Pplware

Sicília passa a deter o recorde europeu de temperatura. Termómetros registaram 48,8ºC

O planeta tem estado a atingir um novo recorde de temperatura, que até agora não era esperado, pelo menos à velocidade que tem ocorrido. Quase a cada dia que passa novos limites são ultrapassados e novos registos elevados são marcados. Agora, a OMM retificou um novo máximo no território europeu. Foi na Sicília e foram registados 48,8ºC.


Novo recorde europeu de temperatura

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) revelou hoje que validou e confirmou a temperatura máxima mais elevada no território europeu. Foram 48,8 graus centígrados e foram registados na Sicília em 2021. Este é agora o novo máximo registado no território e constitui o recorde de temperatura na Europa continental.

Ainda que este valor seja de 2021, poderá não resistir ao verão deste ano. As vagas de calor presente em todo o planeta têm levado a que os termómetros atinjam novos máximos, o que torna o valor agora ratificado suscetível de ser batido durante a atual vaga de calor.

A OMM é uma agência da Organização das Nações Unidas e que regista os fenómenos meteorológicos e climáticos extremos no mundo. Esta verifica escrupulosamente todos os recordes anunciados relativos a temperaturas, chuva, seca, vento e relâmpagos ao longo do tempo.

Termómetros registaram 48,8ºC na Sicília

Aceitou e ratificou um novo recorde de temperatura para a Europa continental de 48,8ºC medidos na Sicília, a 11 de agosto de 2021, segundo indicou a instituição baseada em Genebra. Este valor é bem representativo dos tempos que estamos a atravessar e é bem possível que este recorde seja ultrapassado nos próximos dias, com a intensificação da vaga de calor.

O recorde europeu anterior estava registado e era de 48ºC, tendo sido medido em Atenas, em 10 de julho de 1977. Os arquivos da OMM foram criados em 2007 por Randall Cerveny, relator da entidade para os eventos climáticos externos e professor da Geografia na Universidade estadual do Arizona.

Toda a Europa está sob ondas de calor exagerado, mas Portugal parece estar a escapar a este fenómeno. A vizinha Espanha teve a temperatura máxima registada nos 47ºc. Esta é a terceira onda de calor deste verão, que chega poucos dias depois da anterior, e com temperaturas muito altas e incomuns.

Exit mobile version