Relativamente ao tema pandemia por COVID-19, as opiniões são diversas mesmo até dos especialistas. Há quem acredite que o vírus SARS-COV-2 nunca vai desaparecer, mas o especialista em saúde pública Francisco George, admite que o vírus pode vir a ser erradicado.
Francisco George considera que a ciência tem hoje ferramentas para eliminar o vírus que provoca a COVID-19.
Francisco George sublinhou a importância do estudo para erradicar a COVID-19
O especialista em saúde pública Francisco George admite que o vírus que provoca a COVID-19 pode ser erradicado. O ex-diretor-geral da Saúde entende que há meios para tal, mas só quando o processo de vacinação for equilibrado em todo o mundo.
O médico deu uma entrevista à agência Lusa onde considerou que ainda é cedo para se perceber o que se vai passar com o novo coronavírus, mas admite: “Há ferramentas e meios que a ciência hoje disponibiliza que podem vir a controlar e eliminar o vírus”.
A luta contra o Sars-Cov-2, que provoca a doença COVID-19, é um tema que está, diz, em análise permanente, a nível mundial.
Nós, aqui em Portugal, também deveríamos ter mais pensamento sobre estas questões, e equipas que devem seguir estes problemas, para antever na medida do possível aquilo que possa acontecer
Na entrevista, Francisco George sublinhou a importância do estudo, da análise científica, do trabalho de prevenção contra a COVID-19. Porque a natureza de um vírus como o atual assim o exige.
Sem ser crítico, Francisco George não criticou as declarações de Graça Freitas, atual diretora-geral da Saúde, no início da pandemia, a minimizar a importância do novo coronavírus.
Aquilo que se diz hoje pode perder atualidade, é verdade naquele dia, mas pode não ser verdade uma semana depois. Este vírus apresenta uma capacidade de mutação que nós já conhecemos pela formação das variantes que estão a circular. Isso é verdade, mas ainda é cedo para antever o final da pandemia. Nós ainda não podermos dizer acabou
Relativamente às variantes, o especialista refere que resultam de um conjunto de mutações do vírus durante a fase de replicação nas células, e estão relacionadas com a magnitude da propagação epidémica, pelo que é mais passível de acontecerem em países grandes, como a China ou a Índia.
A história recente da medicina mostrou que os vírus podem ser eliminados e controlados. Aconteceu, lembra, com a varíola, considerada erradicada, deve acontecer com a poliomielite.