Uma nova atualização à assistente virtual da Amazon foi lançada ontem. Com este anúncio, a Alexa recebe assim novas capacidades que ajudarão a criar uma experiência mais natural e intuitiva com os utilizadores.
Esta novidade será especialmente útil para os vários programadores que procuram uma forma de personalizar o tom monótono e robótico da assistente para diferentes casos de uso, escolhendo o mais adequado para o conteúdo em questão. Que novas emoções podemos esperar por parte da nossa amiga digital?
O tom padrão da Alexa tem vindo a sofrer diversas alterações ao longo da sua evolução. Todavia, apresenta ainda bastantes desafios no que se refere à interação com o utilizador, dado o tom demasiado monótono e estático que apresenta.
Para ultrapassar esta dificuldade, foram agora implementadas novas emoções e estilos de fala para criar uma experiência de voz mais natural e intuitiva. A voz da Alexa será capaz de dar respostas através da utilização de tons de felicidade ou deceção. Esta é uma novidade restringida atualmente à língua inglesa (US).
Segundo sugestões avançadas pela empresa, uma entoação do tipo feliz pode ser utilizada como resposta a um jogo de perguntas de conhecimento, por exemplo. Pode ainda ser usada para empatia quando o resultado de um jogo desportivo é partilhado e a equipa preferida do utilizador sofre uma derrota.
Estas novas características asseguram uma dinâmica muito mais vasta aos programadores. Estes vão ser capazes de concretizar novas formas de interação do sistema de inteligência artificial com o utilizador.
A Amazon mostrou interesse em evoluir a sua assistente virtual há vários meses atrás, começando com a introdução de mais uma opção com foco na utilização em leitura de notícias diárias, adicionando ao serviço uma voz de estilo repórter, especialmente criada para esse efeito.
Vários exemplos foram partilhados pela empresa permitindo escutar cada uma das novas vozes, com 3 níveis diferentes para cada um dos tons: