Pplware

Google I/O 2012 – Keynote Dia 2

Estado: Terminado

Hora da apresentação: 18h00 – 19h30

 

• Transmissão em directo e listagem dos destaques •

 

Ontem foi um dia de grandes novidades. No primeiro dia do Google I/O, a empresa apresentou grandes novidades, entre elas o SO Jelly Bean, o tablet Nexus 7, desenvolvido pela ASUS, e ainda o sistema de entretenimento Nexus Q. No nosso artigo de hoje demos a conhecer em pormenor as novidades do Evento, e agora vamos saber o que surpresas nos reservam o segundo dia desta Keynote do Google I/O 2012! O Pplware vai, como é habitual, dar cobertura a este evento. Quais as vossas expectativas para hoje?

Acompanhem-nos!

O 1º Dia do Google I/O ficou marcado por várias apresentações fantásticas, no entanto algumas já esperadaspor muitos dos utilizadores. Entre as novidades que mais se destacaram está o Sistema Operativo 4.1. Jelly Bean para Android, o tablet Google Nexus 7 desenvolvido pela 7 e que está disponível por um preço de $199, a versão 8GB, e o Player Google Nexus Q, um aparelho totalmente desenvolvido pela Google e que é capaz de transmitir música e vídeos directamente a partir do Google Play ou YouTube e reproduzi-los no melhor ecrã e sistema de som da casa.

Foram também indicados mais detalhes acerca do tão falado projecto Google Glass, tecnologia que promete estar disponível no início do ano, pela quantia de $1500, e o acesso está limitado aos participantes desta Google I/O e que aceitem as políticas da Google.

Outros detalhes podem ser vistos aqui.

para um primeiro dia, as surpresas foram bastante positivas. O que esperar deste segundo dia?

2º Dia do Google I/O

Destaques:

19:45: Evento terminado, no entanto ainda continuam algumas apresentações direccionadas para developers. 19:10: Há agora uma demonstração ao vivo do Project Glass.

19:06: É mostrado um vídeo do Chrome com algumas estatísticas interessantes. Em Outubro de 2011, havia 200 milhões de utilizadores, hoje (dia 28) existem 310 milhões.

19:05: A demo é corrida no iPad que, em vez de usar a webcam, usa o acelerómetro para controlar a aplicação.

19:03: Tudo é feito em HTML e CSS. A demo está a ser corrida num Chromebook, mas tudo parece fluido.

19:02: Aubury mostra a demo, que usa a webcam, permitindo ao utilizador controlar o ambiente em volta. O utilizador inclina-se para a esquerda e para a direita e a imagem muda. Há uma espécie de guia virtual.

19:01: A equipa criativa usou nova tecnologia para criar uma experiência imersiva que tenta representar o Cirque du Soleil. Vão mostrar uma demo.

19:00: Joanne e Aubrey sobem ao palco para falar acerca do Cirque du Soleil. O que sairá daqui…

18:59: As aplicações para o Chrome precisam de estar sempre disponíveis, mesmo em modo offline, ser originais e ter acesso dedicado ao hardware.

18:57: Sundar refere a recente aposta em jogos como Angry Birds e Cut The Rope para o Chrome. só o Angry Birds foi jogado por mais de 140 milhões de utilizadores.

18:56: Há um ano atrá a equipa do Chrome tomou uma decisão: passar a suportar jogos. Se uma plataforma consegue correr jogos, então consegue correr tudo. De seguida, mostra o jogo “BulletStorm” a correr no Chrome.

18:52: O Google Compute Engine é uma aposta de grande valor, pois fornece mais 50% de máquinas por dólar do que as empresas concorrentes (mas não se sabe o preço).

18:49: Demorou apenas alguns dias a portar esta aplicação para o Google Compute Engine, vamos ver uma live demo a correr em 600.000 cores.

18:48: O Google Compute Engine pode ser usado para descodificar o genoma humano, como é mostrado pela aplicação do Institute for Systems Biology (ISB).

18:46: Fala-se acerca do “Google compute Engine”. Trata-se de um conjunto de máquinas virtuais em Linux.

