Pplware

Análise: BlackBerry Storm 2 (9520)

A empresa detentora da marca BlackBerry, RIM, actualizou a sua gama de equipamentos TouchScreen com o BlackBerry Storm 2, que é nada mais nada menos do que uma mera actualização do seu antecessor, o Black Berry Storm (9500) já analisado aqui.

O Storm 2 é caracterizado por um design e interface desenhados à medida de um profissional. Intuitivo, fácil de interagir e desenhado especialmente para aquelas pessoas cujo lema é “tempo é dinheiro”.

Será este mais um rival para equipamentos como iPhone 3GS e HTC Hero? Será que as actualizações que o Storm sofreu chegam para tal feito?! Estas e outras dúvidas serão respondidas nesta análise. Fiquem atentos.

A análise irá ser longa e exaustiva. Por esta razão, irei dividir a mesma em secções de forma a poderem apreciar o equipamento.

Curiosos por saber quais as especificações técnicas de que é munido este equipamento? Então não sofram mais. Aqui estão elas bem detalhadas.

Especificações Técnicas

Índice

Design, Interface, Bateria e Ligações

O BlackBerry Storm 2 é um equipamento intrigante a nível de design, pois se o comparar-mos ao seu antecessor ele é exactamente igual e, infelizmente, 5 gramas mais pesado.

No entanto, é um equipamento que assenta, forma fantástica, na palma da nossa mão. Não é preciso muita técnica nem engenho para conseguirmos manobrar esta “caixa de tecnologia” com um único dedo e com a segurança de que tudo o fazemos não vai despoletar ou entrar num serviço indesejado, como acontece em qualquer outro equipamento quando tentamos deslocar um menu para cima e para baixo, ou para a esquerda e para a direita.

Neste equipamento para executar seja o que for temos de pressionar o ecrã, enquanto que para fazer deslocar determinado menu basta simplesmente deslizar o dedo por cima do ecrã de forma suave.

Encontra-se bem munido de alguns botões auxiliares revestidos por borracha (segundo consegui apurar a partir de pessoas que usam o anterior Storm, este tinha um problema de desgaste dos botões que os faziam cair, daí provavelmente a BlackBerry ter optado pelos botões de borracha).

Também vem equipado com botões que fazem parte da própria estrutura, da qual também faz parte o ecrã do mesmo. Estes botões são: os botões de ligar e desligar, o botão de “return”, o botão de menu (representado pelo símbolo da Blackberry), o botão de ligar/desligar (telefone/ecrã), e o botão de silenciar o som da chamada (estes dois últimos encontram-se no topo do mesmo).

A partir da imagem abaixo apresentada, podemos ver que do lado esquerdo temos um dos botões de borracha já referidos e a porta USB que suporta a funcionalidade tanto de transferência de dados como de carregar a bateria do equipamento.

Reparem que a porta USB é desprotegida, o que a meu ver é uma desvantagem, pois facilmente ganhará sujidade ao andar no bolso ou na mala.

Quanto ao botão, este pode ser configurado para a função que desejarem, para abrir um programa, para abrir a lista de contactos, o calendário, enfim, o que desejarem.

Do outro lado do equipamento, tal como podemos ver na imagem abaixo, temos os restantes botões de borracha. Também estes botões não estão sozinhos, podendo ser observada uma entrada para os headphones, também ela desprotegida, tal como referi aquando da porta USB, é mais uma fonte para a entrada de sujidade, que neste caso é difícil de remover.

Os botões presentes são o da câmara e o do volume. O botão do volume está somente destinado para essa mesma função, regular o volume do toque das chamadas, leitor de áudio e vídeo, etc. O outro botão está destinado a activar a câmara e a fazer o disparo da mesma. Porém podemos configurar também este botão para solicitar abertura de outro programa. Uma vez com a câmara activa o botão herda a sua funcionalidade real, que é o seu disparo, deixando de realizar a função previamente estipulada pelo o utilizador.

Este Blackberry vem equipado ainda com um ecrã multitouch. A única vantagem da existência desta componente foi na parte de escrita de SMS em que podemos clicar no “Shift” e na tecla da letra que desejamos que fique maiúscula.

Outra particularidade deste equipamento é o facto de, para além do telemóvel bloquear o ecrã, também bloqueia quando o telemóvel entra em modo de suspensão.

Existe ainda um LED que nos indica a presença de SMS/MMS/email por ler, chamadas não atendidas ou mesmo bateria fraca.

