Inicia-se hoje a 4º Edição da Feira de Tecnologias para a Energia, a Enertech Sabugal 2019. Durante três dias, os visitantes poderão ver as novidades desta área, em mais de 100 expositores de empresas e entidades.
Sob o tema “Sabugal, fonte de energia natural”, o evento realiza-se no Pavilhão Multiusos. O Pplware também está presente e acompanhará hoje as conferências.
A ENERTECH SABUGAL 2019 é uma feira tecnológica para profissionais do setor das energias e ambiente, explorando as oportunidades e as tendências de desenvolvimento do setor das energias renováveis.
No espaço da feira pode assistir a conferências, exposições temáticas, demonstrações, encontros do tipo Business to business (B2B) e Business to Consumer (B2C) e ainda workshops, concertos, e atividades de ciência.
Início do Evento (em direto)
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara do Sabugal, António Robalo, agradeceu a todos os que colaboraram para que este evento se tornasse realidade. António Robalo sublinhou a aposta ganha, no Sabugal, de um evento desta dimensão e numa área bastante promissora.
Eficiência energética, descarbonização, conectividade, gestão da água… são alguns dos desafios da sociedade atual e o Sabugal está totalmente consciente e preparado para os desafios , referiu o autarca.
Fernando Carvalho Rodrigues, o responsável máximo pelo primeiro PoSAT-1, o satélite português, é comissário do evento. O investigador refere que hoje muito se fala sobre eficiência energética e sustentabilidade. Destaca a importância de um evento deste tipo e a aposta do executivo do Sabugal num evento deste nível.
Carvalho Rodrigues alertas para as grandes fontes de poluição em Portugal e refere que é preciso saber identificá-las. Relembra também que nos locais onde existem essas fortes fontes de poluição é onde se elegem mais deputados… não é no Sabugal ou no “Interior”.
A Enertech tem sido a semente para que, quando alguém se começar a preocupar a sério com estes assunto, não comece do zero.
Painel 1 – Oportunidades de Futuro
Inicia-se agora o painel 1 sob o tema Oportunidades de Futuro. A moderação está a cargo de Rui Henriques (Irradiare).
A primeiro comunicação tem como oradora a Engª. Susana Serôdio da APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis). Susana Serôdio refere que o consumo de energias renováveis representam já 54% no nosso país.
Segue-se o Professor Paulo Brito da AP2H2 (Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio) com a comunicação “Produção de hidrogénio a partir de biomassa”. Paulo Brito destaca o impacto quase nulo para o ambiente da utilização do hidrogénio. O professor refere ainda que a grande aposta de Portugal neste momento é na energia solar.
Há três objetivos claros nesta área da sustentabilidade: É preciso reduzir as emissões de carbono (descarbonizar), produzir e criar valor dos resíduos e armazenamento de energia.
O painel 1 termina com Giovanni Capurso com o tema “apresentação sobre o “The HyCare Project”.
O ciclo de conferências irá ter um segundo painel onde se irão abordar as energias para o futuro.
Acompanhe em direto
O Pplware dá os parabéns à organização pelo evento e pela escolha da temática. De facto as questões ambientais devem ser debatidas com o objetivo de se arranjarem soluções e de se agir o mais rápido possível.
A ENERTECH é uma organização do Município do Sabugal através da unidade missão “Sabugal mais VALOR- Desenvolvimento Rural. É inteiramente financiada pelo orçamento do Município do Sabugal através da unidade missão “Sabugal mais VALOR- Desenvolvimento Rural.
Os Parceiros de organização são a ADES (Associação Empresarial do Sabugal), ENERAREA (Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior), IPG (Instituto Politécnico da Guarda), IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco) e UBI (Universidade da beira Interior)
O Pplware é Media Partner.