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Super asfalto com grafeno dura 3 vezes mais que o atual

As tecnologias são tentaculares e em qualquer material, para qualquer cenário, podem desempenhar um avanço fantástico. Nesse sentido, foi desenvolvido um “superaditivo” para melhorar a qualidade do asfalto. Assim, o grafeno misturado com betume tradicional pode aumentar a vida útil dos pavimentos rodoviários em 250%.

De acordo com o esperado, esta abordagem pode ser um volte-face na durabilidade do asfalto colocado nas vias rodoviárias. Será o fim dos buracos na estrada?


Poderá ser o fim dos buracos prematuros no asfalto

Conforme foi dado a conhecer, a empresa Iterchimica, em conjunto com a cidade metropolitana de Milão, estão a trabalhar para reconstruir alguns trechos das estradas provinciais com um “superaditivo” à base de grafeno.

Poucos materiais incorporam o espírito de inovação tecnológica do novo século como o grafeno. Graças às suas características únicas de resistência, versatilidade, excelente condutividade e extrema finura, estas estruturas bidimensionais de carbono são hoje utilizadas nas mais diversas áreas, das comunicações à computação, das células fotovoltaicas às instalações de dessalinização, dos ultracondensadores à biomedicina, mesmo em pavimentos rodoviários.

Acontece em Milão, onde “o material milagroso”, como foi renomeado por muitos, foi usado na pavimentação de dois trechos de uma estrada secundária.

 

Gipave, o “superaditivo” que ajudará e haver melhores estradas

Especificamente, o projeto consiste no teste de adicionar o Gipave, um “superaditivo”. Este é um produto baseado em grafeno desenvolvido em colaboração com a empresa G.Eco, a Universidade de Milão Bicocca e a Directa Plus. O material é capaz de duplicar a vida útil dos pavimentos rodoviários, aumentando a sua resistência e reduzindo a sua suscetibilidade térmica (mesmo para grandes amplitudes térmicas).

Há quatro anos começamos a estudar e a projetar um aditivo de grafeno nos nossos laboratórios e a testar os seus efeitos sobre os asfaltos, com resultados impressionantes em termos de durabilidade e aumento da vida útil do pavimento.

Conforme explicou Federica Giannattasio, CEO da Iterchimica.

Para colocar em prática o produto desenvolvido e num desafio feito pelas autoridades da Região Lombardia, em conjunto com a Cidade Metropolitana de Milão, serão colocados em prática, em teste nas vias rodoviárias, as especificações do material.

Segundo as entidades envolvidas, o projeto consiste na reconstrução das três camadas do pavimento rodoviário (base, ligação, desgaste). Nesse sentido, o inovador material será aplicado inicialmente num troço de cerca de 500 metros numa estrada interior de Milão. Além disso, serão igualmente reparadas com este asfalto, duas camadas do pavimento (base e desgaste). Esta reparação num troço de 600 metros, será numa estrada de Lacchiarella.

Portanto, vamos esperar pelos resultados, se forem positivos, será um grande avanço.

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