As criptomoedas já fazem parte da vida de muita gente. Existem pessoas envolvidas no trading e outras que escrevem sobre moedas virtuais e tudo aquilo que está à sua volta. Independentemente daquilo que faz, se está constantemente a verificar a evolução do preço da Bitcoin ou de outras moedas o mais provável é que esteja a sofrer de vício no trading de criptomoedas.
Alguns sintomas…
Existem sintomas que podem ser detetados por terapeutas que indicam que uma pessoa pode sofrer de vício no trading de criptomoedas. Aliás, clínicas ao redor do mundo já expandiram a sua área de atuação e agora, em vez de apenas tratarem de pessoas com o vício do jogo, também já procuram ajudar pessoas viciadas e obcecadas com criptomoedas.
Alguns dos sintomas mais comuns são:
- Passar muito tempo com o trading de criptomoedas ou a pensar no assunto.
- Verificar constantemente a evolução do preço de criptomoedas
- Existência de dívidas ou sérios problemas financeiros que derivam do trading de criptomoedas
- Mentir aos amigos ou pessoas mais próximas acerca da quantidade de tempo gasta com o trading de criptomoedas
- Mudanças drásticas de humor sentindo-se deprimido e ansioso
- Visão irrealista de sorte e pensar que se vai ter lucro “para a próxima vez”
- Baixo rendimento no trabalho e deixar de socializar para se dedicar ao trading de criptomoedas.
Infelizmente, em certos casos, as próprias pessoas obcecadas com criptomoedas têm dificuldade em reconhecer estes comportamentos no seu dia-a-dia. E muitas vezes, quando as pessoas têm lucro não se apercebem dos efeitos negativos das criptomoedas. Só quando acontece algo grave, como falência ou problemas sociais derivados das criptomoedas e do seu trading é que as pessoas reconhecem que algo não está bem.
Criptomoedas: Quando se tornam num vício…
De acordo com certos terapeutas toda a gente tem tendência a ficar viciado no trading de criptomoedas; mesmo aquelas pessoas que apenas o fazem por diversão. Sem que as pessoas se apercebam acaba por se tornar num jogo viciante.
Ao contrário do trading de stocks, o trading de criptomoedas envolve menos regras e, como muitas vezes existem grandes variações de preço, torna-se muito mais entusiástico.
Não há dúvida que o mundo das criptomoedas é muito interessante e que é possível fazer dinheiro fazendo os investimentos certos mas existe sempre um fator de risco que é necessário considerar. Lembre-se que quando existe moderação é possível fazer de tudo.