Pplware

Análise iRobot Roomba 660

A tecnologia é uma grande ajuda, até nas lidas da casa. O Roomba é um aspirador que incorpora vários sensores e fazem um trabalho fantástico, delineando o seu trajecto, numa superfície e aspiram o lixo que eles próprios detectam.

Este equipamento pode ser programado para funcionar em horários e dias que lhe seja conveniente e ele fará a gestão do espaço e da energia, assim como lhe dá indicações de alguns factores. Chegou-nos, portanto, às mãos o Roomba 660 e testamos o robot de limpeza e, como em tudo, não fomos meigos, demos ao Roomba uma tarefa para verificar do que era capaz. Saiu-se bem, para o tamanho que tem!


Roomba 660 é um robô com “inteligência”

O Roomba usa os seus sensores para determinar o espaço onde actua. Identifica as variações de piso, calcula o espaço percorrido e descobre o lixo que existe pelo chão. O equipamento está preparado para evitar quedas quando confrontado com desníveis, por exemplo, quando se aproxima de escadas.

Mas vamos saber mais sobre este aspirador e tudo o que o acompanha.

 

Unboxing

O equipamento é compacto, mas traz acessórios e algumas peças de desgaste suplentes. Dado o seu tamanho, tudo foi pensado para que o espaço seja bem aproveitado e é também isso que vemos na arquitectura dos acessórios e dos consumíveis. Como verão no vídeo, os próprios filtros e escovas são muito bem pensados para que tudo possa ser combinado dentro do exíguo espaço do Roomba. Esse foi um dos pontos que chamou positivamente à atenção.

Este equipamento traz o seguinte material:

 

Especificações

Este robot de aspiração Roomba 660 da iRobot foi equipado com tecnologia para remover poeiras, pelos, cabelos e sujidade por onde quer que passe. A tecnologia de limpeza responsiva iAdapt permite ao Roomba monitorizar o ambiente por onde circula e faz isso mais de 60 vezes por segundo.

Essa tarefa fica a cargo dos múltiplos sensores e da capacidade comportamental adquirida, mais de 40 comportamentos aumentam o poder de limpeza e a performance deste equipamento quando está a rastrear o espaço ao seu redor.

Acessórios suplentes para substituição, parede virtual e doca de energia

 

Design

Este é um conceito já com algum tempo no mercado, contudo, é agora mais comum nas nossas casas. O protótipo de grande, barulhento e com tubos, isso pode estar em vias de extinção. Este aspecto esguio, achatado e independente, irá povoar os lares. Tem bom aspecto, é simpático pensar que podemos ter algo que tem “vida própria” a tratar das limpezas na nossa ausência e que conhece os cantos da casa.

Uma pega discreta e muito útil permite transportar o Roomba

Leve, “inteligente” e aprende com a experiência. Os materiais são bem pensados o que contribui para o seu aspecto limpo e agradável. Com uma pega para fácil transporte e com os mostradores em cima, de fácil reconhecimento.

Linhas muito suaves e uma cor alegre, que dá vida a um electrodoméstico

A parte superior tem poucos botões o que é agradável, não dá aspecto de confusão mesmo para quem tem alguma dificuldade em lidar com a tecnologia. No centro está o botão Clean que é o que dá ordem ao Roomba para iniciar a limpeza.

Poucos botões e de informação audível, embora em inglês

Depois existem os botões em volta do Clean, o Spot e o Dock. O Spot é um modo que permite ao Roomba limpar em espaço pequenos, o Roomba irá movimentar-se em espiral em cerca de um metro de diâmetro. Migalhas, açúcar entornado ou algo que queira que ele limpe numa área pequena, por onde se espalhou “um pequeno acidente”.

Spot e Dock duas funções fantásticas do Roomba

O botão Dock é uma ordem para ele voltar à base. É simples, ele recebe a ordem, localiza a sua base de carga e sozinho dirige-se para lá ligando-se aos conectores, para recarregar as baterias. Ele faz isso sozinho quando termina um ciclo de limpeza, mas se vir que quer terminar a limpeza quando o tem por perto, clique no Dock e ele é obediente.

