Pplware

Análise Nokia Lumia 800

Por Rui Oliveira para o PPLWARE.COM

Nos últimos 10 anos a Nokia dominou o mercado mundial com o seu próprio sistema operativo móvel o Symbian. Actualmente derivado da parceria com a Microsoft, a empresa finlandesa passou a focar-se principalmente na área em que é mais forte, o fabrico de Smartphones com o conhecimento acumulado de muitos anos de liderança de mercado. O resultado de um ano de trabalho árduo está no Lumia 800, o primeiro Smartphone Windows Phone 7 da Nokia. Mas… será que em tão pouco tempo a Nokia conseguiu conceber uma oferta competitiva? Veja a nossa análise para tirar as suas dúvidas.

Hardware e Design

A Nokia utiliza no processo fabrico do Lumia 800 os mesmos materiais que tinha estreado no Nokia N9  . Trata-se portanto de um telemóvel construído a partir de um único bloco de policarbonato. Este material é fabricado através de um processo rigoroso ao nível microscópico onde são empregues compostos utilizados na concepção do plástico.

O resultado final, à primeira vista pode enganar o utilizador deste equipamento. Em nada parece o plástico comum utilizado em outros equipamentos sejam eles de média ou alta gama. Aliás o toque e a robustez conferida por este material à Nokia Lumia 800, quase que replica um acabamento à base de borracha. A razão prende-se pelo toque aparentemente macio e uma solidez inequívoca do equipamento.

É fácil imaginar este telemóvel a cair algumas vezes ao chão e sair completamente ileso. Como é óbvio não tentámos este teste de stress ao equipamento porque gostamos de devolver os equipamentos em boas condições a quem nos empresta. Mas este Nokia é sem dúvida dotado de elevada qualidade na construção e pouco fica a dever aos smartphones que utilizam predominante um acabamento em alumínio.

Quanto ao design, podemos referir que embora seja um critério carregado de alguma subjectividade (porque gostos não se discutem), este equipamento (a par do N9) é um dos smartphones mais bonitos à venda no mercado. Mas mais do que produzir um aparelho atraente, poucas empresas se preocupam nos vários cenários de utilização, como o conforto na mão ou o conforto no bolso. E nesse aspecto o Lumia 800 foi pensado de modo a ser bastante ergonómico. Aliás a forma com que a Nokia, conduziu o processo de engenharia de forma a que o dispositivo tenha este tamanho final é no mínimo impressionante.

Apesar de parecer, o Lumia 800 não é assim tão pequeno e no processo a Nokia conseguiu incluir um ecrã de 3.7 polegadas.

De destacar ainda no campo das especificações internas do hardware, o generoso armazenamento interno de 16GB que irá permitir armazenar as suas fotos, videos e aplicações sem que sinta falta de espaço. O Lumia 800 inclui ainda 512MB de memória RAM que aliada ao processador de 1.4GHZ Qualcomm Scorpion é mais do que suficiente para correr o sistema operativo de forma fluida.

Ecrã

O ecrã é um dos pontos fortes do Lumia 800. Trata-se como já referido de um ecrã de 3.7” AMOLED bastante resistente (Gorila Glass) com a tecnologia ClearBlack. Esta tecnologia proprietária da Nokia, permite que os tons de preto sejam bastante fidedignos em relação à vida real. Nos nossos testes com o equipamento até foi por vezes difícil distinguir o ecrã da borda, sendo comum tocar na borda a pensar que estava a tocar no próprio ecrã.

As cores produzidas no ecrã são vibrantes, e os contornos das letras são bastante definidos permitindo que o texto seja perceptível por exemplo no browser mesmo a um nível de baixo de zoom. Como é normal, num ambiente fechado é fácil atestar as capacidades de um ecrã.

