Pplware

Acer Iconia Tab A500 (Android) – Primeiras Impressões

Na semana passada apresentei o Acer Iconia Tab W500 e prometi para breve a apresentação seu irmão Acer Iconia Tab A500. Embora próximos na hierarquia , distinguem-se pelo seu sistema operativo, aparência e outros apetrechos. Este tablet vem equipado com o Android 3.0 Honeycomb e é mais fino e leve que o irmão. Mas as diferenças não ficam por aqui, basta comparar a usabilidade do Windows 7 face ao Android.

Leia em primeira mão as minhas primeiras impressões acerca deste gadget e veja o habitual vídeo de unboxing, antevendo uma análise completa para breve.

Com a “era dos tablets” procuram-se alternativas aos sistemas operativos típicos como o Windows, Linux e MacOS. Cresce a necessidade de os orientar ao “toque” e não ao “clique”, dada a sua portabilidade inerente. O recurso ao multi-toque, o acelerómetro, o giroscópio e todos aqueles sensores de proximidade, luz e afins tornam-se extras quase obrigatórios, contribuindo para aquilo que se pede a um tablet, intituividade.

O Android 3.0 Honeycomb é o sistema operativo de eleição para os tablets criados fora do círculo da maçã e este Acer Iconia Tab A500 não é excepção.

Conteúdo da embalagem

Deixo-lhe as especificações técnicas deste tablet:

[tabcontainer] [tabtext]Tamanho[/tabtext] [tabtext]Ecrã[/tabtext] [tabtext]Sistema[/tabtext]

[tabtext]Dados[/tabtext] [tabtext]Conectividade[/tabtext] [tabtext]Câmara[/tabtext] [/tabcontainer] [tabcontent] [/tabcontent]

anterior próxima

Unboxing e primeiras impressões

Aspecto geral

Peso

Embora bem mais leve que o seu irmão W500 (970g), os seus 730g ficam ainda aquém dos novos Samsung Galaxy Tab que se situam abaixo dos 600g. Estamos a falar da diferença de 100 ou 200 gramas, mas acredite: numa utilização mais ou menos prolongada, é essa pequena grande diferença que se sente. Se pousar o tablet com frequência não é um problema, este é um pormenor que poderá eventualmente ignorar.

Parte frontal do A500

Dimensões

Finalmente um tablet da Acer cujas margens não são exageradamente grandes. Só este aspecto faz com que as suas dimensões sejam significantemente menores que o W500 – e isto sem dúvida é um ponto a favor.

Parte traseira do A500

A sua espessura não espanta ninguém, mas mais uma vez, bem melhor que o W500 – aqui sentem-se os componentes bem acomodados no interior do chassis.

Espessura do A500

Qualidade de construção

Todo o tablet é revestido por um plástico com toque de alumínio, frio ao toque e que lhe dá um ar bastante robusto.

Tablet revestido de alumínio

As extremidades de cima e baixo são arredondadas, dando um ar ergonómico à peça.

Cantos arredondados

No entanto a entrada para dock sobressai e quebra a ergonomia do aparelho.

Entrada para a dock

Mais uma vez, algo que me faz alguma “confusão”. Porque não incluir pequenas portas de protecção às entradas/saídas do tablet? Já não basta o orifício dos auscultadores e do cabo de alimentação, temos ainda a porta USB, micro USB e mini HDMI para acumular pó.

Portas desprotegidas

Ecrã

O ecrã do Iconia Tab A500 é capacitivo e detecta um máximo de 10 pontos de toque, mais do que suficiente para acomodar as duas mãos.

Ecrã ligado na horizontal

A resolução deste ecrã chega aos 1280×800 pixels, ideal para visualizar conteúdo multimédia em HD e vem equipado com tecnologia LED. A rotação automática da imagem fica a cargo do Android, com a sua animação muito suave e agradável à vista.

Ecrã ligado na vertical

Sistema

Sistema Operativo – Android 3.0 Honeycomb

Esta versão do Android é especialmente orientada aos tablets e isso nota-se na sua enorme usabilidade e intuitividade. Ao ligar o tablet é emitida uma pequena vibração, o Android é carregado como se de um smartphone se tratasse, demorando mais ou menos o mesmo tempo e é apresentado o ecrã do sistema operativo bloqueado.