18:45: A Google é detentora das maiores redes e centros de dados. O Google App Engine baseia-se nesta infraestutura, com 7.5 mil milhões de acessos por dia, e 2 biliões de operações de dados por mês. É a maior DataStore NoSQL do mundo.

18:44: Urs Hölzlee sobe ao palco para falar acerca da dificuldade  em desenvolver aplicações para tantas plataformas diferentes. É necessária uma infraestrutua que proporcione grande escalabilidade e desempenho, a um baixo custo.

18:42: Os Chromebooks serão vendidos em 100 lojas Best Buy, nos EUA, e no Reino Unido, no Dixon’s. Lançamento anunciado para antes das férias de verão.

18:41: Falam agora dos novos Chromebooks, muito mais rápidos, na sua interface centrada em aplicações e no ecossistema de aplicações na cloud, como o Google Drive.

18:40: “O Google Drive é agora compatível com todas as plataformas, Windows, Mac, iOS, Chrome OS, etc.”

18:38: HelloFax, aplicação que permire receber e enviar faxes a partir do Google Docs

 

18:33: Novidade Google – A partir de hoje o Google docs funciona em modo offline! Pode editar os seus documentos sem necessidade de ligação à Internet.

18:33: Estará disponível ainda hoje.

18:32: Tecnologia de reconhecimento que permite que, se escreve apenas ‘pirâmides’ e são pesquisadas imagens nossas com essas características. Reconhecimento de conteúdo.

18:31: Google Drive está disponível a partir de agora para iOS e Chrome OS

18:31: Bavor refere que o Google criou uma excelente interface capaz de sincronizar as aplicações do desktop para PC e Mac, assim como as aplicações no Android.

18:30: Sobe agora ao palco Clay Bavor, Director of Product Management da Google Apps, e refere “Google Drive is all about making it easy to live in the cloud.”

18:29: Os números do Google Drive mostram que já se encontram registados 10 milhões de utilizadores, desde que a aplicação foi lançada há 10 meses atrás.

18:26: Mostra-se um vídeo das empresas que utilizam o Google. E uma das frases que se ouve é ‘When you Go Google, you don’t go back’

18:26: A Google está em 45 estados, em 66 das 100 melhores universidades, e em 5 milhões de empresas.

 

18:25: Sundar designa o mundo das aplicações como ‘Going Google’ e que existem centenas de milhares de pessoas no mundo que são ‘Gone Google’

18:25: Tempo de falar do Gmail que se encontra já com 425 milhões de utilizadores activos, por mês.

18: 24: Sundar retorna ao palco e indica “No matter which device you’re using, we’re working really hard across all the platforms… We want to make sure it’s about the user.”

18:20: O Chrome para iOS terá um interface interessante diferente do conhecido noutros dispositivos. As tabs podem ser empilhadas e pode ser fechado com gestos.

18:20: É anunciado o Google Chrome para iOS, que ficará disponível na App Store.

18:19: Brian mostra um tablet Nexus 7, coloca uma URL e, ainda antes de a terminar, o browser começa a abrir a página.

18:15: Ao mesmo tempo, Brian desligou dois laptops. Está, actualmente num Chromebook.

18:14: Brian demonstra como utiliza a sua típica usecase, começando no MacBook. Segundo ele, “I counted, I use about eight different computers on a regular basis.”

18:13: Entra em palco Brian Rakowski, VP do Chrome e refere “If you guys are anybody like me, you probably use Chrome across a lot of computers.”

 

18:12: Chrome – 60 mil milhões de palavras digitadas, 1TB de conteúdo retirado, 13 anos de dados salvos.

18:11: Sundar apresenta um gráfico onde se pode ver que, em 2011 existiam 160 milhões de utilizadores do Google Chrome. Actualmente são 310 milhões.

18:10: Após Gundrota apresentar alguns números da Google, Sundar fala do sucesso que é, e está a ser o Google Chrome.

18:07: Vic Gundrota sobe ao palco com uns Project Glass

18:06: Tem início o 2º Dia da keynote do Google I/O 2012

 

Um obrigada à Ana Narciso por ajudar na elaboração deste Artigo!

Google I/O 2012

Exit mobile version