Onde a qualidade se mede mesmo é na utilização do próprio dia-a-dia. Por essa razão o nosso ambiente de utilização foi muitas vezes ao ar livre. As qualidades deste ecrã foram mais que uma vez atestadas mesmo com o sol a incidir directamente sobre o ecrã. Não se verificou uma perda significativa dos elementos do ecrã e foi possível realizar todas as tarefas com naturalidade, aliás como pode ser visto na imagem acima.

Áudio

Nesta componente destacamos duas vertentes. Numa primeira vertente testámos a qualidade das chamadas. Neste aspecto podemos atestar a qualidade da recepção áudio. Mesmo em ambientes de maior ruído e multidão, a voz na chamada sempre se conseguiu ouvir com uma boa nitidez (em zonas de recepção normal), indo até ao detalhe de algumas vezes se ouvir algumas conversas de fundo. A inclusão no Lumia 800 de um segundo microfone parece ter surtido efeito na supressão eficaz do ruído.

Numa segunda vertente do áudio, testámos este dispositivo na reprodução de ficheiros MP3 e rádios online. Mais uma vez não tivemos nenhuma razão de queixa, os agudos e os graves estão lá e são reproduzidos de forma fidedigna bem como uma adequada separação de canais áudio.

Destacamos ainda um bom poder de amplificação do som, por exemplo a ouvir música nos auscultadores nunca passámos do nível 16 (dos 30 possíveis) de volume.

É animador a Nokia não ter descurado este factor, dado que já tivemos em anteriores análises dispositivos que dariam bons PDAs, mas na prática ficaram aquém em pormenores importantes como o som, de modo a na nossa opinião serem adequadamente apelidados de Smartphones.

Câmara

Mais uma característica, mais pontos ganhos pela Nokia. A qualidade da câmara embutida neste dispositivo é acima da média. Não sabemos se é pela inclusão de lentas Carl Zeiss, ou até uma optimização bem conseguida do software/controlador de captura no sistema operativo.

Na imagem abaixo é mais que evidente, o detalhe dos vários elementos bem como uma vivacidade impressionante das cores num dia de sol.

Apenas em condições de pouca luminosidade é que esta câmara pode falhar. Mas quanto a este aspecto, o duplo led entra em acção à noite ou em ambientes escuros. Contudo, pode pecar por excesso de iluminação, por isso em ambientes fechados com boa iluminação o melhor é desligá-lo. E como a qualidade de uma lente se mede também na quantidade de luz que consegue absorver mesmo em condições de iluminação limitada, testámos também esse aspecto.

Embora, não tenha conseguido o mesmo efeito que a fotografia em pleno dia (como seria de esperar), os resultados foram mais que satisfatórios:

Outro factor positivo é a velocidade com que a câmara tira fotografias. Este pormenor aliado ao botão dedicado para esta função, possibilita retirar fotos sequenciais com uma rapidez impressionante, apenas rivalizada pelo iPhone ou o Galaxy Nexus.

Mas actualmente, uma câmara de um smartphone de alta gama não serve apenas o objectivo de fotografar. E no que se refere à captura de vídeo, o sensor óptico consegue gravar películas em alta definição (720p). No vídeo de teste que fizemos de 1 minuto, é mais uma vez claro o realismo nas cores produzidas, e a rapidez com que a câmara obtém detalhe dos cenários assim que fixa um ponto no horizonte.

É a prova que apesar de a lente ser aparentemente de pequenas dimensões não é de forma alguma justificação para ser menosprezada.

O único aspecto negativo aqui a salientar não é a qualidade em si da câmara traseira mas sim a ausência de uma câmara frontal que poderá ser um inconveniente significativo para quem utiliza um Smartphone para videoconferência.

Conectividade e Bateria

Nos nossos testes, não notámos qualquer anomalia na qualidade da recepção telefónica no Lumia 800, portando-se ao mesmo nível de qualquer smartphone de alta gama. No que se refere a ligação a hotspots Wifi, o dispositivo consegue estabelecer rapidamente e sem grandes problemas o acesso mantendo uma ligação estável quando a recepção se revela adequada.

