Pplware

Análise Nokia C5-00, mais do que um telemóvel

Nokia é Nokia! Certamente que todos nós já ouvimos este “elogio” aos equipamentos da empresa finlandesa Nokia Corporation, líder no fabrico de equipamentos para comunicações móveis. Nos meus tempos de adolescência, lembro que o detentor de um telemóvel Nokia era alguém que trazia consigo uma “grande máquina”. Um sistema operativo bastante elegante e muito simples de usar (que chegava a todos os grupos etários da sociedade), eram algumas das muitas características que marcavam a diferença de outras marcas.

Passados alguns anos, numa era que agora é dominada pelos smartphones, voltei a ter em mãos um super telemóvel já com muitas funcionalidades de um verdadeiro e puro smartphone. Vamos conhecer o Nokia C5-00.

O elegante telemóvel Nokia C5 é cómodo, moderno e cheio de surpresas – com inúmeras formas de se manter ligado à família e amigos. A disposição bem concebida das teclas é perfeita, o que facilita no processo de input de informação.

Principais funcionalidades

Quando me questionam sobre qual a diferença entre um telemóvel (neste caso o Nokia C5 é mais do que um telemóvel) e um smartphone, costumo referir que o telemóvel continua a manter características que o smartphone ainda não conseguiu atingir em pleno, como por exemplo a robustez, a usabilidade(ex. a simplicidade de fazer uma chamada) e o design. Recomendamos a leitura do artigo: O que é um smartphone?

O Nokia C5 possui um ecrã transparente de 2,2 polegadas com suporte para milhares de cores, sendo fantástico para ver imagens, vídeos e navegar na Web, no seu telemóvel.

Com estilo, compacto e em aço inoxidável genuíno – o Nokia C5 tem um toque fiável de qualidade, e um ar atractivo e moderno. Tais características têm acompanhado sempre os equipamento produzidos pela Nokia.

O Nokia C5 é extremamente fino e compacto. Na parte lateral possui a entrada para que o utilizador carregue de forma cómoda via USB a partir do seu PC ou via transformador (cabo USB e um carregador de alta eficiência são ambos fornecidos com o  telemóvel).  É também na parte lateral que está localizado o slot para acomodar o cartão de memória (de fábrica vem com MicroSD de 2 GB), que pode ser trocado por um de 16GB.

Principais características do Nokia C5-00

Consulte todas as especificações aqui

A Ovi Store veio sem dúvida dar uma nova vida aos equipamentos Nokia que assim têm ao seu dispor um conjunto de aplicações para as mais diversas situações. Segundo a própria Nokia, a cada dia que passa são efectuados 2,3 milhões de downloads na Loja Ovi, estando este serviço disponível em mais de 190 países. A loja Ovi oferece um leque de serviços, desde mapas, música, aplicações, etc.

A questão volta a ser colocada em cima da mesa. Afinal, este Nokia C5 é um telemóvel ou um smartphone?

Pergunta difícil de responder! Aproveitando as palavras do Country Manager da Nokia Portugal (Luís Peixe) –“A resposta a esta pergunta está na análise do tipo de utilização que os consumidores fazem de um equipamento móvel, geralmente denominado telemóvel; uma análise que é complexa, já que, como se costuma dizer, cada caso (pessoa) é um caso, com interesses, gostos e necessidades diferentes.”

Considerações finais

Existe um enorme mercado para este dispositivo, não podemos cingir a nossa atenção ao “ainda” pequeno mercado dos smartphones, o maior mercado, a maior fatia de vendas ainda está nestes dispositivos. Para uma determinada faixa etária e para segmentos profissionais, esta máquina é uma excelente opção.

O Nokia C5 é extremamente fino, robusto e compacto. A usabilidade que o sistema operativo oferece é um dos pontos fortes deste telemóvel mas também todo o conjunto de funcionalidades que oferece. Penso que esta versão peca por não ter suporte para redes sem fios (wifi), o que nos dias de hoje é quase essencial (pelo menos para termos acesso à Internet dentro de casa, usufruindo do serviço que já pagamos).

De um modo geral, penso que o Nokia C5 é uma boa aquisição para quem quiser ter um “super telemóvel”!

UPDATE – Informação enviada pela Nokia Portugal

Os preços para o Nokia C5 são os seguintes:

Exit mobile version