Alegadamente por engano, a Coinbase, uma das principais plataformas de exchange de criptomoedas do mundo, enviou um alerta importante de segurança de conta a milhares de utilizadores.
A situação poderia não ter sido grave, não fosse o facto de ter levado a uma venda em massa, por parte dos utilizadores, das suas criptomoedas.
Alerta “sem querer” leva à venda em massa de criptomoedas
Na passada sexta-feira (27), os utilizadores receberam uma mensagem, que chegou através de e-mail ou SMS, a confirmar algumas alterações na autenticação de dois fatores. Este alerta enganoso foi enviado para mais de 125 mil utilizadores. E como estes não haviam realizado qualquer mudança, então o primeiro pensamento foi a possibilidade de comprometimento da conta.
Como consequência, a situação levou a que muitos utilizadores se apressassem a vender as suas criptomoedas. Isto porque temiam ficar sem elas caso a sua conta estivesse em risco. Um cliente da plataforma relata ter vendido cerca de 60 mil dólares em criptomoedas que se encontravam guardadas para a herança do seu neto.
Para já não foi divulgado o montante total das moedas vendidas. Mas algumas fontes indicam que se tratou de um dos maiores até à data.
Yesterday, from 1:45pm PST to 3:07pm PST, Coinbase sent roughly 125,000 customers erroneous notifications that their 2FA settings had changed.
— Coinbase 🔜 #CoinBeastSweepstakes (@coinbase) August 28, 2021
De acordo com a Coinbase, tratou-se de um erro de sistema que rapidamente foi resolvido pela equipa responsável. Mas já não foi a tempo de esclarecer os clientes e evitar o que se seguiu. Desta forma, a plataforma pediu desculpa pelo sucedido e disse estar a trabalhar num sistema financeiro mais seguro e confiável.
We’re laser focused on building trust and security into the crypto community so that the open financial system we all want is a reality. We recognize that issues like this can hurt that trust.
— Coinbase 🔜 #CoinBeastSweepstakes (@coinbase) August 28, 2021
Para além dos vários tweets deixados na sua conta da rede social, a Coinbase não abordou novamente o assunto até ao momento.