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O MocheXL 2019 já passou e… deixou marca

E já passou! A 2ª edição do Moche XL (powered by Huawei) tão depressa começou como já chegou ao seu final e como diz o dizer popular “tudo o que é bom, passa depressa”.

É claro que em fim de semana de festa dos videojogos, o Pplware não poderia deixar de estar presente e como tal deu uma saltada até ao Altice Arena.


Tal como no ano passado tinha ficado prometido, eis que Moche XL é um evento que veio para ficar. E pelos vistos, não só veio para ficar da parte da organização, como também pela parte dos visitantes e entusiastas de videojogos que durante 2 dias encheram o Altice Arena, desejosos de ver ou participar em alguns dos torneios em curso.

Segundo a organização, os números deste ano praticamente duplicaram os do ano passado, atingindo os 20.000 visitantes nos dois dias. É bom, mesmo muito bom e continue a organização a trabalhar da mesma forma e a conseguir trazer novidades para o evento, e o futuro avizinha-se risonho.

Esse é precisamente um dos receios que todos os anos assombra este tipo de eventos e que muitas vezes é terreno fértil para criticas: inovação, sendo bastante conhecidas as eternas criticas à falta de criatividade e inovação deste tipo de eventos. Contudo o evento deste ano conseguiu rechear-se de novidades interessantes e cativou a atenção de todos os que estiveram presentes.

20.000 visitantes é, sem dúvida, um numero bastante interessante mas que ainda adquire maior relevância se tivermos em conta os números revelados pela organização relacionados com as transmissões em directo de alguns dos torneios.

O Moche XL, fruto de uma parceria com a RTP, foi o primeiro evento gaming com cobertura total em 5G. E durante todo o evento (nos dois dias), todo o Altice Arena teve uma cobertura constante 5G, fazendo dele um evento único no Mundo.

Mas voltando aos números indicados pela organização do evento…

Além dos milhares de visitantes e participantes, o evento atingiu um número de visualizações admirável. Dito isto, as visualizações online simplesmente dos vários torneios atingiram mais de 1 milhão, enquanto que as visualizações dos jogos acumularam um total de mais de 20 milhões de minutos (atenção que são valores acumulados) tendo sido contabilizadas mais de 5 mil horas de videojogos durante os dois dias do evento, que impactou cerca de 10 milhões de pessoas através de inúmeras plataformas digitais.

São números que não deixa ninguém indiferente e certamente darão mais força para que o evento se repita nos próximos anos.

E com números destes não será de estranhar que cada vez mais marcas se associem ao mesmo. Além das incontornáveis Moche e Huawei, pudemos ver no certame a Asus, Mercedes, Gillette, Playstation, Nintendo, Blue, Monster, Matrics, Globaldata, Omen, Axe, Fnac, PC Diga, Eneba, Activo Bank, Prozis, ESC Online, Fox Gaming Gear, 4Gaming e Cigala.

Isto além dos parceiros do evento mais relacionados com o gaming, como são a PlayStation, a Xbox, a Nintendo, FTW, e Ecoplay.

Quanto a jogos, os visitantes puderam experimentar ou assistir (ou mesmo participar em alguns torneios) nos mais badalados jogos do momento. Espalhados pelo Altice Arena, encontraram-se inúmeros expositores com jogos como FIFA 19, PES 19, Fortnite, PUBG, Splatoon 2, APEX Legends, Brawl Stars, Call Of Duty Black OPS IV, Crash Team Racing, GT Sport, Keo, League Of Legends, Rocket League, Sensible Soccer, FIFA MD, Mario Kart 64, Simuladores Automóveis, Sonic, Super Smash Bros Ultimate, Mortal Kombat XI e Tekken.

Um pormenor que não nos passou despercebido foi a habitual ausência da Blizzard. Com o crescente interesse da comunidade em jogos como Overwatch e Hearthstone, faria todo o sentido a empresa norte-americana ponderar a sua presença em eventos desta natureza.

O evento teve ainda, como habitual, uma zona Retro onde inúmeros Spectruns, Amigas e afins se encontravam ao dispor para os mais saudosistas ou curiosos.

Por fim, os torneios a “sério” que decorreram no Altice e que incluíram equipas tanto nacionais como internacionais. O torneio de CS:GO contou com a participação das equipas Furia, BIG, Offset, Windigo e GamerLegion. Na final, os Windigo bateram os GamerLegion e sagraram-se vencedores do Moche XL eSports.

Já na grande final de FIFA 19 patrocinada pela FPF eSports, a vitória foi de Troppez, que defrontou Tuga810. Por sua vez, Fabz consagrou-se campeão nacional de Mortal Kombat 11 e garantiu passaporte para o mundial em Dublin.

Tal como não poderia deixar de ser, o evento contou também com uma área de merchandising e de comes e bebes.

Como se costuma dizer, “Em fórmula ganhadora não se mexe” e isso ficou patente com esta 2ª edição daquele que pretende ser o maior certame de videojogos e eSports a nível nacional.

É verdade que este aspecto poderá ser um ponto positivo, contudo, feedback recolhido junto de participantes revelou vontade em assistir a algo realmente novo ou inovador visto ter sido um registo muito semelhante à edição anterior.

Seja como for, o MocheXL é um evento que veio para ficar e já foi entretanto confirmada a existência de um MocheXL eSports em 2020, no Altice Arena mas também no Fórum Braga. Para todos os entusiastas dos videojogos e eSports estes serão dois locais de passagem obrigatória no próximo ano.

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