Pplware

Portugal: Comissão técnica vai dar OK à vacinação entre 5 e 11 anos

A pandemia continua a ser uma realidade e vários especialistas mostram-se preocupados com a evolução. É verdade que em Portugal mais de 86% da população está vacinada, mas faltam as crianças.

O debate em torno desta questão tem aumentado nos últimos dias, mas de acordo com Luís Marques Mendes, a comissão técnica de vacinação vai recomendar vacinação entre 5 e 11 anos.


DGS deverá anunciar vacinação entre 5 e 11 anos em breve

A Comissão técnica de vacinação esteve recentemente reunida e vai recomendar vacinação entre o 5 e 11 anos contra a COVID-19, avançou o comentador da SIC Luís Marques Mendes.

A homologação da decisão caberá à Direção-geral da Saúde, que deverá fazer o anúncio em breve. De relembrar que na sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou ter recebido a posição de um grupo de peritos em pediatria e saúde infantil sobre a vacinação contra a COVID-19 de crianças dos cinco aos 11 anos, recomendações que prometeu divulgar brevemente.

Em comunicado, a DGS referiu que este processo de avaliação “está ainda a decorrer”, com a Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) a analisar as informações recebidas do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil e “outros documentos relevantes para a elaboração das recomendações”.

A emissão de recomendações é um processo técnico rigoroso baseado numa avaliação de risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública.

Entre esses documentos está a informação técnica que o Centro Europeu de Doenças (ECDC) emitiu em 01 de dezembro, em que apoia a vacinação de crianças entre os cinco e os 11 anos, conforme aprovado pelo regulador da União Europeia.

SARS-CoV-2 é o nome do novo coronavírus que foi detetado na China, no final de 2019, e que significa “síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2”. A COVID-19 é a doença que é provocada pela infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Exit mobile version