A utilização do Google Maps em modo offline não é propriamente uma novidade, contudo, este não é um recurso que funciona de forma sólida, algo que irá mudar ainda este ano.
Serviços disponíveis para todos é o que a Google pretende oferecer, assim, é necessário criar infraestruturas e condições capazes de fornecer serviços de qualidade a toda a população.
Como tal, a Google anunciou a pesquisa e navegação offline através do Google Maps. Em qualquer lugar do mundo, com bom ou mau acesso a dados, pretende-se que os mapas da Google funcionem de forma perfeita.
Não é só o Google Maps que poderá ser utilizado offline. Também o Youtube permitirá o download de vídeos durante 48h de forma a que possam ser visualizados com a melhor qualidade independentemente do serviço de Internet dos utilizadores, algo que já havia sido anunciado há algum tempo, mas que é agora confirmado e que estará disponível no final do ano.
Quanto ao Chrome, há que referir que, apesar de não funcionar offline, irá ter uma redução de consumo de dados na ordem dos 80% o que será uma grande vantagem para todos os utilizadores Android.