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Upload Lisboa: Saiba o que foi apresentado

Foi neste passado Sábado, dia 4 de Outubro, que decorreu a 5ª edição do Upload Lisboa, o evento de referência sobre comunicação e marketing digital que se tem tornado, a cada edição, num evento quase obrigatório para quem pretende estar actualizado sobre o que se passa neste âmbito e adquirir os conhecimentos e ferramentas necessárias para trabalhar nas medias digitais e sociais da forma mais eficiente possível.

O Pplware foi Media Partner deste evento e deixamos agora um resumo do que foi apresentado!

A 5ª Edição do Upload Lisboa levou mais de 500 pessoas à Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, neste passado Sábado, para 9h de palestras sobre os mais variados temas e estratégias de Marketing, Marketing Digital, Comunicação e Comunicação Online.

Contou com um leque rico e variado de oradores que trouxeram dferentes perspectivas de acção nos media, de forma a conseguirmos os melhores resultados nas medias digitais.

A apresentação e moderação de grande parte das palestras ficou a cargo de Virgínia Coutinho, que também já colaborou nalguns artigos para o Pplware.

Aqui fica um pequeno apanhado do que foi apresentado no Upload Lisboa de 2014.

 

Pedro Janela – Fundador e CEO do WYgroup

“Em Portugal somos poucos mas muito bons naquilo que fazemos”

Pedro Janela abriu o evento com boa disposição e uma energia saudável, trazendo como tema a Performance Online.

Falou-nos sobre a importância das startups e de uma boa gestão do nosso produto nas medias sociais.

Para Pedro Janela, estamos a assistir ao Marketing Embebido, uma vez que estamos mais móveis e mais sociais, e daí ser essencial que os dispositivos comuniquem com os mais diversos meios, tais como a nossa roupa.

Na perspectiva do orador, em Portugal somos poucos mas muito bons naquilo que fazemos, e é também da opinião que se resolviam os problemas do mundo se não houvesse privacidade.

 

Kwame Ferreira – Kwamecorp e autor da metodologia VOID

“Como é que os wearables podem trazer valor à nossa vida?”

Kwane trouxe o tema Big data vs Little data and the rise of Cloud Memory e refere que o Volume, a Variedade e a Velocidade são as características essenciais da Big data. O orador apresentou ideias muito interessantes, mas também algo assustadoras para o nosso dia-a-dia.

Kwane, que teve a companhia do seu colega psicólogo, demonstrou de que forma a tecnologia irá, em breve, conseguir aceder aos nossos pensamentos e transformar os nossos sonhos em imagens reais.

Foram demonstradas diversas ideias tais como a app Sleep Cycle que pretende monitorizar a qualidade do nosso sono de forma a determinais possíveis anomalias; a app LokLok cujo objectivo é envio de mensagens que surgem através do wallpaper do nosso dispositvo móvel; o Bond Touch, um wearable onde, ao tocarmos, a outra pessoa irá sentir esse mesmo toque; e o Eterni.me que será um género de avatar da pessoa que irá continuar a interagir com os outros online, depois da nossa morte.

Kwame afirma ainda que “Se formos honestos com os nossos utilizadores eles cedem-nos os seus dados. Temos é de ser muito honestos.

 

Julian Cole – Head of Communications Planning da BBH

Julian Cole apresentou o tema Estratégia Digital e trouxe ao evento um conjunto de ferramentas de estratégia digital para que as pessoas consigam gerir melhor o resultado, estatísticas, insights, etc do seu trabalho nas diversas plataformas digitais.

As ferramentas apresentadas por Cole revelam-se como verdadeiros ‘tesouros’ para quem quer tirar o máximo de partido da sua performance online. Alguns exemplos são:

 

 

Amber Horsburgh – Estratega na agência criativa Big Spaceship

Com o tema Winning at Real Time Marketing, a oradora americana Amber Horsburgh refere que “All the conversations that happen in social platforms happen in real time”.

Amber trouxe diversas ideias e perspectivas refrescantes na forma como percepcionamos o que fazemos e o resultado que temos nas plataformas  digitais, evidenciando que o marketing digital em tempo real é feito de pequenos momentos e não de grandes eventos. E é este marketing digital feito ‘na hora’, agarrando as oportunidades, que promove da melhor forma as marcas.

 

Ricardo Nunes – Head of Social Media na Mindshare Lisboa

O orador Ricardo Nunes apresentou um estudo de caso de estratégia de marketing relativo à marca de carros Mazda.

