Pplware

HMPV: epidemia respiratória que está a encher hospitais na China

O ano de 2020 ficará para sempre na história da humanidade por causa da pandemia provocada pelo vírus COVID-19. Passados cerca de 5 anos, há uma nova ameaça ao ser humano e dá pelo nome de HMPV.


HMPV é a sigla para Human Metapneumovirus (Metapneumovírus Humano), um vírus respiratório da família Paramyxoviridae. Foi identificado pela primeira vez em 2001 e está associado a infeções respiratórias, particularmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Tal como o vírus da COVID-19, o HMPV espalha-se principalmente por gotículas respiratórias (tosse, espirros) ou por contrato com superfícies contaminadas.

Segundo um relatório da Reuters…

Os casos recentes detetados incluem agentes patogénicos como o rinovírus e o metapneumovírus humano, sendo que os casos do metapneumovírus humano entre pessoas com menos de 14 anos apresentam uma tendência ascendente, especialmente nas províncias do norte da China

O relatório considera estado critico na China, mas a verdade é que as autoridades chinesas e a OMS ainda não declararam nenhum estado de emergência.

O vírus já se espalhou significativamente por outros países, como é o caso da Indonésia. O HMPV é um vírus sazonal, com maior incidência durante o inverno e início da primavera. Em termos clínicos, é semelhante ao vírus sincicial respiratório (VSR).

Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem:

Exit mobile version