Pplware

IBM – Computadores que simulam o cérebro humano

A IBM está a desenvolver, junto com equipas de psicólogos e neurobiólogos, um projecto de computação cognitiva, projecto este financiado pelo governo dos Estados Unidos.

A gigante americana quer marcar a evolução tecnológica com equipamentos avançados de simulação.


IBM aposta na computação cognitiva

A IBM anunciou esta investigação com parceria governamental, onde foram criados circuitos electrónicos capazes de simular o cérebro humano. Desta forma, para a IBM, os computadores podem resolver variados problemas tendo em conta o cenário e a situação que os promoveu.

A chamada Computação Cognitiva, poderá ser uma realidade graças ao conjugar de técnicas científicas, neurológicas e psicológicas. Para este projecto, o governo dos Estados Unidos disponibilizará 4.9 milhões de dólares – cerca de 3.8 milhões de euros – os resultados do projecto poderão ser utilizados para análise de dados em grande escala ou no reconhecimento de imagens.

Os pais da investigação asseguram que o cérebro tem um componente extra de avaliação, tornando-o extremamente complexo ao estudo: “A mente tem uma capacidade incrível na hora de assimilar informação recebida dos sentidos, essa informação é ambígua podendo com facilidade criar categorias espaço-temporais e interligando dados sensoriais” assegura Dharmendra Modha, director da investigação.

O projecto arrancará numa prazo de 9 meses, contará com a colaboração de cinco universidades americanas. Na primeira fase, o objectivo será construir um cérebro que se equipare a um gato.

Exit mobile version