Pplware

A IBM apresentou o “computador mais pequeno do mundo”

A IBM sempre foi um marco de tecnologia e de inovação, trazendo para o mundo muitas das ideias que fazem parte dos equipamentos que usamos no dia a dia.

Esta empresa apresentou agora o que diz ser o computador mais pequeno do mundo, com uma elevada capacidade de processamento, aliada a um tamanho que não excede o de um grão de sal.


Foi durante a sua conferência anual, a IBM Think 2018, dedicada a revelar os seus trunfos para o futuro, que a empresa apresentou aquele que pode bem ser o seu trunfo para os próximos anos.

Designado apenas como o “computador mais pequeno do mundo”, este novo equipamento tem o poder computacional de um PC de 1990. Pode não parecer muito, mas quando colocado na sua escala de tamanho, esta é uma máquina de grande poder de processamento.

O seu tamanho, e é isso que está aqui em causa, é de apenas 1mm x 1mm, menor que um grão de sal, e aparentemente custa menos de 10 centimos de dólar a construir. Este título pertencia antes ao Michigan Micro Mote, de 2015, que media apenas 2mm x 2mm.

Para dar uma ideia da escala, temos na imagem acima, à esquerda, um conjunto de 64 motherboards, cada uma com 2 destes pequenos computadores. Do lado direito temos um único desses computadores, numa pilha de sal.

As suas características não são totalmente conhecidas ainda, mas a IBM revelou que este computador tem um processador com várias centenas de milhares de transistores, memória SRAM, uma célula fotovoltaica para alimentação e uma unidade de comunicação que usa um LED e um foto-detetor para comunicar com o mundo.

Segundo a IBM, este computador tem a capacidade de processamento de um processador X86 de 1990, ou seja, o processador necessário para correr a versão original do Doom. Espera-se que nos próximos anos a IBM o faça evoluir e dar-lhe mais capacidade.

Por agora ainda não existem aplicações práticas para este computador, mas a empresa espera que em breve ele possa ser usado de forma embebida nos objetos do dia a dia, para aplicações blockchain, dedicadas a detetar a localização de bens, roubos e fraudes.

Há ainda um longo caminho a ser percorrido, mas a IBM mostrou que está na vanguarda e preparada para apresentar soluções como este computador.

Exit mobile version