Pplware

Análise Netbook: Samsung N210

O Samsung N210 é um equipamento recente no mercado nacional. Vem para um segmento fortemente povoado mas esconde no seu interior algumas virtudes que poderão fazer pender a escolha do utilizador sobre si. Ecrã de 10.1 polegadas, processador Atom N450 poderão não ser sinónimo de poderoso mas será certamente sinonimo de longa durabilidade da bateria.

Depois de algumas boas horas de utilização, onde foram testados aspectos cruciais para o utilizador versátil, chegamos a resultados curiosos.


O que torna este “netbook” assim tão especial?

Em primeiro lugar, tem cerca de 12 horas de bateria, logo aí permite cenários como grandes deslocações, onde poderá trabalhar ou simplesmente navegar com tranquilidade de Lisboa até Paris. Mas, embora este facto seja impressionante, a meu ver, ainda falta o melhor: o fantástico “Instant-On”. Basicamente é um mini sistema operativo, que permite poupar imenso tempo nas pequenas incursões ao computador, como ver o mail por exemplo.


Dentro da caixa temos:


Propriedades eléctricas:

Dimensões:

Apenas achei a escolha da câmera desajustada, pois apenas tem 0.3 MegaPixels.

Índice:

Página 1: Especificações Técnicas

Página 2: Software Incluído

Página 3: Design, Bateria, Teclado, Ecrã

Página 4: Conclusão

O sistema operativo que equipa estes netbooks é o Windows 7 Starter, como é já corrente, a escolha exige que se optimize muito bem todos os componentes para que não apareçam problemas de performance. Sugiro que logo que o ligue façam as devidas actualizações ao sistema operativo.

Além do sistema operativo o Samsund N210 traz muito outro software instalado, o meu preferido é sem dúvida o “chargeable USB”, pois permite carregar qualquer “gadget”, mesmo com o computador desligado.

Software Incluído:

Software Adicional:

Índice:

Página 1: Especificações Técnicas

Página 2: Software Incluído

Página 3: Design, Bateria, Teclado, Ecrã

Página 4: Conclusão


Design:

O design deste equipamento é bastante agradável devido principalmente à textura colocada na parte externa da tampa o que lhe consagra um “look” bastante moderno e robusto. Quanto ao interior fica bastante bem devido à conjugação entre o preto e o rebordo prateado do equipamento.


E como se não bastasse ainda oferecem uma discreta capa protectora preta bastante resistente para “cuidar” do computador e não deixar que facilmente seja danificado com o choque ou riscado com a fricção noutros objectos..


Bateria:

Este “netbook” dispõe de uma bateria de 6 células com 5900 mAh que em parceria com o processador de baixo consumo Intel Atom consegue realizar cerca de 12 horas de trabalho consecutivo.


Teclado:

O espaçamento entre as teclas e o toque das mesmas fornecem um teclar bastante suave e confortável, embora o posicionamento da tecla ‘<‘ esteja no sítio errado, pois confundi muitas vezes com a tecla “shift” do lado direito. Mas fica sublinhado que a rapidez do teclar é muito interessante devido à suavidade das teclas.


Ecrã:

O ecrã LCD de 10.1″ tem uma resolução recomendada de 1024×600 (WSVGA), possibilitando uma leitura clara e precisa de todas as palavras, aumentando também o conforto enquanto se navega pela Internet. O ecrã possui ainda uma superfície bastante baça o que se traduz em zero reflexos! Notou-se algum cuidado por parte da Samsung em “limpar” do ecrã situações que incomodam bastante o utilizador devido ao facto do ecrã ser reduzido.

Índice:

Página 1: Especificações Técnicas

Página 2: Software Incluído

Página 3: Design, Bateria, Teclado, Ecrã

Página 4: Conclusão

Conclusão:

Numa visão geral, o computador está bastante equilibrado em termos qualitativos. Há pequenos problemas de performance mas, como referi, são solucionados com as actualizações recentes do Windows 7.

Não conseguimos testar o Instant On, embora fosse uma grande espectativa nossa ver o seu funcionamento, tal não foi possivel, por motivos que desconhecemos não foi possivel de todo colocar essa opção em funcionamento.

Quanto ao Hardware, aqui está bem patente o esforço de equilíbrio e de cuidado na utilização, tirando o tal problema com o posicionamento da tecla ‘<‘ que se encontra imediatamente antes da tecla “shift” do lado direito do teclado.

Em relação à câmara… poderia ser melhor. A imagem apenas contava com uma resolução de 640×480, muito pouco para as necessidades actuais. Quanto a espaço de armazenamento acho bastante melhor do que os seus concorrentes até à data, pois dispõe de 250Gb.

Guardando o melhor para o fim, este “netbook” dispõe ainda de uma bateria com a duração estimada de 12 horas o que se traduz numa espectacular autonomia. (Lá se vão as viagens intermináveis de tédio).

É uma excelente compra e o preço de 350 euros faz com que seja uma máquina apetecida face aos seus mais directos concorrentes.

Índice:

Página 1: Especificações Técnicas

Página 2: Software Incluído

Página 3: Design, Bateria, Teclado, Ecrã

Página 4: Conclusão

Exit mobile version