Pplware

2016 será o ano do Force Touch nos smartphones

Durante este ano a grande tendência nos smartphones foi o sensor de impressões digitais. As grandes marcas introduziram-no de forma sustentada e as pequenas, as chinesas, foram capazes de os integrar de uma forma quase perfeita.

E qual será a tendência para o próximo ano? Tudo indica que seja a tecnologia Force Touch.

De acordo com um recente relatório divulgado pela IHS, em 2016, 25% dos smartphones terão a tecnologia Force Touch integrada.

Este ano, a Apple e a Huawei foram as pioneiras, equipando os seus topos de gama, iPhone 6s e Mate S, respectivamente, com um ecrã capaz de executar diferentes acções dependendo da força ou do tipo de toque exercidos e, no início do próximo ano, já se vislumbra um Samsung Galaxy S7 com a mesma capacidade.  

Force Touch: Uma tecnologia inútil?

Há quem considere que esta tecnologia é algo completamente inútil. Na verdade, até ao momento, as marcas ainda não apresentaram argumentos fortes para a sua introdução.

Pesar laranjas e maçãs, foi isto que a Huawei revelou na sua apresentação ao Mate S?

A Apple foi mais inteligente e tentou mostrar que o seu 3D Touch era realmente útil mas, na prática, os utilizadores não lhe dão assim tanta importância no dia-a-dia.

Mas esta realidade vai certamente alterar-se dentro de pouco tempo. Os programadores estão a começar a introduzir nas suas aplicações algumas funcionalidades dirigidas à tecnologia e a sua propagação por outros equipamentos vai contribuir positivamente para a sua utilidade.

Além da Samsung, também a Xiaomi e a Sony são apontadas como as próximas a introduzir um ecrã sensível à pressão do toque mas, a revelar-se certa a conclusão do relatório da IHS, só no segundo semestre de 2016 é que tal é provável que venha a acontecer.

Exit mobile version