Pplware

PUBG: Uma aventura Pplware

A convite da Microsoft Portugal o Pplware teve oportunidade de experimentar, numa Xbox One X, Playerunknown’s Battlegrounds, o jogo da Bluehole Studio que é um autêntico sucesso no PC, com mais de 20 milhões de cópias vendidas e que está recorrentemente no topo de visualizações de streams no Twitch.

Para não destoar do sucesso do PC e pelo que foi possível experimentar, acreditamos que PUBG ficará no top de jogos mais jogados do Xbox Live durante os próximos tempos.


Mas afinal o que é PUBG? De forma muito sucinta imaginem um modo de jogo, num mapa de dimensão de um GTA, com 100 jogadores, todos contra todos, onde o último sobrevivente é o vencedor da partida. Depois de me instalar numa sala que qualquer fã da Xbox gostaria de ter em sua casa, foi hora de passar a ação e pude finalmente testar e perceber o que torna este jogo, que ainda se encontra em fase de acesso antecipado, ou seja, que ainda se encontra a ser desenvolvido, tão especial.

Após aterrar com o meu personagem, dirigi-me à casa mais próxima na expetativa de esta estar vazia, caso contrário teria um fim prematuro na minha aventura, uma vez que não se começa com qualquer arma no inventário. Aliás, no inventário apenas temos um par de calças e uma camisola, a partir daqui cabe ao jogador procurar armamento e proteção, quer seja em edifícios ou nos corpos dos adversários. Já mais confiante e com uma caçadeira nas mãos surge o alerta de que a área segura vai encurtar. Quando estamos fora do perímetro da área segura temos alguns segundos até que se comece a perder vida e eventualmente morrer, esta foi a maneira que a Bluehole arranjou para garantir que uma partida não se arraste por várias horas e de que os jogadores estejam sempre em movimento.

anterior próxima

O primeiro confronto com outro jogador surge pouco tempo após chegar à área segura, e depois de um pouco de jogo do rato e do gato lá consegui eliminar o adversário e prosseguir para uma nova área segura. Mais uns minutos de movimentação cautelosa e consigo avistar um veículo, onde a minha jornada, infelizmente, iria terminar. E porquê? Porque aquele buggy exposto numa área tão aberta, não era mais de que um chamariz de um outro jogador, uma tática inteligente e que acabou por custar a vida do meu personagem.

Como dito, o jogo ainda se encontra em acesso antecipado, e a prova disso é a performance do jogo, que ainda deixa algo a desejar. No arranque de uma partida foi possível verificar os problemas de framerate, nomeadamente no lobby, onde estão os jogadores todos, e no salto do avião. Após o jogo começar e aterrarmos com sucesso a framerate estabiliza e apenas oscila em zonas com mais edifícios. Há que referir, no entanto que o jogo corre nativamente a 4K na Xbox One X e a distância de visualização é enorme.

PUBG ainda está numa fase embrionária, mas a diversão que proporciona já está bem aprimorada, estando já disponível os modos de jogo em equipa. Aqui no Pplware vamos ficar à espera de futuras atualizações, de melhorias na performance e claro, em mais mapas e quem sabe, novos modos de jogo. Trazer PUBG para o universo das consolas a tempo do Natal foi com toda a certeza uma aposta ganha pela Microsoft. Vemo-nos em Erangel!

anterior próxima

Gostaríamos de agradecer à Microsoft pelo convite!

Exit mobile version