Elon Musk é um fervoroso impulsionador da corrida à colonização de Marte. Nesse sentido, quer ao nível tecnológico, quer nas relações com cientistas, o filantropo não tem poupado esforços para desenvolver o necessário para chegar ao planeta vermelho.
Numa das mais recentes iniciativas, os participantes do ‘Mars Workshop’, organizado pela empresa SpaceX, foram convidados a não tornar a reunião pública ou participar dela. Mas o que terá sido dito nesse evento?
O fundador e proprietário da SpaceX, Elon Musk, realizou uma reunião privada com altos funcionários científicos e especialistas para discutir os seus planos de colonização para Marte.
Mars Workshop – Elon Musk prepara a colonização de Marte
Conforme foi relatado – com referência a participantes não identificados – a reunião foi organizada pela empresa de Musk sob o nome de ‘Mars Workshop. Foram apresentados nessa reunião planos dedicados para colonizar o planeta vermelho.
No encontro, que se realizou nos dias 7 e 8 de agosto na Universidade do Colorado em Boulder (Colorado, EUA), apareceram cerca de 60 cientistas, académicos, engenheiros e funcionários públicos, além de representantes da NASA.
A questão-chave na agenda girava em torno de possíveis formas de manter os humanos em Marte, particularmente o acesso aos recursos naturais. Além disso, foram abordadas as capacidades de voo do foguete Big Falcon, uma nave espacial que transportará colonos para Marte. Aos participantes foi solicitado que não tornassem público o assunto da reunião ou a participação de cada um na mesma.
No entanto, um representante da SpaceX confirmou o evento e disse à imprensa que a empresa reúne regularmente com diferentes especialistas para tratar de futuras missões a Marte.
Está em marcha a partida até Marte
Em setembro de 2016, Elon Musk anunciou os seus ambiciosos planos para colonizar o planeta. O projeto envolve o desenvolvimento de foguetes super pesados e uma frota de milhares de naves espaciais reutilizáveis que levarão quase um milhão de pessoas a Marte até o final do século.
O objetivo principal é criar em Marte uma cidade independente e autónoma em relação à Terra, que tem tudo o que é necessário para os seres humanos, para que viver lá seja como fazê-lo no nosso planeta.
Em 2017 o fundador da SpaceX apresentou o ‘foguete do futuro’ Big Falcon Foguete (BFR) que, de acordo com Elon, irá permitir que os seres humanos viajem para Marte e possam mesmo usar o foguete para voar ao redor do mundo em tempo recorde e com preços semelhantes aos de uma passagem de avião.