Na parte traseira do equipamento temos a câmara do equipamento bem como o flash do qual se faz acompanhar.

O acesso à bateria do equipamento é feito removendo a cobertura de metal. A meu ver esta foi uma má escolha por parte da Blackberry pois esta tampa não fica estática, isto é, quando o temos na mão parece que estas duas peças se estão a separar.

Relativamente à interface do mesmo, esta apresenta um design  à medida de um profissional. É intuitiva, fácil de interagir e desenhada especialmente para aquelas pessoas cujo lema do dia-a-dia é “tempo é dinheiro”.

Os menus enormes e com ícones intuitivos permitem a quem os utilizar aceder rapidamente ao que deseja sem precisar de se preocupar com cliques acidentais numa opção que não a pretendida.

De outro modo o look do mesmo não é para quem deseja fazer deste equipamento um adereço de moda, mas sim para quem não quer uma peça bonita mas sim um equipamento de trabalho robusto e fiável, e quem melhor que a RIM para oferecer um equipamento deste género graças ao seu excelente currículo, adquirido ao longo destes anos de desenvolvimento de equipamentos para profissionais.

Relativamente à bateria do equipamento, no meu caso durou-me cerca de uma semana. É realmente uma bateria com uma autonomia muito elevada.

Relativamente a ligações este equipamento tem todo o tipo de ligações que um equipamento deste género deve ter. Wi-Fi e bluetooth estão presentes e com uma antena muito potente.

Este equipamento possui também um sistema de navegação GPS com uma precisão muito elevada.

Índice

Contactos, Chamadas e Mensagens

Como já referi, este equipamento tem um formato vocacionado para o sector comercial. Como tal, era de esperar que a área de contactos, chamadas e mensagens estivessem desenhada para essas situações.

A lista de contactos é muito simples. Graças à tecnologia que a RIM aplicou no ecrã deste telemóvel, podemos deslizar a lista de contactos para cima e para baixo sem nos preocuparmos em accionar acidentalmente um contacto que não o desejado.

Ainda temos à nossa disposição duas setas que nos permitem ir contacto a contacto caso não se sintam à vontade em deslizar a lista de contactos.

Quanto às chamadas temos um teclado numérico enorme que nos permite marcar rapidamente e de forma confortável o número de telefone/telemóvel desejado. Temos também à nossa disposição um sistema de separadores que nos permite navegar pelos menus aí apresentados, tais como, o do registo de chamadas (separador central) e a nossa lista de contactos (separador da direita).

Quanto às mensagens temos de admitir que são muito “iPhone Style”. As mensagens são agrupadas por data decrescente. É apresentada depois em cada mensagem um pré-visualização da última SMS/MMS/Email enviada/recebida. Eu referi os três estilos de mensagem pois a mesma caixa de entrada agrupa todos os estilos de mensagem escrita.

Outra particularidade das mensagens está no envio. Quando estamos a responder a uma mensagem, não precisamos de responder no mesmo formato, isto é, se uma pessoa vos envia uma SMS podemos responder com uma MMS ou Email e vice-versa. Isto é muito útil por exemplo quando nos pedem uma determinada fotografia, pois não precisamos de ir às MMS inserir a fotografia e enviar para o contacto da pessoa, depois de a procurar na lista de contactos. Neste caso basta responder, inserir a mensagem e enviar.

Por omissão, quando ele encontra conteúdo multimédia, desde que o contacto em causa não tenha um email atribuído, o equipamento envia por MMS, mas se a pessoa em causa tiver também um email na lista de contactos este pergunta por onde quer enviar.

Quanto à situação do e-mail, este tem a possibilidade de se poder sincronizar com o outlook ou qualquer outro programa que estejamos a usar no nosso computador para gestão de e-mails, contactos e/ou agenda. Este tipo de sincronização só é possível de realizar caso tenhamos o software Blackberry Desktop manager instalado.

O teclado de escrita é muito bom e é também o único local onde podemos tirar partido do sistema multi-touch. Temos um teclado “QWERTY” muito parecido ao do nosso computador. Relativamente ao multi-touch, para o vermos em acção basta pressionarmos a tecla “Shift” ao mesmo tempo que pressionamos outra tecla da letra que queremos ver em maiúsculas, tal e qual se faz no nosso computador pessoal quando queremos realizar a mesma acção.

