Pplware

COVID-19: Pastilha elástica experimental pode travar transmissão do vírus

A pandemia está a crescer em vários países da Europa! Tal significa que provavelmente o vírus andará entre nós nos próximos anos e nesse sentido todas as soluções são bem-vindas. A vacinação é atualmente a solução mais eficaz na prevenção da forma grave da doença, mas há outras soluções a chegar ao mercado.

Recentemente foi revelada uma pastilha elástica capaz de travar a transmissão do vírus.


A pastilha tem um sabor tradicional, semelhante às que existem no mercado

A COVID-19 foi o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei.

As várias vacinas que estão no mercado têm ajudado a limitar a doença, mas há novas soluções a chegar.

Uma pastilha elástica experimental que contem uma proteína que “retém” as partículas do coronavírus pode limitar a quantidade de vírus na saliva e ajudar a conter a transmissão quando as pessoas infetadas estão a falar, respirar ou tossir. A investigação pertence a investigadores da Universidade da Pensilvânia em Terapia Molecular.

A pastilha elástica tem, na sua composição, cópias da proteína ACE2 encontrada na superfície das células, que o vírus usa como porta de entrada para invadir as células e infetá-las. Em testes de laboratório, demonstrou-se que com o uso da pastilha elástica a carga viral nas amostras caiu mais de 95%.

A pastilha tem um sabor tradicional, semelhante às que existem no mercado. Além disso, têm uma validade de alguns anos caso seja armazenada em temperaturas “normais”. Os investigadores referem, também, que esta pastilha seria  “particularmente útil em países onde as vacinas ainda não estão disponíveis ou não são acessíveis”.

Reuters

Exit mobile version