Pplware

COVID-19: Áustria torna vacinação “obrigatória” a partir de fevereiro

O mundo atravessa uma fase de esperança face à COVID-19. O número de infetados tem aumentado, mas o número de internamentos e óbitos não têm estado correlacionados. Talvez a Ómicron, por ser uma variante que causa sintomas mais “leves”, ajude a que mais pessoas consigam anticorpos (obviamente que é bom por um lado, mas mau por outro).

De acordo com informações recentes, a Áustria torna vacinação “obrigatória” a partir de fevereiro.


Vacina COVID-19: Infração será punida com coimas entre os 600 e os 3.600 euros

A Áustria vai ser o primeiro país da Europa a tornar a vacinação contra a COVID-19 “obrigatória” para adultos, aplicando multa pesada a quem não o cumpra, comunicou hoje o chanceler austríaco. Durante toda a semana, o tema gerou debates acalorados, quer no Parlamento, quer na sociedade.

A medida divide profundamente a sociedade austríaca, numa altura em que 71,5% da população elegível tem o ciclo de vacinação completo, um número baixo se comparado com o de outros países europeus. No sábado, 27 mil pessoas manifestaram-se contra a medida em Viena, a capital, acusando o governo de desrespeitar as liberdades individuais.

A infração, ou seja, a falta da toma da vacina, será punida com coimas que variam entre os 600 e os 3.600 euros (em caso de reincidência).

A vacinação de menores com mais de 14 anos (obrigatória) foi abandonada e a medida só se aplicará aos adultos, sublinhou o chanceler, mencionando ainda as exceções para as grávidas e todas as pessoas que não podem ser vacinadas por razões médicas.

O projeto de lei deverá ser aprovado na quinta-feira pelo Parlamento, onde conservadores e verdes têm larga maioria e, para esta medida, contam ainda com os líderes dos partidos social-democrata e liberal. Só a extrema-direita é contra.

Exit mobile version