Pplware

IFA 19 – Rethink Evolution: Huawei apresenta o Kirin 990, primeiro SoC com 5G integrado

A Huawei acaba de apresentar na IFA o seu novo SoC, o Kirin 990. Este system-on-a-chip assenta na litografia de 7 nm e traz integrado um modem 5G, sendo o primeiro a chegar ao mercado com esta inovação. É esperado que seja o processador que irá equipar o futuro Huawei Mate 30 Pro! Para além disso, foi também apresentado o Kirin A1.

A marca chinesa marca assim mais uma vez o mercado dos smartphones, ao estar na vanguarda da inovação. Acompanhe a apresentação em direto!


A apresentação está a ocorrer neste preciso momento na IFA, em Berlim. Acompanhe aqui em direto!

Conheça o Kirin 990

Richard Yu, CEO da Huawei, sobe a palco para apresentar o novo SoC topo de gama da marca chinesa. Começa por falar da inovação das antigas gerações dos seus processadores, Kirin 970 e 980 que foram pioneiros na integração de NPUs. A integração da Inteligência Artificial nos seus chips permitiu a evolução e democratização desta tecnologia.

A junção do 5G com a Inteligência Artificial faz-se com velocidades superiores que permitem trazer uma IA mais eficaz. E para democratizar o 5G, Richard Yu acaba de apresentar o Kirin 990.

O Kirin 990 destaca-se sobretudo pelo modem 5G integrado no próprio SoC, o que permite poupar espaço no interior do terminal e, para além disso, reduzir custos de produção.

Depois de termos vistos vários smartphones com 5G no último ano, estes recorriam a um modem externo ao SoC. Era uma solução funcional, mas que agora evoluiu para um novo nível. Assim sendo, entramos definitivamente na era do 5G nos smartphones.

Neste segmento, o Kirin 990 é o primeiro a chegar ao mercado, visto que o Exynos 980 – apesar de já ter sido apresentado – só chegará ao mercado daqui a uns meses. O SoC da Huawei chega já daqui a poucas semanas, nos futuros Huawei Mate 30.

Contudo, as novidades não se ficam por aqui. O Kirin 990 traz várias capacidades que lhe permitem tirar mais partido, não só da rede 5G, como da 4G e uma tecnologia que combina ambas. E para fazer face às atuais dificuldades do 5G – pouca presença, alto consumo de energia – o Kirin 990 foi otimizado para conseguir uma boa gestão neste aspeto.

A presença do 5G no Kirin 990, como referido anteriormente, irá levar a Inteligência Artificial mais além. Como por exemplo, será possível destacar pessoas em vídeos, numa regulação píxel a píxel, e mudar o plano de fundo, retirar pessoas do filme e muito mais.

Mais potente e poderoso do que nunca!

A Huawei não se limitou a melhorar o seu novo SoC no que à conectividade diz respeito. O CPU foi igualmente melhorado, contando com oito núcleos: quatro menos potentes, dois de média potência e dois para as tarefas mais exigentes.

Quanto à GPU, esta conta com 16 núcleos e garante a melhor experiência de gaming no segmento dos smartphones. E, a cereja no topo do bolo, o Huawei Kirin 990 está mais pequeno e eficiente do que os seus antecessores e concorrentes. O SoC da marca chinesa consegue assim uma evolução assinalável.

Kirin A1, o processador para todos os outros dispositivos

Com a Inteligência Artificial e a Internet of Things, a Huawei sentiu a necessidade de desenvolver o Kirin A1. Este chip irá constar em pequenos dispositivos, sendo 5% mais pequeno que o Apple W1.

Este chip é o primeiro a incorporar Bluetooth e BLE 5.1 para wereables. Corre o LiteOS da Huawei, um SO simples e otimizado para dispositivos IoT

Huawei FreeBuds 3

A marca chinesa afirma que os seus FreeBuds 3 são, em tudo, superiores aos AirPods 2 da Apple. Grande destaque para a integração do chip Kirin A1 que garante melhor qualidade de áudio e menor latência. Para além disso, o novo microfone destes FreeBuds 3 garante a melhor captura sonora mesmo em ambientes ventosos.

Disponíveis em cor branca e preta, apresentam um design harmonioso e são bastante ergonómicos. A autonomia é de 4 horas sem interrupções ou até 20 horas caso sejam carregados na caixa de transporte. Preço e disponibilidade não foram divulgados, mas iremos indicar logo que saibamos essa informação.

Huawei WiFi Q2 Pro

Para além dos FreeBuds 3, a empresa de Shenzhen anunciou ainda o novo P30 Pro, mas não só. O Huawei WiFi Q2 Pro é um router inteligente que irá garantir que tem sempre a melhor cobertura de Internet no seu lar.

Foi assim dada a conhecer, na Keynote da Huawei, as grandes apostas da marca chinesa para o futuro. Com uma inovação sem precedentes e uma aposta de R&D superior a 40 mil milhões de dólares, a Huawei é cada vez mais um peso pesado na indústria tecnológica e está a elevar os padrões do mercado.

Nem o P30 Pro escapou às novidades da Huawei…

Exit mobile version