Pplware

COVID-19: OMS alerta para riscos de se desconhecer origem

A pandemia por COVID-19 foi declarada a 11 de março de 2020, ou seja há 1015 dias. É verdade que hoje vivemos outros tempos, mas o estado de pandemia mantém-se. Apesar de investigações por todo o mundo, ainda está por saber o principal, afinal onde apareceu este vírus?

A OMS alertou recentemente para riscos de se desconhecer a origem da COVID-19.


COVID-19: capacidade de preparação para futuras pandemias comprometida…

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta quarta-feira que o desconhecimento que ainda subsiste sobre a origem do coronavírus que causa a COVID-19 “compromete a capacidade” de preparação para “futuras pandemias”.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, na videoconferência de imprensa semanal da OMS, a última de 2022 referiu que…

Lacunas na nossa compreensão de como a pandemia começou comprometem a nossa capacidade de prevenir futuras pandemias. [a organização continua] “a pedir à China para que partilhe dados e realize os estudos solicitados

Os peritos da OMS que viajaram no ano passado para a China, onde o coronavírus foi detetado pela primeira vez em 2019, admitiram quatro hipóteses para a origem do SARS-CoV-2: transmissão de um animal às pessoas através de um animal intermediário (hipótese mais provável), transmissão direta através de uma única espécie, contaminação na cadeia alimentar ou acidente laboratorial, refere a Lusa.

Segundo o diretor-geral da OMS, apesar de a COVID-19 ter “diminuído significativamente” em 2022, “ainda há muitas incertezas e lacunas” para “dizer que a pandemia acabou”.

Exit mobile version