Na semana passada apresentei o Acer Iconia Tab W500 e prometi para breve a apresentação seu irmão Acer Iconia Tab A500. Embora próximos na hierarquia , distinguem-se pelo seu sistema operativo, aparência e outros apetrechos. Este tablet vem equipado com o Android 3.0 Honeycomb e é mais fino e leve que o irmão. Mas as diferenças não ficam por aqui, basta comparar a usabilidade do Windows 7 face ao Android.
Leia em primeira mão as minhas primeiras impressões acerca deste gadget e veja o habitual vídeo de unboxing, antevendo uma análise completa para breve.
Com a “era dos tablets” procuram-se alternativas aos sistemas operativos típicos como o Windows, Linux e MacOS. Cresce a necessidade de os orientar ao “toque” e não ao “clique”, dada a sua portabilidade inerente. O recurso ao multi-toque, o acelerómetro, o giroscópio e todos aqueles sensores de proximidade, luz e afins tornam-se extras quase obrigatórios, contribuindo para aquilo que se pede a um tablet, intituividade.
O Android 3.0 Honeycomb é o sistema operativo de eleição para os tablets criados fora do círculo da maçã e este Acer Iconia Tab A500 não é excepção.
Deixo-lhe as especificações técnicas deste tablet:
Unboxing e primeiras impressões
Aspecto geral
Peso
Embora bem mais leve que o seu irmão W500 (970g), os seus 730g ficam ainda aquém dos novos Samsung Galaxy Tab que se situam abaixo dos 600g. Estamos a falar da diferença de 100 ou 200 gramas, mas acredite: numa utilização mais ou menos prolongada, é essa pequena grande diferença que se sente. Se pousar o tablet com frequência não é um problema, este é um pormenor que poderá eventualmente ignorar.
Dimensões
Finalmente um tablet da Acer cujas margens não são exageradamente grandes. Só este aspecto faz com que as suas dimensões sejam significantemente menores que o W500 – e isto sem dúvida é um ponto a favor.
A sua espessura não espanta ninguém, mas mais uma vez, bem melhor que o W500 – aqui sentem-se os componentes bem acomodados no interior do chassis.
Qualidade de construção
Todo o tablet é revestido por um plástico com toque de alumínio, frio ao toque e que lhe dá um ar bastante robusto.
As extremidades de cima e baixo são arredondadas, dando um ar ergonómico à peça.
No entanto a entrada para dock sobressai e quebra a ergonomia do aparelho.
Mais uma vez, algo que me faz alguma “confusão”. Porque não incluir pequenas portas de protecção às entradas/saídas do tablet? Já não basta o orifício dos auscultadores e do cabo de alimentação, temos ainda a porta USB, micro USB e mini HDMI para acumular pó.
Ecrã
O ecrã do Iconia Tab A500 é capacitivo e detecta um máximo de 10 pontos de toque, mais do que suficiente para acomodar as duas mãos.
A resolução deste ecrã chega aos 1280×800 pixels, ideal para visualizar conteúdo multimédia em HD e vem equipado com tecnologia LED. A rotação automática da imagem fica a cargo do Android, com a sua animação muito suave e agradável à vista.
Sistema
Sistema Operativo – Android 3.0 Honeycomb
Esta versão do Android é especialmente orientada aos tablets e isso nota-se na sua enorme usabilidade e intuitividade. Ao ligar o tablet é emitida uma pequena vibração, o Android é carregado como se de um smartphone se tratasse, demorando mais ou menos o mesmo tempo e é apresentado o ecrã do sistema operativo bloqueado.
É necessário deslocar o cadeado com o dedo para aceder a uma espécie de “ambiente de trabalho” do Android. Uma série de ícones predefinidos, um widget com a data e hora e algumas miniaturas de favoritos do navegador. Repare-se na barra inferior onde são emulados 3 botões principais: retroceder, início e lista de programas em execução. Do lado direito dessa barra está a área de notificação, a hora e ícones com informação acerca da ligação Wi-Fi e bateria.
O browser é altamente orientado ao toque, todos os botões são suficientemente grandes e o pinch-and-zoom e scroll são fluidos.
