O Falcon Heavy da Space X soltou os primeiros rugidos dando sinal que o seu lançamento está para breve. Durante o dia de ontem os 27 motores foram disparados simultaneamente na plataforma de lançamento 39A do Kennedy Space Center, na Florida.
O “test fire” foi realizado às 17:30h (horário de Portugal) e decorreu durante 10 segundos, fazendo emergir uma enorme nuvem de fumo.
A espera terminou…
Depois de esperamos vários anos por este momento, o lançamento do Falcon Heavy vai mesmo acontecer dentro de poucos dias. O teste aos motores foi um sucesso e a equipa da SpaceX mostra-se otimista com a perspetiva de lançamento.
O CEO da SpaceX, Elon Musk, também já deu o seu parecer no Twitter confirmando que tudo parece estar encaminhado para que o lançamento seja efetuado dentro de uma semana.
Falcon Heavy hold-down firing this morning was good. Generated quite a thunderhead of steam. Launching in a week or so. pic.twitter.com/npaqatbNir
— Elon Musk (@elonmusk) January 24, 2018
Anunciado pela primeira vez em 2011, o lançamento do Falcon Heavy sempre foi o grande objetivo da SpaceX. No entanto, uma série de falhas em 2015 e 2016 obrigaram a equipa de Elon Musk a adiar o lançamento várias vezes.
O melhor foguetão da SpaceX
O Falcon Heavy é a versão “pesada” do principal foguetão da SpaceX, o Falcon 9. Basicamente, a versão Heavy consiste em três Falcon 9 juntos e consegue ter um extraordinário poder durante a descolagem.
E, tal como o Falcon 9, é parcialmente reutilizável. Assim, os 3 motores devem regressar à Terra para poderem ser reutilizados em futuros lançamentos.
Neste lançamento que irá ser realizado dentro de alguns dias, os motores laterais deverão ser os primeiros a regressar à Terra, seguidos do motor central. No entanto, ao contrário dos outros dois motores, o motor central deverá aterrar numa base da SpaceX no Oceano Atlântico.
Falcon Heavy: Uma grande obra de engenharia
De acordo com Elon Musk, o Falcon Heavy tornou-se uma obra de engenharia muito mais difícil de concretizar do que aquilo que era inicialmente esperado.
Mas quão difícil pode ser juntar três Falcon 9?
A verdade é que quando se faz algo do género tudo muda. De acordo com Elon Musk, a pressão exercida no veículo muda drasticamente, levantando problemas relacionados com a vibração. Além disso, toda a aerodinâmica do foguetão muda.
Por causa disso, Elon Musk afirmou que é possível que o Falcon Heavy não atinja a orbita desejada.
“I hope it makes it far enough beyond the pad so that it does not cause pad damage, I would consider even that a win, to be honest.”
Elon Musk
Mas se o lançamento for bem-sucedido, o Falcon Heavy irá tornar-se um foguetão extremamente avançado e pronto para ser usado em qualquer missão. Além disso, o Falcon Heavy pode abrir muitas portas para a concretização de missões espaciais ainda mais importantes.
A SpaceX já disse que espera, um dia, utilizar o Falcon Heavy para fazer transporte de mercadorias de Marte para a Lua e vice-versa.