Pplware

Neste domingo a Lua está mais distante da Terra

A Lua, em termos de distância média, está a 385 mil quilómetros da Terra. Contudo, no seu apogeu, o satélite natural distancia-se e está hoje mais longe.


A Lua está a mais de 400 mil quilómetros da Terra

A Lua atingirá o ponto mais distante da sua órbita em relação à Terra e parecerá ligeiramente mais pequena do que noutras alturas.

A distância da Lua à Terra varia porque a sua órbita não é perfeitamente circular – tem uma forma ligeiramente oval, traçando um caminho do tipo elipse.

À medida que a Lua percorre esta trajetória elíptica em torno da Terra todos os meses, a sua distância varia 14%, entre 356.500 km no perigeu (maior aproximação à Terra) e 406.700 km no apogeu (maior afastamento da Terra).

O seu tamanho angular também varia pelo mesmo pequeno fator, entre 29,4 arcmin e 33,5 arcmin e o seu brilho também muda, embora isto seja difícil de detetar na prática, uma vez que as fases da Lua estão a mudar ao mesmo tempo.

O gráfico abaixo mostra esta variação no tamanho angular da Lua à escala. A mudança é suficientemente pequena para que seja praticamente impossível de perceber, exceto comparando fotografias:

O período exato do ciclo do nosso satélite natural entre o perigeu (maior aproximação), o apogeu (maior afastamento) e o regresso é de 27,555 dias – um período de tempo designado por mês anomalístico.

Este período é muito próximo do período orbital da Lua (27,322 dias), mas ligeiramente mais longo.

O apogeu de 25 de fevereiro de 2024 ocorre quando a Lua está próxima da fase cheia, pelo que a Lua cheia deste mês será um pouco mais pequena e menos brilhante do que o habitual.

Exit mobile version