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Lisboa Games Week: o rescaldo

A Lisboa Games Week é um daqueles fenómenos que chegou em bom tempo. Realmente é bom verificar o sucesso que este evento está a ter, ano após ano, e cujo crescimento continuo só nos faz antever que podemos estar perante um dos eventos que a médio prazo se possa tornar Mundial (se é que já não o é).

As principais marcas de jogos, consolas e outros tipos de acessórios estiveram presentes e, com a utilização de dois pavilhões (no ano passado era apenas 1 único) a organização do evento foi muito mais positiva. Mais espaço significou, mais espaço para se andar, como também mais espaço para mostradores, consolas e pontos de interesse.


E os pontos de interesse foram vários e abrangendo todo o leque de tópicos relacionados com o evento. Se por um lado tivemos a apresentação da nova consola da Microsoft na 6ªFeira (a Xbox One X) que, curiosamente se manteve algo tímida durante o resto do evento, por outro lado tivemos apresentações e oportunidade de jogar títulos a caminho como por exemplo o tão aguardado Detroit: Become Human.

Com uma maior área disponibilizada para as marcas, uma coisa se tornou imediatamente visível: as marcas tiveram todo o prazer e gosto em criar o ambiente adequado para os seus jogos e/ou consolas.

Por exemplo, a Nintendo Switch. Desde logo se confirmou que a Nintendo Portugal não estava a brincar quando referiu que esta Lisboa Games Week iria encontrar o maior stand Nintendo de sempre. A marca nipónica apresentou uma larga área dedicada aos seus blockbusters deste ano, como Breath of the Wild, Super Mario Odissey, Splatoon 2, Mario Kart 8 Deluxe, Xenoblade Chronicles 2 ou Mario + Rabbids. Muitos foram os visitantes que acorreram ao stand da Nintendo, esgotando assim as dezenas de consolas disponibilizadas com estes jogos.

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A Sony, que apresentou uma presença massiva esteve em todo o seu esplendor e praticamente não houve minuto algum em que as consolas Playstation 4 PRO tivessem descanso. Todos os fãs da Playstation tiveram certamente oportunidade de experimentar uma das mais de 150 consolas espalhadas pelo gigantesco stand de 2000 m2 da Sony Playstation onde populavam alguns dos jogos mais esperados (bem como alguns recentemente lançados, como por exemplo Star Wars: Batlefront II).

Detroit: Become Human, jogo que teve direito a uma apresentação especial no inicio do evento foi, sem dúvida um dos jogos mais apetecidos e que maior curiosidade despertou certamente. Lucas Reis ia-nos dizendo enquanto jogava:

“Detroit é um jogo que promete. Jogo que toca muito nos conceitos de Certo e Errado, ou Correcto e Incorrecto. Leva o jogador a raciocinar. É um daqueles jogos que gostaria de ter, quando sair”

Entre outros jogos em destaque gostaria de destacar um titulo que, apesar de poder ter passado algo despercebido pela maioria, obteve bastante interesse dos visitantes que passavam pelo stand da Capital Games, Max: The Curse of Brotherhood. Trata-se de um jogo de aventura e puzzles no qual um rapaz tenta desesperadamente encontrar o seu irmão, resolvendo inúmeros puzzles e quebra-cabeças pelo caminho. O jogo encontra-se muito interessante e a jogá-lo encontrámos o Paulo que nos confessou que:

Um dos melhores jogos de aventura e puzzles que joguei nos últimos tempos. Estranha-se ao inicio mas depois vicia-nos ao ponto de ser dificil largar. Bastante viciante. Boa alternativa aos jogos tradicionais.

Também nessa zona se poderia jogar Assassin’s Creed Origins, South Park , WWE 2K18, NBA 2K18, ATV Drift entre outros. Assassin’s Creed: Origins é um daqueles jogos que vai fazer certamente, parte do sapatinho de Natal de muito boa gente este ano e a o Gonçalo Correia poderá vir a ser um deles. Enquanto jogava Origins confidenciou-nos que:

Estou a gostar muito. Gostei particularmente da jogabilidade de andar numa carroça. Bons gráficos.

Numa das pontas do pavilhão 4, encontrava-se a área dedicada a WRC 7, onde inclusive se encontrava o Peugeot 208 T16 R5 de A. Camacho e P. Calado pertencentes à equipa das Vespas e que participam no campeonato regional de Ralis. Atrás do bólide (que também tinha um simulador incluido) encontravam-se 6 simuladores com o jogo WRC 7 que atraíram filas incontáveis de pilotos sedentos de adrenalina e emoção.

