O pplware.com tem acompanhado de perto o projecto Magickey, projecto esse que nos orgulha como portugueses mas também porque tem como principal objectivo ajudar pessoas com deficiências físicas.
Hoje, em conferência de imprensa no Instituto Politécnico da Guarda, foram apresentadas as mais recentes novidades deste grande projecto Português.
O Magic key é uma aplicação nacional desenvolvida pelo Engenheiro Luís Figueiredo, professor da Escola Superior de Gestão e Tecnologia da Guarda e pelos seu colaboradores Filipe e Tiago. O Projecto Magick Key é constituído pelos seguintes módulos:
- Magickey
- Magicjoystick
- Magiceye
- MagicPhone
- Magickeyboard
- Magichome
- Magicwheelchair
- Magickeyboard
A conferência de imprensa consistiu na apresentação dos últimos três projectos da lista acima referida.
MAGICK KEYBOARD (muito mais que um teclado virtual)
A aplicação MagicKeyboard integra um grande número de funcionalidades das quais se destacam:
- Escrita inteligente com um dicionário em Português de cerca de 700.000 palavras bem como a sua respectiva probabilidade de ocorrência.
- Mais de 3 milhões de ligações entres as diferentes palavras com a respectiva probabilidade de ocorrência para cada ligação
- Aprendizagem em tempo real com a inserção de novas palavras e a alteração da sua probabilidade de ocorrência
- Possibilidade de fazer a síntese de voz em Português a partir de qualquer texto de qualquer aplicação do PC.
- Reconhecimento de voz em Português que permite activar qualquer função que se deseje com qualquer palavra ou expressão em português.
- Possibilidade de controlo completo do meio ambiente o que inclui qualquer dispositivo que funcione com infravermelhos sem nenhuma limitação do seu número, ou mesmo dispositivos eléctricos simples que podem ser controlados até uma distância de 150m por um sistema de rádio frequência.
- Configuração de todos os menus de acordo com as necessidades do utilizador.
Análise pplware – Simplesmente fantástico, pois a facilidade com que se consegue escrever é realmente impressionante. O Eng. Luís Figueiredo fez uma pequena demonstração onde escreveu uma frase com o recurso a 4 ou 5 teclas, pois o sistema é bastante inteligente e consegue correlacionar as palavras.
MAGIC HOME (mais simples que uma casa “inteligente”)
- Controlo de dispositivos por infravermelho
- Controlo de dispositivos por rádio-frequência
- Fácil de instalar, configurar e usar
O Magic Home vai mais além que os conceitos da domótica.
Análise pplware – Este foi sem dúvida o mesmo alto da apresentação! A aplicação Magic Home permite controlar toda a casa com um simples computador. Luzes, a cama, a aparelhagem, os estores, ligar ventoinhas/AC etc, etc, enfim tudo é controlado de forma muito simples. A aplicação permite controla todos os equipamentos de uma casa e pode ser manipulada através de um rato ou simplesmente com o reconhecimento da voz do utilizador. Foram realizadas várias demonstração das quais destaco a interacção com a aparelhagem (ligar, desligar, aumentar o volume, etc, a interacção com a cama (levantar, baixar, etc), e a gestão de toda a parte eléctrica de uma casa (ligar,desligar todo o tipo de luzes). Relembro que este este projecto tem como objectivo ajudar pessoas com deficiência.
Aqui ficam alguns screens da aplicação Magic Home.
Controlo da aparelhagem
Controlo da cama
Controlo dos estores
Gestão da rede eléctrica (Luzes, ventoinha, etc)
Screen do Magic Keuboard integrado
De referir que todas as aplicações estão relacionadas.
MAGIC WHELL CHAIR
- Cadeira de rodas eléctrica controlada pelo olhar
- Usa 10 sonares para aumentar as condições de segurança
- Testes com um utilizador real efectuados com sucesso
Esta cadeira de rodas eléctrica poderá vir a ser usada por pessoas que não têm a possibilidade de usar o tradicional joystick de controlo da cadeira, nomeadamente pessoas tetraplégicas com boa capacidade de dicção.
As palavras de comando podem ser dadas em Português e/ou Inglês. Após ser dado o comando inicial “Liga cadeira”, o utilizador pode controlar a cadeira com as palavras “Anda”, “Para”, “recua”, “Acelera”, “Desacelera”, “Esquerda” e “Direita”.
Se o utilizador disser “Desliga cadeira” a cadeira deixará de responder às palavras de comando referidas, apenas o voltando a fazer quando for dada a ordem “Liga cadeira”. Desta forma o utilizador poderá estar a falar normalmente com outras pessoas sem ter que se preocupar em não dizer as palavras que permitem controlar a cadeira.
A tecnologia desenvolvida neste projecto permite a sua adaptação a qualquer cadeira já existente, mesmo as que não têm uma interface digital para ligação ao computador.
A mesma interface de voz pode ser usada para interagir com outros sistemas, nomeadamente controlando luzes, abrindo portas ou janelas, ou mesmo controlando qualquer dispositivo que funcione com infravermelhos. Este projecto tem vindo a ser apoiado, para além da ESTG/IPG, pela ADSI da Guarda e pela Fundação PT
Análise pplware – Já imaginou uma cadeira de rodas controlada única e exclusivamente pelo olhar? O arranque da cadeira é iniciado com o piscar dos olhos 3 vezes e para parar o utilizador terá de piscar 2 vezes. A cadeira consegue detectar obstáculos, através dos sonares acoplados, e imobilizar-se. Outra particularidade é o controlo externo da cadeira através de um joystick que leva prioridade ao controlo existente na própria cadeira. Neste caso, alguém poderá controlar a cadeira através de um simples JoyStick. Simplesmente impressionante!
Mais do que palavras, aqui fica um vídeo demonstrativo.
Considerações Finais
Começar por dar os parabéns ao Eng.Luís Figueiredo e à sua equipa pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver nesta área. projectos com este fazem-nos olhar para a vida de outra forma e pensar mais nos outros. Nunca nos devemos esquecer que muitas das pessoas com deficiência já foram pessoas “normais” mas que um dia a sua história mudou.
Artigos relacionados
- Magic Eye ganha prémio Eng. Jaime Filipe
- Cadeira de rodas eléctrica controlada com o olhar
- Microsoft convida Portugueses a dar Voz aos computadores
NOTA: O nosso agradecimento ao Paulo Valbom pelas fotografias.