Pplware

Sabe de que fontes vem a energia que está a consumir na sua casa?

Atualmente, Portugal é um país que produz energias limpas em boa quantidade. De tal forma que no primeiro leilão o país apresentou um preço de 20 euros por MWh. O valor, atualmente, é metade do preço do Mercado Ibérico de Eletricidade. Contudo, de onde virá a energia que os portugueses consomem nas suas casas?

Numa era que muito se fala de energias limpas e carros elétricos que não poluem, será que a fonte fornecedora é poluidora?


Origem da produção da energia que abastece a casa dos portuguesas

De forma a informar os consumidores sobre a origem da eletricidade que consome, ou melhor dizendo, quais as fontes energéticas utilizadas na sua produção, foi criado, há uns anos, um sistema de rotulagem para a eletricidade.

À semelhança do rótulo de um produto que compra no supermercado, a fatura da eletricidade, bem como a informação online das entidades envolvidas, passaram a disponibilizar informações sobre as fontes de energia associadas ao seu consumo e os impactos ambientais daí resultantes.

Em síntese, cada empresa fornecedora deve informar o seu cliente sobre:

Electricity Map

De forma muito mais global, existem serviços que nos oferecem informação detalhada. Assim, recorrendo ao serviço interativo Electricity Map, que nos dá informação tempo real, temos informação rica em pormenor.

Dentro, qualquer pessoa poderá informar-se sobre quais as fontes de energia usadas para a produção de eletricidade nos mais diversos países, incluindo Portugal. O site informa-nos também sobre a intensidade de carbono, assim quanto produzimos de energias renováveis.

Este serviço fornece ainda um vasto leque de dados sobre a produção elétrica de cada país. Desta forma, facilmente percebemos o estado do mundo, no que toca a eletrificação a vida das pessoas.

Electricity Map

Exit mobile version