O ano de 2020 ficará para sempre na história da humanidade por causa da pandemia provocada pelo vírus COVID-19. Passados cerca de 5 anos, há uma nova ameaça ao ser humano e dá pelo nome de HMPV.
HMPV é a sigla para Human Metapneumovirus (Metapneumovírus Humano), um vírus respiratório da família Paramyxoviridae. Foi identificado pela primeira vez em 2001 e está associado a infeções respiratórias, particularmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Tal como o vírus da COVID-19, o HMPV espalha-se principalmente por gotículas respiratórias (tosse, espirros) ou por contrato com superfícies contaminadas.
Segundo um relatório da Reuters…
Os casos recentes detetados incluem agentes patogénicos como o rinovírus e o metapneumovírus humano, sendo que os casos do metapneumovírus humano entre pessoas com menos de 14 anos apresentam uma tendência ascendente, especialmente nas províncias do norte da China
O relatório considera estado critico na China, mas a verdade é que as autoridades chinesas e a OMS ainda não declararam nenhum estado de emergência.
⚠️ BREAKING:
China 🇨🇳 Declares State of Emergency as Epidemic Overwhelms Hospitals and Crematoriums.
Multiple viruses, including Influenza A, HMPV, Mycoplasma pneumoniae, and COVID-19, are spreading rapidly across China. pic.twitter.com/GRV3XYgrYX
— SARS‑CoV‑2 (COVID-19) (@COVID19_disease) January 1, 2025
O vírus já se espalhou significativamente por outros países, como é o caso da Indonésia. O HMPV é um vírus sazonal, com maior incidência durante o inverno e início da primavera. Em termos clínicos, é semelhante ao vírus sincicial respiratório (VSR).
Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem:
- Febre
- Tosse
- Congestão nasal
- Falta de ar
- Em casos mais graves, pode causar pneumonia ou bronquiolite.