Finalmente, testámos a solução de GPS, o Nokia conduzir, e revelou-se uma solução bastante útil, sendo claramente um aspecto diferenciador no segmento de mercado de smartphones com o Windows Phone. Não conseguimos contudo, activar a navegação do GPS de forma totalmente offline, embora tenhamos conseguido descarregar na totalidade os mais de 100MB correspondentes ao mapa de Portugal. Isto é, talvez nos tenha escapado algum pormenor mas a navegação não inicia sem um plano de dados. Contudo, será certamente um pormenor que não mancha a boa qualidade nas direcções sugeridas pelo Nokia Conduzir.

Ter uma solução desta qualidade é uma mais-valia para quem tem um smartphone WP7, já que actualmente não é um tipo de software que é bastante abundante no mercado da Microsoft.

Com todos os mecanismos de ligações que um smartphone moderno possui, e o Nokia Lumia 800 não é excepção neste caso, será que a sua bateria se mantem à altura?

Pensamos que sim, conseguimos com a rede wifi sempre ligada, aceder de forma ocasional à internet para consulta de sites, correspondência no GMail, ouvir rádio por streaming e algum YouTube, e efectuar umas chamadas ocasionais. A realizar todas estas tarefas o Lumia 800 durou um período de cerca de 24 horas sem ir à tomada.

Sem a Wifi ligada, e com chamadas ocasionais a duração passou para perto de 48 horas sem carregar.

Não é mau nem é excepcional, mas está dentro da média do que se consegue obter de smartphones do Android por exemplo. Claro que a utilização de cada utilizador dita a autonomia, assim sendo a nossa experiência neste parâmetro com este equipamento é meramente indicativa. De apontar apenas à bateria é o facto de ser interna, isto é, não é passível de ser substituída por qualquer pessoa mas apenas pela Nokia.

Índice

  • Página 1
    • Hardware e Design
    • Ecrã
    • Áudio
    • Câmara
    • Conectividade e Bateria
  • Página 2
    • Software
    • Aplicações Nacionais
    • Aplicações da Nokia
  • Página 3
    • Veredicto
      • Pontos positivos
      • Pontos Negativos
    • Opiniões dos leitores que utilizam o Lumia

« página anterior     pág. 1/3     página seguinte »

Software

O Nokia Lumia 800, vem com a mais recente iteração do Windows Phone. A versão 7.5 (Mango) que vem incluída denota uma maior maturidade da plataforma. Existem alguns pontos que prendem a atenção e são verdadeiros “selling points” para uma camada de potenciais consumidores jovens.

Por exemplo, a integração nativa de redes sociais como o Twitter, Facebook e Linkedin, é uma característica que apela a utilizadores de outras plataformas, já que nenhuma providencia esta experiência “out of the box”. Outro pormenor importante (pelo menos nesta versão), é a inclusão de suporte para outros serviços de email além do Hotmail da Microsoft, como o Yahoo e em especial Google Mail (GMail). Principalmente a configuração do GMail, é um processo indolor exigindo apenas a introdução do endereço de email e palavra pass.

Devido à Nokia englobar uma camada jovem, como um dos segmentos do mercado alvo (a julgar não só pelo sistema em si mas pela publicidade que tem feito nos media), não se compreende porque não incluiu nenhum jogo pré-instalado. Além de apelar aos mais jovens era uma boa oportunidade para mostrar as capacidades da plataforma da Microsoft e do processador instalando um jogo com alguma exigência de recursos.

A decepção é mais patente, quando o utilizador vai ao Mercado da Microsoft e repara que a maioria dos jogos com alguma qualidade são pagos (e alguns bem pagos), e não existem alternativas gratuitas com a mesma qualidade. Por exemplo, a versão original do Angry birds que é gratuito em iOS e Android é pago no Windows Phone 7 (WP7). A Microsoft necessita captar um maior interesse de programadores, que não queiram apenas ganhar dinheiro com a plataforma, mas também queiram oferecer aplicações gratuitas. Claro que a gigante finlandesa não tem qualquer culpa desta “limitação” mas acaba por ser indirectamente penalizada neste aspecto.

