Pplware

eCooltra Scootersharing chega a Lisboa

Depois do êxito que foi em Barcelona, cidade pioneira do ecooltra Scootersharing, a rede de scooters elétricas por minuto chega a Lisboa e chegará também a Roma e a Madrid.

O projeto é um serviço da Cooltra que tem como objetivo complementar o transporte público e substituir o transporte privado dentro da cidade.


Foi durante a tarde de ontem que, em Lisboa, foi apresentada a eCooltra Scootersharing, a primeira rede de scooters elétricas por minuto.

Lisboa, conta agora com uma frota de 170 scooters totalmente elétricas e prevê alcançar mais de 25 mil utilizadores. Para além de facilitar as deslocações dentro da cidade de Lisboa, para já, a previsão é também de poupança de 70 toneladas de emissões de CO2 ainda este ano.

O projeto é um serviço da Cooltra, empresa líder em aluguer de scooters na Europa, que tem como objetivo complementar o transporte público e substituir o transporte privado dentro da cidade.

 

Tecnologia made in Portugal

Com tecnologia portuguesa, foram desenvolvidas em parceria com o CEiiA, centro tecnológico português especializado em aeronáutica, automação e mobilidade, a qual é responsável pela parte tecnológica do veículo e também pelo desenvolvimento da app.

 

Basta ter um smartphone

Para que possa usufruir do serviço free float (levantar e deixar a scooter onde quiser) basta fazer o download e registo na app. Os dados pessoais exigidos são: nome, morada, telefone, e-mail e os dados da carta de condução. Para pagamento são necessários os dados do cartão de crédito pelo qual quer que seja debitado o serviço. Tudo isso é fornecido apenas a primeira vez.

Após confirmação dos dados pela empresa, que demora apenas uns minutos, já poderá ser proprietário temporariamente de uma das scooters elétricas eCooltra.

Através da app consegue ver qual a scooter mais perto de si e reservá-la por 0,24€ por minuto. Consegue também ver a autonomia da mesma.

 

Está pronta para a viagem

Após reserva, tem 15 minutos para chegar até à scooter e iniciar a sua viagem. Este tempo não é cobrado, mas caso não chegue à scooter em 15 minutos a reserva é cancelada e terá de fazer uma nova, caso seja do seu interesse.

Ao chegar à Scooter reservada, para não surgirem dúvidas de qual é, caso haja mais que uma, a scooter liga os piscas e a buzina dá sinal. Após desbloqueio do assento, onde encontrará dois capacetes, toucas para se tornar mais higiénico o uso dos capacetes e uma embalagem de toalhetes, está pronto para a sua viagem.

O utilizador não tem de se preocupar com nada. Basta estacionar a scooter num local de estacionamento e a empresa trata de tudo o que é necessário desde o carregamento da bateria até à limpeza.

O percurso do veículo não é seguido, mas sempre que pára, é possível localizar a scooter, o que facilita em caso de roubo. Por curiosidade, em Barcelona, que já conta com um ano de serviço, nunca nenhuma scooter foi roubada.


Leia ainda:
Exit mobile version