Ecrã de bloqueio

É necessário deslocar o cadeado com o dedo para aceder a uma espécie de “ambiente de trabalho” do Android. Uma série de ícones predefinidos, um widget com a data e hora e algumas miniaturas de favoritos do navegador. Repare-se na barra inferior onde são emulados 3 botões principais: retroceder, início e lista de programas em execução. Do lado direito dessa barra está a área de notificação, a hora e ícones com informação acerca da ligação Wi-Fi e bateria.

Área de trabalho principal

O browser é altamente orientado ao toque, todos os botões são suficientemente grandes e o pinch-and-zoom e scroll são fluidos.

Browser do Android

Conte com toda a liberdade que o sistema operativo Android lhe oferece: se já é utilizador Android, a transição para o Honeycomb é ainda mais simples. Na análise completa focarei em detalhe as características deste Android para tablets.

Destaco ainda a possibilidade de actualização para a versão 3.1 do Android.

Processador, disco, memória e GPU

Processador Dual-core a 1GHz, 1GB RAM e GPU nVidia Tegra são componentes de luxo para um Android. Tudo corre com a máxima fluidez, mas é nos jogos que o poderio destes componentes se sente. Pode esperar uma longevidade a longo prazo bastante aceitável.

Botões

O tablet tem apenas 3 botões: um botão para ligar e desligar, um botão de volume e um botão que bloqueia bloqueia a orientação do ecrã do tablet.

Botão on/off

Para aumentar ou diminuir o brilho terá de aceder ao pequeno widget de configurações rápidas no canto inferior direito do ecrã. Como este aparelho possui sensor de luz, poderá configurá-lo para ajustar automaticamente a luminosidade do ecrã.

Botão para bloquear a orientação e botão para alterar o volume

Dados e Conectividade

É incluída a ligação Wi-Fi 802.11 b/g/n para que possa tirar partido da navegação na web, embora limitada às redes Wi-Fi existentes, mas poderá optar pela versão que inclui 3G. Foram incluídas as seguintes interfaces de conexão:

Uma porta USB e uma porta micro USB

Porta mini HDMI

Compartimento para cartões SD e SDHC

Câmara

O Acer Iconia Tab A500 possui 2 câmaras embutidas, a traseira (principal) possui 5.0 megapixels, auto-focus e flash LED e a frontal (secundária) fica-se pelos 2.0 megapixels.

Câmara traseira (principal) de 5.0 megapixels com flash LED

Na análise completa colocarei amostras de fotografias e imagens tiradas por ambas as câmaras.

Áudio

O som tem muito boa qualidade, com o selo Dolby Virtual Surround Sound. As colunas situam-se na traseira do tablet, uma em cada lado.

Colunas com Dolby Virtual Surround

É claro que também é possível ligar os auscultadores à ficha de áudio de 3.5mm.

Entrada para auscultadores 3.5mm

Acessórios incluídos

É incluído na embalagem um transformador de corrente com a ficha destacável, permitindo o encaixe das fichas próprias de cada zona do mundo.

Transformador eléctrico com ficha destacável

É ainda incluído um cabo micro USB 2.0.

Cabo micro USB 2.0

Preço

A versão WiFi está disponível desde 499€ e a versão WiFi + 3G desde 599€ A meu ver tratam-se de preços mais ou menos dentro do panorama dos restantes concorrentes no mercado dos tablets Android.

Conclusões

Fica prometida para breve uma análise detalhada da usabilidade deste Android, software incluído, desempenho e ainda uma avaliação final. Somando todos os aspectos visados, deixo o seguinte sumário de prós e contras deste Acer Iconia Tab A500.

Prós:

Contras:

Espero que tenha gostado desta breve análise e espere a análise completa tendo em conta a performance, software e outros detalhes do A500, assim como a comparação deste tablet com o seu irmão Acer Iconia Tab W500, que inclui o Windows 7.


Homepage: Acer Iconia Tab A500

Acha que o Acer Iconia Tab A500 está à altura dos tablets Android das marcas concorrentes?

Exit mobile version