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Upload Lisboa 2014: Entrevista a Pedro Janela

O Pplware foi Media Partner no Upload Lisboa, evento de marketing, informação e comunicação que ocorreu neste passado Sábado, dia 4 de Outubro.

Foram mais de 9 horas de palestra e tivemos o prazer de conhecer oradores fantásticos que nos trouxeram conhecimentos muito úteis na área do marketing digital.

Vamos ficar com a entrevista ao orador Pedro Janela, fundador e CEO do WYGroup.

Pedro Janela foi ao Upload Lisboa apresentar o tema Performance Online, e aqui ficam as respostas a algumas questões que lhe colocámos:

Marisa Pinto: Quais os trunfos da WYGroup face a outras empresas de Marketing Digital?

Pedro Janela: O WYgroup cresceu continuamente desde 2002 para se tornar no maior grupo nacional de marketing digital. Os nossos trunfos além da dimensão, mais de 170 profissionais, foi ter criado equipas especializadas nas diversas áreas do marketing digital e do marketing em geral, que conseguem fazer de forma profunda os mais complexos projetos nos domínios do digital em Portugal, começámos a fazer plataformas digitais com a By em 2002, aplicações com a Bliss em 2009, SEM/Performance Marketing com a Performance Sales em 2012, mas temos hoje equipas com muita experiência, com enorme talento em uma dos melhores espaços de escritório no mundo, com vista para a praia em Santo Amaro de Oeiras.

Mas o nosso principal trunfo é saber que as lideranças de cada área de negócio são empreendedores e totalmente ligados ao sucesso de cada uma das empresas, e as pessoas que escolhemos e nos escolheram para o seu percurso profissional um misto de talento, energia, integridade e capacidade de trabalho que são os valores que nos definem.

MP: Na sua opinião, serão as startups uma das melhores formas de combate ao desemprego, promovendo a criatividade, sobretudo dos mais jovens?

PJ: Sem dúvida!

A criação de stratups em areas futuras, em mercados emergentes com talento oriundo das nossas universidades, com um projeto de criar valor, exportar, inovar fazendo numa base de competitividade global ao nível do que de melhor se faz no mundo é a nossa única via de crescimento colocando o país onde ele deve estar.

Importa focar a nossa energia na criação de empresas sustentáveis, exportadoras, que criem emprego com base em talento formado em CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

MP: As empresas portuguesas, no geral, aderem facilmente ao Marketing Digital, ou ainda somos bastante resistentes à mudança? E as empresas que já praticam esta dinâmica, pensa que têm equipas bem preparadas/formadas para promover os produtos/serviços das marcas da forma mais eficaz?

PJ: Estamos em 2014, a maioria das empresas têm vindo a aderir, julgo que o devia fazer com muito mais investimento, mas por vezes o desconhecido leva a que se vão testando processos e mecanismos. O que é certo é que o marketing digital na maior parte dos casos é a via mais eficiente para criar awereness, criar engagement ou fazer acções de performance que em conjunto permitem fazer construção de marca de vendas em uma escala, com um alcance e com um custo que não tem paralelo em toda a história do marketing moderno.

MP: O Pedro afirmou que “se resolviam os problemas do Mundo se não houvesse privacidade”. Pode explicar-nos melhor esta perspectiva?

PJ: Em primeiro não podemos confundir propriedade privada com privacidade. Em segundo não podemos confundir onde termina a liberdade de uma pessoa e começa a de uma comunidade.

Depois convêm percebermos que hoje se alguém quiser saber onde estamos, os governos e os departamentos de informação têm total capacidade de saber tudo ou quase tudo, pois têm poder suficiente para simplesmente saber o que fazemos online. Pelo que já hoje a privacidade online é apenas algo que achamos que existe mas de fato a realidade é outra.

Mas o que quis transmitir é que numa sociedade de bem, a publicação dos movimentos, das acções, da localização de alguém só podem para gente de bem ser algo muito bom, e para gente mal-intencionada de todo o tipo uma forte barreira à capacidade de esconder essa atividade.

Este ultimo paragrafo é a base do que queria transmtir com a frase que coloca na pergunta.

MP: Na sua opinião, num futuro próximo, a publicidade e promoção de qualquer marca/empresa apenas fará sentido através do Marketing Digital?

PJ: De todo, o aparecimento da rádio não matou os jornais, e da TV não matou a rádio, agora o que se está a passar é que toda a media excepto talvez o OOH, está a ser difundida e acedida por tecnologia de base digital, que permite em primeiro o “on-demand” e a interacção, isso muda mesmo a forma como estamos a consumir os meios tradicionais. Ler, Ouvir e Ver.

Não acredito que o ato de ouvir música, ou ver videos mude daquilo que é, o marketing digital terá de encontrar formas de usar da melhor forma o passar a ser um meio “on-demand”.

MP: Que projectos tem a WYGroup em vista para os próximos anos?

PJ: O grupo estabilizou o seu crescimento no mercado nacional, onde a nossa estratégia atual é de continua consolidação e melhoria de qualidade do nosso produto. Os projetos para os próximos anos estão focados na abertura de mercados internacionais assentes na nossa atividade de mobile development, através da agência Bliss Applications.

Assim além de São Paulo e Boston onde já estamos, queremos abrir em outras cidades dos USA, em Londres, em Singapura ou Hong Kong, no decurso dos próximos três anos.

A qualidade das apps que desenvolvemos compete de igual para igual em qualquer mercado. É isso que temos vindo a ver.

Além disso o continuo desenvolvimento de aplicações permite-nos hoje deter um conjunto alargado de aplicações que iremos vender como produtos

O Pplware agradece ao Pedro Janela a disponibilidade para esta entrevista!

Pedro Janela

Pedro Janela é fundador e CEO do WYgroup, o maior grupo independente de serviços de marketing digital em Portugal. Crescendo de uma start-up, em 2002, para um grupo com uma força de trabalho de mais de 170 pessoas, com escritórios em Lisboa, Porto, São Paulo e Boston. A sua função é juntar tecnologia e criatividade, conhecendo em profundidade os campos de marketing digital e interativo, Desenvolvimento Web e Mobile, SEM, Social Media, Performance Marketing.

É também partner da eggNEST, um fundo de seed capital com 1M de Euros de capital com seis empresas já investidas. Em conjunto, as empresas do WYgroup e da eggNEST, faturam hoje mais de 10 Milhões de Euros, sendo que mais de 70% dessas são startups.

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