considerável face à sua versão anterior?

Sem dúvida e este equipamento é o reflexo desse crescimento enquanto suporte a novas tecnologias. Podemos destacar que este versão inclui:

A interface
Ecrã Principal

Os ecrãs são personalizáveis conforme as nossas necessidades. Podem ser colocados widgets para chamar aplicações, serviços ou mesmo para atalhar caminho nalguma operação. O Symbian ^3 tras 3 ecrãs disponíveis:


Este será o ecrã principal, onde poderá colocar o mais importante e os atalhos que entender serem os de acesso frequente.


Numa segunda linha poderá colocar as aplicações de lazer, permitindo assim ter “à mão” o seu som quando necessita de relaxar. Usufruindo destes atalhos evita perder tempo num dos grande problemas deste sistema operativo: menus com muitos sub-menus.


No terceiro ecrã, provavelmente, deverão ser colocadas as aplicações menos utilizadas, mas, que de alguma forma, são chamadas de quando em vez e um atalho aqui ajuda.

Como em tudo o que é “customizável”, este ecrãs variam de utilizador para utilizador, foi com esse intuito que a Nokia os tornou flexíveis.

Menu

O velho e nosso conhecido menu principal. Quem não está familiarizado, de alguma forma, com estes ícones?


Depois de abrirmos a porta para a porta das aplicações, temos no formato “grelha” as aplicações que vêm nativamente e aquelas que decidirmos instalar. Temos também mais uma porta para outros locais de “culto”.


Teclado

O teclado não está de todo dentro dos “parâmetros” que a modernidade nos habituou. Na vertical o smartphone tem um teclado “telemóvel” o bom estilo antigo, com “escrita auxiliada” e num formato que durante a última década viciou os adolescente de tal forma que teclavam sem olhar e de noite a dormir mantinha uma conversa com alguém, também a dormir, do outro lado da linha… fantástico método que criou inclusive um “campeonato” de velocidade a digitar palavras.


Em modo horizontal, o Nokia N8 contempla-nos com um tradicional mas pouco intuitivo teclado QWERTY.


Trocar de aplicação

Tem multitasking, mas temos de estar atentos. Funciona muito bem, diga-se desde já, mas muitas aplicações activas provoca stress no sistema operativo e este “gela”. Aconteceu-me várias vezes. Como não temos acesso à bateria… reza-se para que o botão principal seja um “alt+ctrl+del” do Symbian… e de facto tudo volta à normalidade.


Portanto, temos grupos de atalhos como ecrãs, temos várias janelas de opções e temos multi-tarefas. Não está tão morto como se pensa, este sistema operativo.

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa, O hardware Página 2 – Comparativos: Nokia N8 vs iPhone 4 Página 3 – O sistema operativo, A interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Galeria fotográfica, Prós & Contras, Conclusões e… curiosidades

As Aplicações


As aplicações são as necessárias, aquelas que precisamos e que recorremos para o trivial mas, o importante, além de telefonar. Sim, que no meio de tanta função, esta máquina também faz chamadas.

Por falar em chamadas, aconteceu-me uma situação caricata: retirei o cartão SIM e continuei a utilizar o smartphone, às páginas tanta chamo a aplicação do telefone, digito um número mas anulo o que ia fazer carregando no botão Home… dá indicação que não tem cartão SIM e pede para o inserir… mas eu apenas quero sair dali e volto ao teclado de novo, clico no botão home para voltar…e volto a receber a mesma mensagem e volto ao teclado… passou-se! Unica solução é desligar a máquina e está o assunto arrumado.





O browser não proporciona de toda uma agradável experiência de navegação, embora nas características do mesmo esteja explicita uma experiência de navegação webpages real, esta não será “tão real” como seria de esperar nos browsers mobile da actualidade.

A Pesquisa da Web com controlo táctil é simples mas sofre por ter uma browser pouco dinâmico. Apresenta linguagens de marcação compatíveis: HTML, XHTML MP, WML, CSS, protocolos compatíveis: HTTP v1.1, WAP.

É compatível com TCP/IP, compatível com Visual history, HTML e JavaScript, Flash Lite 4.0 e Flash video. A Nokia enriqueceu esta secção com Nokia Mobile Search e leitor RSS. Para uma máquina com saída HDMI e óptimo poder de processamento nada como ter um browser compatível com streaming de vídeo.




GPS

Este equipamento vem equipado GPS integrado, receptores A-GPS Mapas Ovi com navegação automóvel e pedestre gratuita. Posicionamento Wi-Fi, Bússola e acelerómetro para orientação correcta do visor.

Experimentei a funcionalidade do GPS, na sincronização com a rede de satélites foi rápido, alguns segundos foram suficientes, mas no percurso escolhido por vezes “perdia-se”. Um desnorte não frequente mas que aconteceu duas ou três vezes num percurso de cerca de 80 kms junto à costa.

Os mapas para o GPS podem ser descarregados e actualizados via Nokia Ovi Suite.