Índice

Internet e Câmara

Sobre a Internet não há muito a dizer. Consegue-se navegar muito bem e para ler algum conteúdo de determinada página basta fazer zoom. O scroll também é muito fácil de se fazer graças à já referida tecnologia que a RIM colocou no ecrã deste Blackberry.

Suporta Flash nativo e podemos tirar printscreen do que estamos a ver. Podemos ainda adicionar as páginas aos favoritos e ainda fazer a gestão e sincronização dos mesmos caso a nossa operadora tenha suporte para os serviços Blackberry.

A Câmara deste telemóvel para além de ter somente 3.2MP e um zoom digital de 2x, continua a ter uma qualidade de imagem muito boa. Se nunca viram um telemóvel a tirar fotografias com qualidade de imagem durante a noite, têm então de experimentar este Blackberry. O seu flash LED permite tirar fotografias de noite e com a qualidade das fotografias tiradas de dia, e tudo isto sem precisar de activar o efeito de visão nocturna, só utilizando o flash.

Claro que não é um equipamento que vai fazer frente à qualidade de imagem de fotografia de um Samsung Pixon 12 ou um Sony Ericsson Satio, mas que se é de tirar o chapéu relativamente a fotografias em ambientes de pouca luz, lá isso é.

Quanto à gravação de vídeo a qualidade de imagem é muito idêntica à do modo fotografia. Podemos igualmente utilizar o flash para servir de luz de apoio quando fazemos os nossos vídeos em ambientes com pouca luz.

Índice

Multimédia e Aplicações

Relativamente à área multimédia, a RIM não se descuidou, mesmo sendo este um equipamento profissional. Esta é uma das áreas de lazer que hoje em dia a maior parte dos profissionais procuram num equipamento. Hoje em dia, músicas e vídeos não podem falhar nestes equipamentos. Cada vez mais a tendência é passar tudo o que usamos a nível tecnológico para o nosso bolso, e acreditem que já esteve mais longe.

Portanto relativamente a este aspecto não há muito a dizer. Todos os equipamentos vêm equipados com este tipo de sistema multimédia e são muito parecidos uns com os outros. Onde se destacam é na qualidade de som e imagem, e isso vos posso garantir: este equipamento não vos irá desiludir. Tem uma qualidade de som com ou sem auscultadores que é de meter inveja a qualquer equipamento de música e uma qualidade de imagem (mesmo não sendo HD) que é de ficar “de olhos em bico”.

Relativamente a aplicações posso garantir que este traz todas as aplicações necessárias a um profissional, ou não fosse o nicho de mercado Blackberry esse mesmo.

Aplicações para ler documentos Word, Excel e PowerPoint estão presentes. Temos ainda uma calculadora, uma lista de tarefas e um memorando. Ainda temos um gestor de ficheiros e uma aplicação para encriptar os nossos ficheiros mais sensíveis.

Não existe nenhum ícone na parte das aplicações que o diga, mas este equipamento lê PDF de forma nativa.

Uma das aplicações nativas que também vem com o equipamento é a aplicação de Messenger. Não se encontra na secção de aplicações porque a RIM considera essa aplicação mais como um modo de comunicação do que uma aplicação directa.

Índice

Conclusão

Concluindo e resumindo, este é claramente um dos únicos equipamentos que na realidade não chegaram ao mercado para fazer frente ao iPhone. Na realidade o nicho de mercado a que este equipamento se destina nem sequer toca de perto no nicho do mercado do iPhone.

Surpreendeu-me pela positiva no que toca à quantidade de aplicações de que é munido, a quantidade de memória interna que temos à nossa disposição para guardar músicas, fotografias, vídeos, etc.

A escolha de uma entra jack 3.5mm também me surpreendeu, pois desta forma podemos usar quaisquer headphones comuns.

No entanto nem tudo são rosas. Este equipamento também tem o seu lado negativo como já fui referindo ao longo do artigo. O facto da tampa da bateria dar a impressão que vai sair a qualquer momento é muito mau e por vezes desconfortável.

O sistema operativo apresenta um certo lag, o que por vezes faz com que a interacção com o ecrã do equipamento seja impossível de se realizar.

Com isto classifico este equipamento com a nota: 7/10

Para terminar, gostaria de agradecer à Vodafone por nos ter disponibilizado este equipamento, caso contrário a análise do mesmo não seria possível.

Índice


Homepage: Vodafone


Homepage: BlackBerry Storm 2

Exit mobile version