Estamos em Dezembro e caminhamos a passos largos para o novo ano de 2015, uma excelente altura para fazer uma síntese sobre as maiores inovações que foram aparecendo durante este ano de 2014, e na verdade foram bastantes e muito inovadoras.
Foi um ano muito fértil em vários segmentos, dentro da tecnologia mais íntima ao ser humano. Assim, neste artigo vamos apresentar-lhe cinco das dez maiores inovações tecnológicas de 2014.
O mundo caminha a passos largos para a Internet das Coisas ou Internet de Todas as Coisas. Não há volta a dar, o online está na moda e vai cada vez ter mais relevância na vida das pessoas.
Para isso muito contribuiu o avanço da tecnologia dedicada às pessoas é o que chamamos de tecnologia de casulo. Esta tecnologia produz dispositivos e serviços que projecta, em redor da pessoa, uma manta de informação sensorial. Há muita coisa fantástica em desenvolvimento que este ano já as vimos aparecer.
1 – Hendo Hover
Esta foi uma tecnologia lançada no site Kickstarter e consiste na primeira prancha voadora a ser criada em todo o mundo. Parece saído de um filme, não é? Mas é mesmo realidade e poderá começar a ser comercializada já durante o próximo ano.
Esta prancha basicamente cria um campo magnético que utiliza contra si mesma, o que faz com que seja possível levitar e transportar uma pessoa.
Esta prancha, se assim a podemos chamar, inspirada na ficção científica que tão bem conhecemos do Regresso ao Futuro, está equipada com quatro motores de disco. Recebeu mais recentemente um design limpo, mais amistoso e leve. Em breve vamos ver este produto mais perto de nós e quem sabe numa realidade de consumo.
Homepage: Hendo Hover
2 – Intel Haswell-E
Este é o processador mais poderoso alguma vez criado pela Intel, o Haswell-E 3.0GHz Core i7-5960X é um Core i7 de 3GHz, com 8 núcleos de processamento, 20 MB de cache e com 40 pistas PCIe 3.0.
Estes são os primeiros chips da Intel de sempre, para uso doméstico, que utilizam octa-core e que com certeza irão trazer muitos benefícios aos seus utilizadores.
O modelo Quad-Core i7-4790k vem com um clock de 4.0GHZ e com um turbo clock de 4.4 GHz, tornando-se o primeiro chip da empresa a bater a barreira dos 4.0GHz.
Homepage: Intel Haswell-E
3 – Samsung Gear VR
Este é mais um dos excelentes produtos criados pela Samsung, o Samsung Gear VR é um dispositivo de realidade virtual e que foi desenvolvido com a colaboração da empresa Oculus VR. Para utilizar este dispositivo basta possuir um Samsung Galaxy Note 4, dispositivo que irá funcionar como ecrã sendo aplicado na parte frontal do Samsung Gear VR.
Além disso, este dispositivo possui ainda uma grande variedade de métodos de entrada como também um óptimo suporte que mantém o dispositivo preso à cabeça dos utilizadores.
Este dispositivo foi apresentado pela primeira vez a 3 de Setembro de 2014, na IFA em Berlim e quando emparelhado com um Samsung Galaxy Note 4 é criado um sistema totalmente independente, sem qualquer necessidade de interface com dispositivos externos, o que torna o Gear VR totalmente móvel.
No próprio dispositivo poderá ainda encontrar um touchpad, um controlo de volume e um botão de back que está conectado ao Note 4 via micro-USB.
Homepage: Samsung Gear VR
4 – Solid State Drive da Samsung
Como podemos ver aqui temos mais um produto da Samsung, empresa que tem feito uma aposta muito forte no armazenamento SSD, construindo dispositivos mais rápidos e robustos.
Desta forma nasceram os discos SSD 850 Pro Series. Com a tecnologia própria 3D V-NAND a Samsung passou a acumular células flash em vez de as colocar lado a lado, possibilitando desta forma velocidade muito superiores às até agora conseguidas.
Com estes novos dispositivos de armazenamento a Samsung conseguiu velocidades de escrita/leitura a entre os 500 e os 700 MB/s dependendo do modelo de disco.
Homepage: Samsung Solid State Drive
5 – Wi-Fi 802.11ac
Esta fantástica inovação apareceu já lá vai algum tempo, apareceu no início deste mesmo ano e passou da próxima geração do Wi-Fi para a actual geração.
O facto de esta tecnologia oferecer uma mistura de beamforming e de também conseguir encapsular mais dados em cada fluxo faz com que a tecnologia 802.11ac consiga atingir o dobro da velocidade da tecnologia anterior.
A verdade é que devido a estas tão grandes velocidades alguns especialistas já estão a pensar criar novos padrões de Ethernet. Não admirará, por isso, que surjam novidades em breve em relação a estes novos padrões.
Homepage: Wi-Fi 802.11ac
Iremos a seguir deixar mais 5 inovações, mas antes queremos saber a sua opinião, o que lhe faz pensar nestes saltos tecnológicos e se alguma destas inovações já faz parte da sua vida.
Por Hugo Sousa para o Pplware.com