Contudo, quem quiser tirar os cordões à bolsa, poderá descarregar bons jogos e ter a certeza que terá espaço suficiente para eles nos 16GBs de armazenamento interno.

Independentemente do que descarregar o processador estará à altura dessas e outras tarefas. Reproduzir vídeo alojado no Lumia 800, aceder à internet ou simplesmente navegar nos menus com as transições características do WP7 é tão suave e fluido como qualquer sistema operativo e mais fluido que alguns smartphones Android com processadores dual core que já testei.

Aliada à fluidez a Nokia pensou nas melhores formas de melhorar a experiência do utilizador no WP7 e incluiu algumas ofertas exclusivas que vêm por omissão no Lumia 800. Nessas ofertas destacam-se.

Aplicações Nacionais:

A Nokia ajustou a oferta de aplicações incluídas nos lumia 800 aos mercados em que comercializa este equipamento. No mercado português não foi excepção e foram incluídas as seguintes aplicações.

Aplicação que oferece um conjunto de serviços associados aos itinerários sobre a responsabilidade da Brisa. Permite estabelecer uma stream de vídeo, proveniente de câmaras colocadas em alguns troços como por exemplo portagens. Permite ainda ver informação sobre as auto-estradas nacionais bem, como inclui uma útil calculadora para calcular o preço dos itinerários (portagens que o utilizador terá de pagar).

Aplicação oficial do Lifecooler, um guia turístico nacional que contém informação relativa a vários pontos de interesse. que vão desde gastronomia e alojamento, até aos principais pontos de turismo. Utiliza ainda um serviço de localização dos pontos de interesse a visitar perto da sua localização,

Aplicação da televisão independente (TVI), onde se pode consultar informação útil para espectadores do canal, como sinopses de programas e vídeos de alguns dos principais programas produzidos para a estação televisiva.

Aplicações da Nokia:

Ao contrário do que se possa pensar a Nokia não passou apenas a fabricante de Hardware. Prova disso é que inclui o seu próprio leque de aplicações exclusivas para o WP7.

Aplicação para recomendação das melhores aplicações/jogos existentes no Mercado da Micosoft. Trata-se de um recurso que a Nokia desenvolveu de modo a suavizar a migração de utilizadores de outras plataformas para o WP7.

Esta aplicação permite realizar a configuração automática dos dados relativos à internet móvel e MMS. Esta aplicação minimiza o impacto no processo de migração entre as operadoras nacionais.

Como já referido acima, é a aplicação de navegação por GPS exclusiva da Nokia para smartphones WP7.

Como o próprio nome indica, trata-se de um substituto aos mapas do Bing incluído por omissão no WP7. Além de utilizar uma fonte diferente de mapas, não existem grandes diferenças em relação à oferta da Microsoft. A única diferença que conseguimos constatar foi o acesso rápido a pontos de interesse nos locais perto da sua localização.

Esta aplicação é mais uma oferta um pouco “redundante” em relação à aplicação Música+Vídeo (Zune), incluída pela Microsoft também neste dispositivo. Além de fazer a gestão da biblioteca musical e permitir compras de faixas musicais, possibilita ainda ter acesso a um conjunto de rádios online.

Aplicação desenvolvida para facilitar a migração para qualquer dispositivo WP7 da Nokia. Tem como objectivo transferir através da norma bluetooh contactos de dispositivos com outros sistemas (como por exemplo o Symbian).

Índice

  • Página 1
    • Hardware e Design
    • Ecrã
    • Áudio
    • Câmara
    • Conectividade e Bateria
  • Página 2
    • Software
    • Aplicações Nacionais
    • Aplicações da Nokia
  • Página 3
    • Veredicto
      • Pontos positivos
      • Pontos Negativos
    • Opiniões dos leitores que utilizam o Lumia

« página anterior      pág. 2/3      página seguinte »

Veredicto

Não está ao alcance de qualquer fabricante OEM conseguir um dispositivo competitivo à primeira tentativa, principalmente depois de fazer uma transição de um sistema operativo que praticamente dominou o mercado mundial nos últimos 10 anos. E se olharmos para todas as facetas deste dispositivo a Nokia conseguiu isso, quer seja apenas por mérito próprio ou com uma estreita colaboração com a Microsoft (ou um pouco dos dois aspectos anterior).

