A DGS anunciou hoje mudanças na vacinação! Nos últimos tempos a questão da vacinação para os mais jovens tem sido amplamente discutido. As posições são várias, apesar de em outros países a vacinação de jovens já ser uma realidade.
A DGS passou a recomendar a vacinação de todos os jovens dos 12 aos 15 anos.
DGS altera norma sobre a vacinação
A DGS passou a recomendar a vacinação para todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos. O anúncio foi feito pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas e Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação COVID-19 esta manhã numa conferência de imprensa.
Em vez de apenas nos casos em que existem comorbilidades, tal como estava definido, a autoridade de saúde passou agora a recomendar a vacinação de todos os jovens desta faixa etária.
Na nota enviada à comunicação social é referido que a DGS…
Recomenda a vacinação de todos os adolescentes de 12-15 anos
Esta recomendação, que surge na sequência da análise dos dados de vacinação nestas faixas etárias, nos EUA e na UE, tem um caráter universal, pelo que as vacinas estarão disponíveis para os adolescentes, acompanhado(s) pelo(s) pai(s)/tutor legal, sem necessidade de indicação médica.
[mantém-se] a recomendação da vacinação prioritária das pessoas com 16 ou mais anos e dos adolescentes com 12-15 anos com comorbilidades de risco
A DGS salienta ainda que…
os mais de 15 milhões de adolescentes vacinados nos Estados Unidos da América (EUA) e na União Europeia (UE) confirmam que os episódios já reportados de miocardite e pericardite são extremamente raros e têm uma evolução clínica benigna” e que “não foram conhecidos novos alertas de segurança com a utilização destas vacinas na UE nestas faixas etárias
A DGS e a Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 continuam a acompanhar a evolução da pandemia, mas também toda a investigação científica.