 

Performance

Antes de tudo deve virar o Roomba ao contrário e retirar a lingueta de plástico da bateria, é só puxar um pouco. Agora e segundo informações do fabricante, a bateria devidamente carregada, e na primeira vez tem de estar 16 horas a carregar, dura para aproximadamente 3 horas de trabalho. Mas tudo depende também do piso, depende dos obstáculos e do trabalho dos sensores. Também depende da quantidade de lixo que aspirar, mais trabalho, igual a mais esforço, logo mais consumo. Mas a ideia é ficar tudo bem aspirado.

Estrutura de trabalho do Roomba 660

A velocidade de trabalho tem a ver muito com a avaliação que o Roomba faz da superfície onde opera. Ele não cai pelas escadas abaixo. Isso testamos e garantimos que os sensores existentes por baixo mantêm o Roomba em solo firme. Em termos de ruído, convém de facto ele operar quando não estiver ninguém em casa e, se possível, durante o dia.

85 db não é muito, mas durante algum tempo começa a aborrecer

Num teste simples, foram medidos 85db de ruído em plena acção do Roomba 660. Já chateia um pouco se quisermos estar ao lado dele.

Fora isso o seu agradável serviço pode ser visto e quando chegamos a casa de certeza que temos o chão limpo, carpetes e tapetes aspirados. Ele desenvencilha-se facilmente de fios e outros obstáculos pequenos e, terminado o processo, volta à base.

A sua ação pode parecer aleatória, mas se estivermos atentos, verificamos que ele passa sempre por locais onde ainda não aspirou, tendo como ponto comum outros que já marcou. Depois ele grava esses locais e verifica a cada trabalho se há “novidades”, obstáculos pelo caminho.

Parede virtual. Necessita de duas pilhas LR20

Mas se não quisermos que ele saia de um determinado cómodo, sem termos de fechar uma porta, podemos criar uma “parede virtual”. A iRobot inseriu um dispositivo que fornece ao Roomba uma indicação que para aquele sitio não deve passar.

 

Agenda de limpeza

Como pode ver no cimo do Roomba, existem botões de Schedule, ou melhor dizendo, de agenda. Podemos agendar as limpezas para dias e horas em que não estejamos em casa.

Podemos agendar para determinado dia e hora a limpeza

Convém colocar certa a hora e o dia para que o Roomba saiba a quantas anda. Depois não se preocupe, ele trata do restante serviço. Quando chegar a casa verifique se está tudo bem limpo, mas tenha em atenção o reservatório do lixo.

Atenção que o “saco do lixo” não é grande e o Roomba pára quando está de saco cheio!

É interessante ler o manual de instruções, até para saber para que servem os restantes utensílios que acompanham o Roomba, não vá pensar que são adereços de moda ou de outra qualquer função. Não, são peças que ajudam a melhorar o desempenho do aspirador.

Sensores em cima, dos lados e em baixo mantêm o Roomba em solo firme

O Roomba dá indicações luminosas quando tem problemas, pode verificar no manual qual o problema, lá também encontrará a solução para o problema.

 

Veredicto

Para quem tem um espaço amplo, com poucos obstáculos e que queira ter sempre a casa limpa, este é um gadget fantástico. Limpa bem, pelo menos o chão está sem aquele pó, areias que chegam no calçado, os pêlos dos animais ou os cabelos normais que existem em qualquer ambiente.

Horário definido para o Roomba saber a hora de iniciar a agenda

Limpa as migalhas que os miúdos vão “plantando” pela casa e ajudam a conservar a casa mais agradável dia a dia. Serviço pronto mesmo quando chegamos a casa. Claro que não tem a potência de um aspirador tradicional, principalmente para as carpetes e tapeçarias onde exige poder de sucção muito maior. Mas fora isso faz o seu serviço.

Preço: 400 euros

Claro que o preço é sempre um factor a ter em conta. Este é um preço média. Já vi mais barato, mas já o vi mais caro. Um tradicional, de tubo e mais barulhento, que o temos de puxar e carregar, é mais barato sem dúvida, mas também é estúpido. A inteligência tem o seu preço

A Favor:

Contra:

 

Agradecimentos:

Queremos agradecer à irobot pela disponibilização deste exemplar. Ele deu o litro e está aqui a prova que não andou a passear, mas sim a trabalhar, conforme indicações do criador.


Homepage: iRobot

Exit mobile version