No final, o Lumia 800 é uma oferta atraente mas… consegue ser atraente para todos os interessados na plataforma da Microsoft?

Depende, se procurar um Smartphone Windows Phone 7 com câmara frontal para vídeo conferencia terá que procurar outras alternativas. Por exemplo o HTC Radar . Outra alternativa será esperar mais um pouco pelo Nokia Lumia 900 que segundo os rumores irá ter além de um ecrã maior, também uma câmara frontal.

Caso a videoconferência não seja para si uma prioridade, este Lumia 800 é a melhor opção existente neste segmento tanto para o presente como para o futuro. Isto prende-se principalmente por ser dotado de um processador bastante superior a qualquer um dos equipamentos Windows Phone 7 existentes no mercado. Este poder de processamento oferece maiores garantias que o Lumia 800 irá correr sem problemas futuras actualizações do sistema operativo da Microsoft. Se o Lumia 800 corre com bastante fluidez a versão Mango do WP7, de certeza que não irá sucumbir a futuras versões do sistema operativo da Microsoft.

Além do processador este Smartphone tem outras qualidades bastante atraentes para o consumidor final. Por exemplo a inclusão de uma câmara fotográfica de elevada qualidade, aliada a uma construção robusta e um ecrã com cores bastante fidedignas são características únicas do ADN do Lumia 800.

Todos estes factores são determinantes para o catapultar para um volume de vendas que prevemos que será considerável no mercado nacional (e com o devido mérito).

O Nokia Lumia 800 está actualmente à venda nas três operadoras nacionais móveis com um preço base de 479,90 euros. A unidade utilizada nesta análise, que vem de origem desbloqueada pela própria Nokia, está disponível a um preço base de 549,90 euros.

Pontos positivos

Pontos Negativos

Opiniões dos leitores que utilizam o Lumia:

O Nokia Lumia está a conquistar o seu espaço, dentro da oferta para um segmento alto no mundo dos smartphones. Quisemos saber o que os nossos visitantes, os que têm o Lumia, pensam do seu equipamento. Ficam algumas reacção:

Nuno Rocha

Este equipamento tem dois lados opostos mas que se complementam: o trabalho e o lazer. Eu sou dependente de algumas ferramentas como o mail, telefone, mensagens e o browser. No entanto e porque a integração com as redes sociais está desenhada com mestria, mistura-se um pouco destes dois mundos tornando a utilização do Lumia num evento de prazer. Antes tinha um equipamento com Android, um equipamento barato e que retraía a verdadeira utilização de Android, o salto foi qualitativo tanto no que toca à máquina em si como em termos de usabilidade com o sistema operativo. Este é mais veloz (claro que a máquina é culpada) e fluído.

O corpo do Nokia Lumia 800 é elegante e agradável, embora por vezes seja macio demais e que pode ocasionar algumas quedas acidentais. O meu foi adquirido nos packs empresariais TMN e, como tal, estou bem serviço em termos de preço versus serviços de dados e chamadas. Pena não ter câmara frontal pois cada vez mais podemos recorrer a aplicações que tiram proveito do WiFi presente em muitos lados aumentando a qualidade dos contactos entre clientes, amigos ou familiares.

Até ao momento só a questão da bateria me deixa “menos contente” com este Nokia, o resto são excelentes impressões o que reforça a boa escolha que fiz.

Ângela Silva

Como iniciante neste mundo das tecnologias, vou tentar dar a minha opinião sobre o NOKIA LUMIA 800…

Quando se tem um equipamento novo a maior expectativa é de como funciona, se é prático e simples. Este “telemóvel” é tudo isso e muito mais. Além de ser um telemóvel bonito tem um ecrã táctil negro “vibrato” embora suave e que funciona ao mínimo toque.

