Pplware

Análise Monitor LG E2360V – Uma janela para o Mundo…

No inicio deste ano, a LG One em associação com a Ogilvy Portugal lançaram um projecto conjunto de forma a potenciarem a divulgação e de aumentarem a Awareness de alguns produtos da LG, no nosso mercado, ao qual o Pplware foi convidado a participar. No entanto, esta iniciativa teve uma outra faceta que lhe revestiu de particular valor, que correspondeu ao facto de, o produto que se encontrava em análise naquele momento (Monitor LG W2486L, ver aqui) poder ser doado a uma instituição de solidariedade social à nossa escolha.

É com extremo prazer e satisfação que me encontro na posição de anunciar que o Pplware foi novamente convidado para uma iniciativa semelhante.

Desta feita o monitor em análise é o LG Flatron E2360V um monitor com LED Blacklighting de ecrã de 23’’, que esteve em destaque no Portugal Tecnológico 2010, e que como iremos ver mais adiante, apresenta uma grande beleza estética de linhas bastante sedutoras.


Além de uma linha elegante, este ecrã segue uma filosofia de versatilidade no seu funcionamento que faz dele uma autêntica janela em HD para o mundo dos PCs e das consolas ou mesmo para o universo da televisão, e não esquecendo as suas mais-valias técnicas que fazem dele um monitor de grande qualidade (como por exemplo o rácio de contraste de 5.000.000:1 ou um tempo de resposta de 5ms).

Passemos então à análise do LG E2360V, caracterizado primordialmente pelo seu design sedutor, Full HD e uso da tecnologia LED:


Bundle (conteúdo da caixa):

O E2360 vem devidamente acomodado com os seus acessórios numa caixa com as suas dimensões em altura e largura, e pouco mais de 10 centímetros de profundidade. No seu interior identificamos rapidamente os acessórios que vêm com o monitor e também imediatamente notamos a ausência (esperada) de um cabo HDMI e a não tão esperada ausência dum cabo DVI-D. De resto, pode-se dizer que na embalagem vem tudo o resto a que temos direito.

Ora vejamos:

Design

Quanto ao seu design, o E2360 com design Super Slim, apresenta linhas extremamente bonitas, apresentando um misto de sofisticação com exuberância mas duma forma tão subtil que se torna bastante sedutora.

Com a moldura totalmente num preto glossy que produz um bom efeito, apresenta uma moldura rectangular, claro está, com uns rebordos suaves e sem extremidades demasiado pontiagudas. A base do monitor termina num pé feito num determinado material plástico transparente que ajuda a causar uma sensação bastante intimista quando iluminado pela led azul ou vermelha do E2360.

Embora não seja uma luz bastante forte ou abrangente acaba por dar um toque especial ao próprio monitor quando em ambientes mais escuros.


Os botões de controlo dos menus do monitor encontram-se subtilmente escondidos na parte inferior do monitor, o que não quer dizer que sejam de difícil uso, muito pelo contrário. O único senão apresenta-se quando após algum tempo de uso as dedadas começam a notar-se … nada que uma limpeza rotineira não resolva.


A base, também ela com uma coloração negra lustrosa com a sua beleza já descrita e num formato rectangular acaba por apresentar talvez a sua maior deficiência. A não rotatividade do monitor. Embora possa ser inclinável, o monitor não usufrui de movimento rotativo o que é algo limitativo.

Um pouco de forma recorrente, a patilha do parafuso que aperta a base ao pé do monitor é de fraca qualidade sendo demasiado flexível. Por outro lado, e uma vez que se trata dum Flat Monitor, é de estranhar a ausência de Tipo de Suporte VESA, que daria bastante jeito para quem lhe visse maior utilidade como televisão, por exemplo.

On-Screen Display (OSD)

O OSD é bastante simples de usar tal como a generalidade dos monitores. Consoante a ligação feita (HDMi, DVI-D ou DSUB) teremos alguns modos específicos (conforme ilustrado na tabela anexa mais abaixo) o que ajuda bastante a tornar a experiência com o E2360 muito mais enriquecedora, quer seja a ver TV, trabalhar no PC ou a jogar um jogo.


Estes modos pré-definidos ajudam bastante na escolha da melhor visualização conforme o que se pretende passar no ecrã e, como habitual, apresentam um mecanismo de preview bastante prático das alterações feitas.

Ao seleccionar um modo novo, o ecrã divide-se em dois verticalmente, mostrando na metade esquerda como ficará se aplicarmos o novo modo, e na metade direita o modo actual. Bastante prático para definirmos qual o melhor equilibro de cores, luminosidades,  sem termos de estar sempre a seleccionar um após outro.


A navegação nos menus é feita, conforme indicado mais acima neste artigo, através de 5 botões que se encontram colocados duma forma simultaneamente prática e subtil, na parte inferior da moldura do monitor.


PC

A experiência do E2360 com um PC foi bastante boa. Configurei-o para o Modo Internet, e o seu comportamento foi extremamente satisfatório.