Conte com toda a liberdade que o sistema operativo Android lhe oferece: se já é utilizador Android, a transição para o Honeycomb é ainda mais simples. Na análise completa focarei em detalhe as características deste Android para tablets.
Destaco ainda a possibilidade de actualização para a versão 3.1 do Android.
Processador, disco, memória e GPU
Processador Dual-core a 1GHz, 1GB RAM e GPU nVidia Tegra são componentes de luxo para um Android. Tudo corre com a máxima fluidez, mas é nos jogos que o poderio destes componentes se sente. Pode esperar uma longevidade a longo prazo bastante aceitável.
Botões
O tablet tem apenas 3 botões: um botão para ligar e desligar, um botão de volume e um botão que bloqueia bloqueia a orientação do ecrã do tablet.
Para aumentar ou diminuir o brilho terá de aceder ao pequeno widget de configurações rápidas no canto inferior direito do ecrã. Como este aparelho possui sensor de luz, poderá configurá-lo para ajustar automaticamente a luminosidade do ecrã.
Dados e Conectividade
É incluída a ligação Wi-Fi 802.11 b/g/n para que possa tirar partido da navegação na web, embora limitada às redes Wi-Fi existentes, mas poderá optar pela versão que inclui 3G. Foram incluídas as seguintes interfaces de conexão:
- Bluetooth: módulo de Bluetoothv2.1 com A2DP e EDR.
- Localização: O GPS embutido neste tablet é A-GPS, ou seja, GPS assistido pela rede de dados,quando o sinal é GPS é fraco.
- USB: Inclui 1 porta USB 2.0 e 1 porta micro USB 2.0.
- HDMI: 1 porta mini HDMI que suporta a reprodução de conteúdo multimédia a 1080p (Full HD).
- Cartões de memória: Suporta cartões de memória SD ou SDHC até 32GB.
Câmara
O Acer Iconia Tab A500 possui 2 câmaras embutidas, a traseira (principal) possui 5.0 megapixels, auto-focus e flash LED e a frontal (secundária) fica-se pelos 2.0 megapixels.
Na análise completa colocarei amostras de fotografias e imagens tiradas por ambas as câmaras.
Áudio
O som tem muito boa qualidade, com o selo Dolby Virtual Surround Sound. As colunas situam-se na traseira do tablet, uma em cada lado.
É claro que também é possível ligar os auscultadores à ficha de áudio de 3.5mm.
Acessórios incluídos
É incluído na embalagem um transformador de corrente com a ficha destacável, permitindo o encaixe das fichas próprias de cada zona do mundo.
É ainda incluído um cabo micro USB 2.0.
Preço
A versão WiFi está disponível desde 499€ e a versão WiFi + 3G desde 599€. A meu ver tratam-se de preços mais ou menos dentro do panorama dos restantes concorrentes no mercado dos tablets Android.
Conclusões
Fica prometida para breve uma análise detalhada da usabilidade deste Android, software incluído, desempenho e ainda uma avaliação final. Somando todos os aspectos visados, deixo o seguinte sumário de prós e contras deste Acer Iconia Tab A500.
Prós:
- Excelente qualidade do ecrã – 1280×800 pixels em10.1” com tecnologia LED.
- Som verdadeiramente limpo e com surround virtual.
- Sistema operativo adequado às funções de um tablet.
- Boa conectividade – HDMI, USB, MMC/SD, 3G opcional,Bluetooth, WiFi.
- Reprodução via HDMI a 1080p.
- Câmara frontal de 5.0 megapixels com flash LED.
Contras:
- Mais pesado que a concorrência (Samsung Galaxy Tab, Apple iPad).
- Android em inglês e não em português – sem teclado “PT” nativo.
- Falta de protecção das porta USB, micro USB e HDMI.
- Espessura do tablet face à concorrência.
Espero que tenha gostado desta breve análise e espere a análise completa tendo em conta a performance, software e outros detalhes do A500, assim como a comparação deste tablet com o seu irmão Acer Iconia Tab W500, que inclui o Windows 7.
Acha que o Acer Iconia Tab A500 está à altura dos tablets Android das marcas concorrentes?