A adaptação foi muito rápida, porque em pouco tempo tinha tudo configurado, através da sincronização das contas de e-mail, Facebook… entre outros serviços Live ID.

Assim depois de tudo operacional toca a bisbilhotar…

O Sistema operativo é simples, digamos que funciona “como no PC”, um clique e abre o que pretendemos e num instante volta tudo ao início. Apesar de poder pôr a conta de Facebook logo operacional com os contactos (recorrendo ao serviço nativo do SO), procurei de imediato uma aplicação para que fosse possível gerir de outra forma as funções do Facebook, o serviço tem um comportamento que não me agradou. Nunca tinha usado uma “loja de aplicações online” nem sabia bem como lidar com esse serviço.

Um pouco de pesquisa e lá me autentiquei no Marketplace da Microsoft, estranho como achei tudo tão simples e funcional, existe uma vasta quantidade de aplicações e de jogos, bastou portanto pesquisar e logo apareceu a aplicação do Facebook, que funciona normalmente, bastou colocar o email e a senha e tudo fica com um aspecto “PC LIKE”, podendo manter ou não ligada a aplicação.

Uma outra vantagem que tem é a possibilidade de criar, visualizar e editar documentos do Office, ferramenta que pode ajudar muitas pessoas
que se ausentam do local de trabalho.

Já utilizava o Internet Explorere com o motor de pesquisa Bing, portanto, este sistema operativo até nisso foi amigável no contacto. Posso aceder facilmente a qualquer página na Internet e mesmo algumas mais “institucionais, não me pareceram desfasadas do que conheço no browser no PC.

Para finalizar e como já havia dito, no Marketplace, tem diversas aplicações – Facebook, YouTube, Pplware… – e jogos, muitos e bons jogos, uns pagos e outros gratuitos. Claro que os melhores são pagos, mas reparei e utilizo a função “Experimentar” e funciona muito bem durante algum tempo.

As aplicações que estão associadas à Nokia são muito interessantes e de excelente qualidade, se tivermos WiFi… então o mundo das opções é vasto, se tivermos uma pacote de dados 3G… cuidado pois é viciante o manuseamento… mas frustrante a conta da operadora no fim do mês!

É sem duvida nenhuma, claro na minha modesta opinião, um excelente “smartphone”, com muitas vantagens para o utilizador convencional.

Marco Torres

Depois de 3 semanas a utilizar o Lumia, com uma atitude ainda exploratória, descobri que a Nokia e a Microsoft sabem fazer um verdadeiro smartphone, confesso que tive dúvidas.

De um Nokia passei para um Nokia, de Symbian passei para Windows Phone 7 e foi uma agradável surpresa. Entendo que ainda faltam algumas particularidades a este sistema operativo mas é muito fácil de usar, tudo é tão simples de configurar, o toque é tudo… o que custa tão pouco.

O ecrã é muito lindo, o negro acentua os menus coloridos e destaca o contraste com os menus negros do próprio WP7, dá um toque elegante e simples, sem ser complexo e irritante. O ecrã, o poder do processador e o som, dão um toque realista ao mundo dos jogos, já existem alguns títulos muito bem conseguidos. Sincronizo com o Zune e faço uma gestão total da minha música, fotografias e documentos. As fotos poderiam ser melhores, assim como o peso poderia ser aligeirado. Mas no geral… comprei uma grande máquina.

Artigos Relacionados:

Índice

  • Página 1
    • Hardware e Design
    • Ecrã
    • Áudio
    • Câmara
    • Conectividade e Bateria
  • Página 2
    • Software
    • Aplicações Nacionais
    • Aplicações da Nokia
  • Página 3
    • Veredicto
      • Pontos positivos
      • Pontos Negativos
    • Opiniões dos leitores que utilizam o Lumia

Exit mobile version