A febre das criptomoedas ainda está para durar. E apesar de alguns países, como a China, terem banido e imposto vários limites à mineração e pagamentos com as moedas digitais, esta é uma prática que ainda muito se faz sentir um pouco por todo o mundo.
E as notícias mais recentes vão fazer subir os nervos aos gamers que não conseguem encontrar uma placa gráfica para jogar. Isto porque, segundo as informações, uma empresa de mineração de criptomoedas comprou agora 66 milhões de dólares em placas gráficas Nvidia.
Empresa gasta 66 milhões de dólares em GPUs Nvidia para mineração
No que respeita à mineração de criptomoedas, existe desde o minerador doméstico que monta um sistema mais humilde na sua casa, até às grandes empresas ligadas a esta atividade e cujos sistemas contam com uma grande quantidade de equipamentos.
Segundo os dados recentes, a empresa canadiana Hive Blockchain Technologies, que atua no setor da mineração de criptomoedas, aproveitou a atual quebra no preço das placas gráficas e comprou um total de 66 milhões de dólares (~55,6 milhões de euros) em GPUs da marca Nvidia. O anúncio da transação foi feito na passada quinta-feira, dia 1 de julho.
Relembramos que a queda do valor das placas gráficas tem sido uma tendência registada nas últimas semanas. Uma das grandes responsáveis por este descida significativa foi a China, depois de aplicar vários limites e proibições à mineração de criptomoedas no país. Esta atitude teve impacto uma vez que o país asiático é responsável por cerca de 65% do total de mineração ao nível global.
Desta forma, muitos mineradores começaram a vender os seus equipamentos a preços extremamente baixos, como as GeForce RTX 3070 por apenas 339 euros.
Para além da compra, a Hive também celebrou um contrato com a Rede de Parceiros Nvidia (NPN), uma iniciativa de serviços cloud.
Compra de GPUs fortalece a empresa, diz Presidente Executivo da Hive
Frank Holmes, Presidente Executivo da Holmes afirma que este investimento em placas gráficas Nvidia fortalece a empresa:
A Hive sempre teve a capacidade de mudar de direção quando necessário, desde que foi a primeira empresa de blockchain a abrir capital em 2017.
O nosso investimento em GPUs Nvidia fortalece tanto a empresa, como mantém a nossa agilidade e poder de articular nesta indústria dinâmica e em constante mudança.
Até ao momento a Hive não esclareceu quais os modelos de placas gráficas envolvidos nesta compra. No entanto estima-se que sejam equipamentos específicos para a mineração de criptomoedas.