Dentro desta secção, o utilizador poderá encontrar algumas ferramentas interessantes. Além do tradicional Gestor de ficheiros, poderá usufruir de um Dicionário, do Quickoffice, uma ferramenta para compactar, o zip, a calculadora que já foi referida em cima, o leitor Adobe PDF e o, também já referido, Gravador


Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa, O hardware Página 2 – Comparativos: Nokia N8 vs iPhone 4 Página 3 – O sistema operativo, A interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Galeria fotográfica, Prós & Contras, Conclusões e… cluriosidades

Galeria Fotográfica






















Prós:
Contras:
Conclusões

O Nokia N8 é o sucessor do N97 na lista de produtos da série N. Este é também o primeiro aparelho “Pentaband 3.5G”, quer isto dizer que este dispositivo suporta até 5 frequências de comunicação, características única à data do seu lançamento em finais de Setembro de 2010.

A Nokia está a perder o mercado dos smartphones e irá perder o mercado dos telemóveis se não agir. A hegemonia outrora conseguida não foi sustentada quando surgiram novas necessidades mas também quando surgiram novas ofertas de mercado. A Nokia ao longo destes anos, limitou-se a alimentar um mercado de consumo, onde cada novo dispositivo era um passo adiante no equipamento físico. O Sistema Operativo era rígido e dificultou a criação de novos serviços.

A Nokia sabe que tem de correr atrás do tempo perdido e este smartphone aparece como uma resposta aos seus mais directos concorrentes. A evolução do consumo está drasticamente a mudar de cor e flui para as mãos da Apple e da Google.O N8 foi uma resposta aos anseios dos utilizadores Nokia, mas foi uma respostas cara e sem chama.

O equipamento em termos físicos é muito bom, toda estrutura é imensamente bem desenhada e pensada, nisso não haverá dúvidas que estamos perante uma das maiores, se não mesmo a maior, fabricante de smartphones do mundo. Mas o bólide precisa de piloto e é nesse ponto que o preço pedido pelo equipamento atinge o proibitivo.

Qual é o mercado-alvo deste modelo?

Este é um equipamento para um mercado alvo muito especial. Um possível cliente terá de reunir uma preferência pelo ambiente Nokia e Symbian, terá de necessitar de um complemento multimédia a um smartphone e não poderá depender da qualidade de navegação.

Deverá gostar de equipamentos bem construídos e nesse sentido o preço não será um obstáculo…

Preço e disponibilidade

O Nokia N8 encontra-se disponível pelas operadoras TMN, com o preço de 429 euros, encontra-se também na Vodafone, ao preço de 419.89 euros e, livre, no sitio da Nokia por 529 euros. Em cada operador móvel acresce os eventuais ciclos promocionais.

Curiosidades:

10 factos interessantes sobre a Nokia

Até que ponto conhece a Nokia e as suas origens? Reunimos 10 factos interessantes que talvez desconheça e que o poderão surpreender.

1. A origem

O nome Nokia teve origem no rio Nokianvirta, que atravessa a cidade de Nokia, na zona de Pirkanmaa, uma região da Finlândia localizada na província da Finlândia Ocidental.

2. Os produtos

Os dispositivos móveis não foram o primeiro produto resultante da actividade da Nokia. Antes de se dedicar ao sector das telecomunicações, a Nokia produzia pneus, botas de borracha e televisões, entre outros produtos.

3. Nokia Tune

Reconhecido mundialmente entre os utilizadores de dispositivos móveis, o tema Nokia Tune foi composto por Francisco Tarrega, um influente compositor e guitarrista espanhol do período Romântico.

4. SMS

O famoso toque de recepção de mensagens escritas, comum aos dispositivos Nokia é, na realidade, código Morse para a sigla “SMS”.

5. Chamadas GSM

A primeira chamada telefónica efectuada através da tecnologia GSM foi feita em 1991, em Helsínquia, na Finlândia, através de uma rede disponibilizada pela Nokia ao primeiro-ministro finlandês Harri Holkeri, utilizando um telemóvel Nokia.

6. O primeiro passo na electrónica

O primeiro dispositivo electrónico produzido pela Nokia, em 1962, foi um pulse analyser.

7. O primeiro telemóvel

O Mobira Talkman foi o primeiro dispositivo móvel desenvolvido pela Nokia, em 1984. O aparelho custava cerca de 4.560 euros, ao câmbio actual.

8. Tecnologia táctil

O primeiro telemóvel Nokia a dispôr de um ecrã tácil foi o Nokia 7710, lançado em 2004. Com um visor LCD de grandes dimensões, o dispositivo tinha ainda leitor de música e câmara fotográfica com zoom digital.

9. Campeão de vendas

Em Maio de 2007, o Nokia 1100 foi o telemóvel mais vendido de todos os tempos e o número 1 no top de vendas entre todos os produtos electrónicos comercializados a nível mundial.

10. Nokia Nseries

Em 2005, os Nokia N70, N90 e N91 foram lançados em simultâneo, marcando assim a chegada ao mercado dos dispositivos Nseries.

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa, O hardware Página 2 – Comparativos: Nokia N8 vs iPhone 4 Página 3 – O sistema operativo, A interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Galeria fotográfica, Prós & Contras, Conclusões e… curiosidades

Exit mobile version