Testes de imunidade celular já ouviu falar? Com o desconfinamento a avançar em Portugal, a aposta na testagem tem de ser mais forte. Como temos acompanhado, o processo de vacinação decorre ainda com alguma “lentidão”, mas hoje já se podem comprar autotestes nas farmácias e parafarmácias.
A partir de 15 de abril Portugal passa a ter disponíveis testes de imunidade celular. Saibam o que são e quanto custam.
Testes de imunidade celular custam 120 euros
Os testes vão chegar a Portugal pela Unilabs. Designados de testes de imunidade celular, permitem, através da análise ao sangue, aferir os linfócitos T específicos para a COVID-19.
Estes testes estarão disponíveis a partir do dia 15 de abril e tem um custo de 120 euros. Só podem ser realizados através de uma prescrição médica. Os resultados estarão disponíveis entre 24 a 60 horas após a realização do teste.
De referir que os linfócitos T (ou células T), fazem parte do sistema imunológico e são capazes de reconhecer e destruir células infetadas, revelou o médico da Unilabs, António Maia Gonçalves.
Este teste células T permitirá avaliar de forma mais concreta a imunidade de cada indivíduo, e a par do que ocorre noutros países, perceber a prevalência destas células T na população portuguesa
Inicialmente foi sobretudo valorizada a presença de anticorpos neutralizantes do vírus. Esses anticorpos diminuem substancialmente ao longo de menos de seis meses, levantando questões sobre quanto tempo a imunidade protetora pode durar após a infeção
Dr. António Maia Gonçalves
Para o CEO da Unilabs Portugal “é fundamental que a comunidade médica possua todos os instrumentos de diagnóstico para tomar as melhores decisões em cada momento, para cada paciente”. “Este teste é mais uma arma para ajudarmos a comunidade médica a conhecer melhor a doença, e vamos continuar a tentar trazer testes inovadores para apoiar no combate à pandemia”, refere Luís Menezes citado em comunicado.