O ecrã, que consegue eliminar grande parte do reflexo demonstra uma grande capacidade de transmitir imagens límpidas e com elevada nitidez. Trabalhar no Office, ir à Internet, ver o Mail, enfim, actividades normais para qualquer utilizador de PC são feitas de forma satisfatória e sem arrasto excessivo ou sombras indesejadas.

O trabalho com cores pareceu-me perfeito, não havendo perda de uniformidade no display que é apresentado no ecrã.


Em jogos, e como pode ser visto pelos vídeo em anexo (embora os próprios vídeos tenham uma qualidade algo imperfeita) não comprometeu. Embora, dependa de jogador para jogador, procedi a uns certos acertos aos valores de luminosidade, mas quis experimentar dois jogos que se caracterizam principalmente por eles próprios trabalharem com palettes de cor diferentes.

Tanto no Operation Flashpoint: Dragon Rising, com uma ambiência mais cinzenta ou mesmo escura como no Dragon Age: Origins o monitor portou-se bem e conseguiu passar uma imagem nítida, rápida e eficiente. Tanto num como no outro, os jogos correram fluídos, sem arrastamentos, sem distorções de imagem, sem cores “estranhas”.

Ambos os jogos apresentaram uma nitidez e qualidade de imagem bastante aceitável.

TV

O E2360 pode ser também usado como televisor, e assim podermos contemplar duma forma melhorada a Júlia Pinheiro, ou ver com mais detalhe as pistas de CSi Miami.

Novamente, o modo pré-definido é o de Filme, mas pode ser a qualquer momento personalizado, especialmente porque numa primeira apreciação esse modo pode transmitir um exagerado contraste.

Tal como foi dito anteriormente, a imagem apresenta a mesma nitidez e clareza. No entanto aconteceu-me uma coisa engraçada … no caso da RTP a imagem apareceu-me com alguma indefinição de imagem … fica a dúvida se devido à emissão do próprio canal (que na minha Televisão de serviço estava normal) ou se o sinal que estava a ser emitido estava a ser deficientemente transposto para o monitor.


De qualquer forma, o E2360 demonstrou-se novamente um bom companheiro para ver um bom filme ou um grande jogo do Special One… entre outros.

A seguir:

Consolas

Um outro ambiente que quis testar foi o de gaming, mas em consolas. Liguei a minha Playstation3 em HDMi e lancei um jogo pelo qual tenho particular gosto. O jogo é o Red Dead Redemption e, para os que não o conhecem, apresenta cenários de grande beleza, quer nocturnos quer diurnos podendo, nesta diversidade de ambientes e palettes ver o potencial dos 5.000.000:1 de contraste que me presenteou com imagens dignas dum Western de Hollywood moderno. No entanto, para jogar tive de alterar o Modo para Jogos e mesmo assim fiz uns poucos ajustes, pois achei que os escuros e os contrastes entre as cores não se encontravam ainda ao meu gosto. Mas isso claro está, depende um pouco da apreciação pessoal de cada um. Tanto nos ambientes nocturnos como nos diurnos o E2360 portou-se à altura.

Nos testes da PS3 o E2360 fez como John Marston e disparou acertadamente.


Apreciações Finais:

O LG E2360 é um monitor que denota um enorme charme e que adocica qualquer sala, quer seja pelas suas linhas atraentes ou pela classe que transpira por todos os centímetros da sua moldura preta glossy. Sem qualquer dúvida que se trata dum monitor de grande beleza. Pelos testes a que o submeti, posso considerá-lo um monitor bastante bom e fiável que não me desiludiu nos diferentes testes a que foi posto à prova. Tanto em ambiente PC (trabalho ou jogo) como em ambiente TV (televisão ou consolas) portou-se bastante bem e nunca dando quaisquer problemas ou deficiências de relevo. Nas horas a fio que se manteve ligado não acusou qualquer sintoma de aquecimento, de perda de definição ou outro problema. Reparei na ausência de opções de ajuste da altura do ecrã, embora sinceramente não tivesse necessidade de o fazer. Um outro pormenor no qual reparei foi no facto de o local na parte traseira onde se inserem os cabos ser um pouco frágil, indo com facilidade para dentro quando se liga o power. Uma porta USB, creio que seria uma adição excelente, mas cuja ausência nada belisca a classe deste monitor que apresenta também um consumo energético de realce.

Se olharmos para a oferta da concorrência na mesma gama de produtos, pode-se dizer que é, sem grandes dúvidas uma boa aposta com um preço extremamente competitivo e de grande elegância. Mesmo com alguns pontos menos bons abaixo enunciados, o E2360 acaba por ser uma boa escolha para poder arrumar definitivamente o velhinho CRT.

Pontos fortes:
Pontos fracos:


Especificações:

Características Principais:

Características Especificas:

Características Físicas:

Artigo realcionado:


Homepage: LG E2360V
Homepage: Portugal Tecnológico

Exit mobile version