Pelo que nos foi possível confirmar, a LEGO continua a ser uma marca extremamente apreciada pela comunidade portuguesa. A Warner Bros esteve presente na Games Week e com os seus títulos LEGO (Batman, Ninjago, Jurassic Park, LEGO City, Star Wars. E nenhum deles passou ao lado dos visitantes do evento que tanto jogavam a solo como em multiplayer com extremo entusiasmo. A Ana e o Rafael a meio de uma dessas sessões de jogo chegaram mesmo a referir ao Pplware que: “Ao pouco foi um bocado confuso mas depois de se apanhar o jeito … é brutal. Muito melhor que os restantes jogos LEGO que já joguei”, referindo-se a LEGO Ninjago.

Ainda em relação ao LEGO Super-Heroes 2, a Nicole, outra jovem entusiasta jogadora apenas conseguiu dizer que “É bué fixe” enquanto avançava pelo jogo, enquanto que Ruben Bráz a jogar o mesmo titulo indicou que:

Não é mau e até estou a gostar

, reconhecendo-nos depois que não é um habitual consumidor deste tipo de jogos.

Um dos grandes destaques do evento, com uma área extremamente bem adornada foi Shadow of War e que pode ser experimentado na novíssima consola Xbox One X. No meio daqueles puffs todos onde era possível jogar contra Sauron e os seus exércitos, o Loureço mal teve fôlego para nos dizer enquanto jogava que

Shadow of War está muito bom e com uma jogabilidade bem boa”.

Star Wars: Batlefront II, acabadinho de sair foi um dos jogos mais em alta na Feira e a loucura em redor das consolas era contagiante. Toda a gente queria participar neste novo capitulo Star Wars e as filas eram imensas. Alexandre apanhado a meio de um feroz combate apenas teve tempo de dizer

Que grande jogo … bolas …

e morreu!

Muitos foram os jogos em destaque aqui ou ali na feira e com cantinhos reservados para eles. Destiny 2 marcou presença e os Guardiões não tiveram descanso. E outro dos jogos mais aguardados foi Days Gone, o jogo survival da Bend Studio que está a criar grandes expectativas em seu redor e do seu protagonista principal, Deacon St. John. Wolfenstein: The New Colossus foi outro dos grandes jogos presentes e que muita atenção teve.

Call of Duty: WWII foi outro dos títulos mais cativadores de atenção. Aliás, acredito que elementos do Exército Português estiveram de olho neste jogo e em quem os jogava. E não é para menos. Call of Duty: WWII (ver aqui) corresponde a um regresso às origens daquela que é uma das mais importante chancelas de videojogos do momento.

A Sony Playstation dedicou ainda uma área do seu stand destinada ao PlayStation VR e que contou com dois títulos exclusivos para o seu sistema: Bravo Team e The Inpatient, que atraíram filas e filas de jogadores ansiosos por experimentar na 1ª pessoa todas as emoções do VR. Destaque ainda para GT Sport que, além de permitir a todos os presentes a possibilidade de experimentarem este fantástico simulador, também criou diversos eventos permitindo aos visitantes a classificação para competições internacionais.

Entretanto, também os e-Sports estiveram presentes na Lisboa Games Week. Fica assim uma palavra especial á Allianz Cup, a competição eSports oficial da Federação Portuguesa de Futebol, que juntou largas dezenas de jogadores ao longo dos 4 dias de evento. Com Nuno Matos (no seu tom inconfundivel) e Paulo Faria na locução, os jogos disputados no stand da FPF foram autênticos duelos de titãs, conseguindo-se revestir de um ambiente tão real e empolgante que faz lembrar as transmissões dos jogos de Portugal no campeonato da Europa para o público, em locais públicos.

Entretanto, a GameNest (como o nome indica, Ninho de Jogos), composto por alunos do Instituto Politécnico de Leiria, ETIC, e ETIC_Algarve esteve também presente e com alguns projectos do seu curso de programação e deenvolvimento de videojogos, assunto esse para o qual teremos um artigo em breve e que permite ter uma clara noção daquilo que se faz de bom em Portugal.

Creio que o sucesso desta Feira (a maior Feira de Videojogos em Portugal) apenas vem confirmar que o segmento dos videojogos tem, em Portugal e nos portugueses, parceiros à altura e com os quais pode contar. E isto tanto na vertente de consumidores avidos como também de produtores de mais valias e conteúdos.

De seguida, gostariamos de vos deixar com a nossa Galeria de Imagens da Lisboa Games Week 2017!

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