A Binance suspendeu temporariamente as transferências de fundos e outras transações na noite de quinta-feira depois de descobrir um exploit na rede blockchain Smart Chain.
Os primeiros relatórios apontavam para um roubo de criptomoeda equivalente a mais de 500 milhões de dólares, mas o impacto terá sido inferior.
Binance forçada a interromper transações
A Binance avançou com a informação de que, na noite de quinta-feira, teria suspendido temporariamente as transferências de fundos e outras transações depois de ter descoberto um exploit na sua rede blockchain Smart Chain (BSC).
As primeiras informações referiam que os hackers teriam roubado criptomoeda equivalente a mais de 500 milhões de dólares, no entanto, o presidente-executivo da Binance, Changpeng Zhao, avançou que a empresa estima que o impacto da violação esteja entre os 100 milhões e os 110 milhões de dólares. Um total de 7 milhões já havia sido congelado.
Um crime crescente no universo das criptomoedas
A exchange de criptomoedas também garantiu através do Reddit que os seus fundos estão seguros. De acordo com a Bleeping Computer, os hackers terão espalhado rapidamente a criptomoeda roubada na tentativa de convertê-la noutros ativos, mas não é claro que tenham tido sucesso.
Changpeng Zhao da Binance afirmou ainda que o problema estava controlado e a rede Smart Chain também começou a funcionar novamente, com correções para impedir a entrada de hackers. Assim, os utilizadores podem retomar as suas transações em breve.
Em concreto, tratou-se de um hack “cross-chain bridge”, um tipo de ataque que se tornou numa das principais ameaças de segurança, sendo este apenas um dos muitos incidentes que ocorreram recentemente. A empresa de analistas de blockchain Chainalysis informou em agosto que um total estimado de 2 mil milhões de dólares em criptomoedas foi roubado em 13 hacks cross-chain bridge. Aproximadamente 69% dessa quantia foi roubada este ano.