O mundo está cada vez mais digital e, como tal, os conceitos que conhecemos ainda num formato tradicional, mais cedo ou mais tarde, vão migrar para soluções também digitais.
Como tal, as últimas notícias mostram que a Espanha já está a testar o primeiro euro digital que, no fundo, é uma criptomoeda designada EURM regulada e apoiada pelos bancos.
EURM: o primeiro euro digital já está em testes em Espanha
Há novidades no que respeita às criptomoedas e estas interessam a todos os europeus, e não só. As mais recentes informações indicam que Espanha já está a testar o primeiro euro digital. A criptomoeda de seu nome EURM será regulada e apoiada pelos bancos, de forma a oferecer assim uma maior segurança e confiança.
Já começaram os testes-piloto a este euro digital e o Banco de Portugal é então uma das entidades encarregadas por estudar as possíveis implementações do mesmo. A Monei foi a fintech escolhida para este primeiro euro digital na Europa, sendo que a sua criptomoeda EURM é então o nome apontado para os testes desta moeda.
Em termos de agenda, neste primeiro trimestre de 2023 vão ser realizados vários testes em diferentes países. O principal objetivo desta fase é retirar conclusões e detetar desafios técnicos para que, posteriormente, se apresente a primeira proposta de lei, o que se estima que aconteça na época de outono deste ano.
EURM é um token que visa facilitar os pagamentos online e o envio de tokens através da tecnologia blockchain Ethereum e Polygon. Nesta fase de testes, os participantes podem emitir até 10 euros cada um. A empresa adianta que basta inserir um contacto de telefone, verificar a sua identidade através de um vídeo e carregar a carteira com euros reais a partir do Bizum.
Esta será então a primeira stablecoin regulada pela União Europeia. Cada um dos tokens representa um euro físico e é guardado em duas contas de instituições financeiras como a BBVA e a Caixabank por precaução.
Segundo o fundador da Monei, Álex Saiz Verdaguer, “EURM é a solução pan-europeia definitiva que permitirá aos cidadãos e empresas do continente enviar e receber dinheiro instantaneamente“.