Pplware

Lançamento do Falcon Heavy da SpaceX foi bem sucedido!

Foi um incrível acontecimento que acabámos de testemunhar. Não poderíamos ter esperado melhor do voo inaugural do Falcon Heavy da SpaceX. Depois de um atraso de aproximadamente 2 horas em relação à hora prevista, tudo correu quase na perfeição.

E sim, conseguimos colocar um Tesla Roadster no Espaço, que deverá permanecer a orbitar o Sol durante cerca de mil milhões de anos.


Um excelente lançamento

Este foi o voo inaugural do Falcon Heavy da SpaceX que é agora, depois do seu lançamento, o foguetão operacional mais poderoso.

De uma forma resumida, o Falcon Heavy possui 27 motores Merlin que, com toda a sua força, foram capazes de enviar o Falcon Heavy para o Espaço. Este foguetão da SpaceX basicamente consiste em 3 boosters Falcon 9 juntos.

Acima de tudo, o lançamento de hoje mostrou uma performance bastante sólida do Falcon Heavy e permitiu que a SpaceX obtivesse mais dados para futuros lançamentos. Para além disso, permitiu verificar que este foguetão consegue, de facto, cumprir a missão para a qual foi desenhado: colocar objetos em órbita. E, apesar de todos os adiamentos, valeu a pena esperar.

A SpaceX anunciou há 7 anos que estava a desenvolver o Falcon Heavy e pensava ser capaz de o lançar em 2013 ou 2014. No entanto, este foguetão mostrou ser um projeto de engenharia muito mais difícil de concretizar do que aquilo que inicialmente se pensava. De qualquer das formas, a espera valeu a pena. Fomos capazes de testemunhar em direto um momento importantíssimo na história da humanidade e da exploração Espacial.

Estamos prontos para tentar alcançar mais. Já possuímos veículos muito capazes e com tecnologia bastante avançada para manter uma base na Lua e enviar Seres Humanos para Marte. E em breve seremos capazes de nos tornar numa espécie multi-planetária.


Tesla Roadster no Espaço

O envio do Tesla Roadster para o Espaço foi a cereja no topo do bolo. E, não podemos negar, que o Starman sentado no lugar do condutor e David Bowie a tocar teve um impacto muito grande.

Se o resto da missão correr como planeado, o carro de Elon Musk irá agora circular numa órbita elíptica à volta do Sol e entre a Terra e Marte, também chamada de órbita de transferência de Hohmann. Assim, esta é uma órbita de baixa energia, ou seja, requer pouca energia para colocar algo em órbita a partir da Terra.

No entanto, ainda há um pequeno pormenor que pode impedir o sucesso completo da missão. Em breve, o carro de Elon Musk deverá travessar os cinturões de Van Allen, uma região de intensa radiação que envolve o planeta Terra. E as partículas de elevada energia irão bombardear o carro e o resto do Falcon que o está a transportar.

De acordo com Elon Musk, o combustível poderá congelar e o oxigénio desaparecer o que pode ser uma grande complicação. Se a parte do Falcon que está a transportar o carro não for capaz de começar a queimar combustível pela terceira e última vez, o Tesla poderá ficar na órbita da Terra e eventualmente voltar à sua origem.

Mas vamos torcer para que tudo corra bem! Se a SpaceX for capaz de colocar um carro na órbita do sol, mostra que também consegue enviar um foguetão e toda a carga necessária até Marte.


A aterragem foi preocupante…

A aterragem era uma das coisas que mais preocupava Elon Musk. O CEO da SpaceX estava um bocado receoso porque não sabia como é que os dois boosters laterais se iriam comportar lado a lado.

Mas, quanto a isso, tudo correu na perfeição. Os dois boosters laterais foram capazes de aterrar lado a lado nas zonas de aterragem da SpaceX 1 e 2, localizadas em Cape Canaveral. E foi algo maravilhoso de se ver.

No momento em que o booster central deveria aterrar, o vídeo deixou de funcionar e não deu para perceber se realmente aterrou em segurança. Mas infelizmente o booster central não aterrou com sucesso na plataforma de aterragem chamada “Of course I still love you” localizada no Oceano Atlântico.


Pode acompanhar a viagem do Starman em direto

Através do canal no Youtube da SpaceX poderá ver em direto o progresso do carro de Elon Musk e do seu Starman enquanto viajam pelo Espaço e tentam completar a sua missão.

Foi uma ótima experiência acompanhar este importante evento, que mostra verdadeiro progresso a nível Espacial. Esperemos que a SpaceX continue sempre a evoluir, a melhorar e, acima de tudo, a desafiar as probabilidades.


Leia tambem:

Exit mobile version