A estratégia teve como objectivo promover os valores de diferenciação do produto e, para tal, procedeu-se a uma mostragem da imagem do produto, neste caso um Mazda CX5, massificou-se na social media o conceito #MazdaCX5, construíu-se uma história que foi contada através de publishers e premiaram-se os seguidores por marcarem/recomendarem o Test Drive do modelo.

A ideia deste “Storytelling” foi a de aproveitar as capacidades do produto e, através de um ecossistema digital com diversos canais envolvidos, desde Facebook, Twitter, Sapo, Google, etc, promover esse mesmo produto, ao mesmo tempo que se divulgavam diversas imagens de Portugal referentes aos locais por onde o Mazda passava.

Os resultados foram 140 mil contactos da hashtag #MazdaCX5, 42.994 sessões no site com 25% de retorno, 64.750 interações sociais, 6.489 novos fãs, 700 conversões e 66% de acessos via mobile.

 

Filipe Almeida e Filipe Macedo – ComOn

A substituir o orador Luís Serra, estiveram presentes, da mesma empresa, Filipe Almeida e Filipe Macedo que apresentaram também um estudo de caso acerca da Ok! Teleseguros.

A apresentação foi feita de forma muito divertida, levando o auditório várias vezes à gargalhada.

Utilizando o ‘Joel’ para personificar a OK! Teleseguro, os “Filipes” demonstraram que, muitas vezes, uma marca não é notada devido à existência de outras que são mais conhecidas e poderosas.

Afirmam que as marcas devem ter confiança nos seus produtos pois, só assim, conseguem ter notoriedade. As empresas devem-se destacar e estar sempre um passo à frente da concorrência.

“Hoje em dia uma agência tem que fazermais que apenas comunicação… tem também de participar na criação de estratégia, processos, negócio e produtos.” – referem.

Contudo… reconhecem que os consumidores são muito reistentes à mudança.

 

Parry Malm – Anarquista Digital

“O Email não está morto… ele é o nosso passaporte digital!”

Parry Malm foi um dos oradores que mais cativou o público no geral. Não só pela sua postura descontraída, mas também pelo humor inteligente que sempre demonstrou ao longo da sua palestra.

Parry trouxe o tema “Email marketing isn’t just about sending emails anymore” onde tentou, sempre de forma divertida, consciencializar-nos de que o email não está morto… ele é sim o nosso passaporte digital e tudo o resto depende dele.

Parry demonstra que há muitas pessoas a pensar que o email está morto devido a diversas outras plataformas de comunicação mais utilizadas. Mas as pessoas esquecem-se que, para fazermos login nessas plataformas… necessitámos do nosso email, sendo que, assim, este será sempre a nossa chave pessoal para termos acesso a tudo o resto.

Segundo Parry: A cada segundo são enviados 1670000 e-mails. Mais do que tweets, posts, likes…“. Podem aceder à apresentação de Parry aqui.

Fã assumido da banda Megadeth, Parry desafiou a plateia inteira a fazer os ‘cornos do diabo’ com os dedos, para que ele tirasse uma selfie desse momento.

O resultado foi este:

 

Molly Flatt – Evangelista de Word of Mouth da 1000heads

“Don´t just make it informative, make it useful”

Molly Flat, oradora do Reino Unido, trouxe ao Upload Lisboa o tema Putting “The X Into Content Marketing”.

Na sua apresentação, Molly frisou que o conteúdo colocado online não deve ser meramente informativo, mas sim útil às pessoas e que lhes diga algo.

Entre vários exemplos, Molly destaca que o mais importante é mesmo a relação que desenvolvemos com o outro e, que apesar de o marketing digital passar pelas tecnologias, é essencial a interação com o outro, o contacto humano, a troca de experiências, etc.

Assim, o marketing digital deve também conter aspectos que toquem os sentimentos e memórias das pessoas para que dele tirem algum significado.

 

Stephen Waddington – Director Europeu da área digital e social media da Ketchum

A apresentação do orador Stephen Waddington teve como tema a Gestão da Crise Online, onde abordou o tema da crise desntro das empresas e da melhor forma que estas têm para a gerir… ou tentar evitá-las.

Stephen falou ainda do #BrandVandals que são os utilizadores que se aproveitam da rapidez de propagação das publicações nas redes sociais, para denegrir marcas, sendo que a marca deve proceder com comsciência e inteligência na resolução destas situações.

O orador elogiou fortemente o evento, indicando que este se encontra em crescimento.

 

Foi um excelente evento que tivemos prazer de assistir. Agradecemos a toda a equipa do Upload Lisboa pela oportunidade e… esperamos pela próxima edição!

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