Pplware

Nova técnica de gametogénese in vitro torna mais viável mulheres terem filhos sem homens

A Ciência está em constante evolução e procura sempre encontrar novas soluções para as necessidades da Humanidade. Todos os dias são publicados inúmeros artigos científicos que, de uma forma ou outra, ajudarão no progresso e abrem novas portas para outras realidades.

Um artigo recentemente publicado na revista Science demonstrou que, através de uma nova técnica de gametogénese in vitro, foi possível criar células sexuais a partir de células sanguíneas. Isto abre todo um novo mundo de possibilidades…


Como é do senso comum, a reprodução em mamíferos realiza-se, maioritariamente, por reprodução sexuada seguida de um desenvolvimento embrionário dentro do corpo da fêmea.

Imagine que era possível, a partir de células humanas somáticas e diferenciadas, regredir o processo de diferenciação celular e criar células sexuais a partir de células sanguíneas, por exemplo. Para além disso, uma célula diferenciada podia dar origem a uma célula sexual masculina ou feminina, mesmo que o indivíduo originário tenha obviamente apenas um sexo específico.

Todo este conjunto de hipóteses é digno de verdadeira ficção científica mas a verdade é que está cada vez mais próximo da realidade e é o que demonstra o artigo publicado na revista Science.

Este notável desenvolvimento foi realizado por uma equipa de cientistas japoneses, liderada por Mitinori Saitou, da Universidade de Quioto.

Os cientistas desenvolveram este novo processo começando por regredir o processo de diferenciação de células sanguíneas, tornando-as assim em células estaminais. De modo a diferenciar novamente estas células totipotentes, os investigadores incubaram as células em orgãos germinativos.

Todo o procedimento resultou na criação de células germinativas, gametogénese, de uma forma induzida.

Neste caso em específico, as células sanguíneas humanas perderam então as suas propriedades de especificação e, quando totipotentes, foram implantadas em ovários artificiais. Assim sendo, todo o processo de germinação foi efetuado de forma artificial, o que é uma inovação nesta categoria de investigações.

They created a tiny little artificial ovary and inside that little reconstituted ovary were these human egg cells. So the entire experiment happened entirely within an incubator within a laboratory.

Mitinori Saitou, o líder da investigação, já tinha repetido este feito anteriormente. Não obstante, anteriormente tal foi alcançado em ratinhos, ao passo que desta vez conseguiu concretizar o processo em células humanas.

As questões éticas desta técnica…

A componente inovadora desta técnica biotecnológica é de louvar mas levanta algumas questões éticas… Um exemplo dado pelo bioético Ronald Green é que George Clooney e outra celebridade podia acabar por ter inúmeros filhos sem o seu consentimento, visto que esta técnica de germinação artificial parte de células somáticas, que estão acessíveis no nosso corpo.

A woman might want to have George Clooney’s baby. And his hairdresser could start selling his hair follicles online. So we suddenly could see many, many progeny of George Clooney without his consent.

Apesar das questões éticas, que terão obrigatoriamente de ser consideradas com a devida relevância, é de louvar esta evolução na gametogénese artificial.

De forma regulamentada, poderá abrir portas para casais que lidam com problemas de infertilidade ou até mesmo ser uma opção para casais homossexuais terem filhos.

Fonte | Via

Exit mobile version